sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

SSAB está com inscrições abertas para o prêmio internacional Swedish Steel Prize 2017

A 18ª edição do Swedish Steel Prize, promovido pela siderúrgica sueca SSAB, é um prêmio internacional que honra a arte de engenharia e inovação com o objetivo de reconhecer e recompensar projetos inovadores e as soluções mais criativas que utilizam aços de alta resistência.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de fevereiro de 2017 e o vencedor será anunciado no mês de maio em uma cerimônia em Estocolmo, na Suécia.

O prêmio sueco pode ser conquistado por qualquer pessoa ou empresa que tenha desenvolvido um método ou produto que utilize todo o potencial do portfólio de produtos oferecidos pela SSAB, tais quais aços de alta resistência, aços resistentes ao desgaste, aços ferramenta, aços de proteção balística ou uma combinação dos mesmos.

Ou seja, podem ser projetos com novo design, produtos mais leves, produção simplificada, aumento de vida útil, melhor desempenho ou efeitos benéficos para o ambiente. Os produtos devem estar dentro do portfólio de produtos da SSAB, porém não necessariamente produzidos por ela.

No último ano, foram inscritos projetos de 28 países. Um dos vencedores do prêmio, há dois anos, foi a empresa bielorrussa Belaz, que construiu o maior caminhão basculante do mundo com a ajuda dos aços de alta resistência.

E não são apenas as grandes empresas e organizações que se inscrevem e são indicadas. Em 2014, o inovador finlandês Timo Penttimies foi indicado pela concepção de um novo, inovador e rentável rolamento de alimentação para colheitadeira florestal.

“Existem, e ainda vão existir, muitas maneiras novas e ainda experimentais de utilizar nossos aços premium. Espero ver a maior quantidade possível desses produtos ou métodos entre os concorrentes. Buscamos soluções inovadoras com estes aços e que realmente ampliem os limites desse material, seja sozinho, combinado com outros materiais ou até mesmo com um toque digital”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e diretora de R & D Estratégico da SSAB.

O vencedor do Swedish Steel Prize será anunciado no Centro de Congressos Waterfront de Estocolmo em 11 de maio de 2017.

O vencedor receberá uma estatueta criada pelo escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro no valor de 100.000 coroas suecas, o qual a SSAB incentiva que seja doado a uma instituição filantrópica da escolha do vencedor.

Para se inscrever e obter mais informações, visite www.steelprize.com.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn