sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

T-Cross Breeze apresenta conceito de design de um novo SUV Volkswagen

Desenvolvido na Alemanha por designers brasileiros – o que mostra a importância da criatividade dos nossos designers no universo Volkswagen –, o T-Cross Breeze apresenta o conceito de design de um novo SUV da marca.

Com desenho dinâmico e de muita atitude o T-Cross Breeze mede 4.133 mm de comprimento, com 2.565 mm de distância entre-eixos, além de ter curtos balanços nas extremidades, o que lhe garante proporções esportivas.

- Publicidade -

Excluindo os espelhos das portas, o carro conceito tem 1.798 mm de largura. Os passageiros do T-Cross Breeze também se sentam consideravelmente altos: a altura total é de exatamente 1.563 mm com a capota fechada.

Assinatura diferenciada – Há relação familiar entre todos os SUVs da marca, com itens claramente diferenciados entre eles.

Tomando a dianteira como exemplo, o T-Cross Breeze se caracteriza por uma grade do radiador marcantemente larga e pelos faróis estreitos. Esses detalhes formam a nova e característica cara desse SUV compacto.

- Publicidade -

A assinatura diferenciada das luzes de condução diurna em LED com arcos luminosos sob os faróis, assim como grandes anéis de LEDs ao redor dos faróis de neblina, ressalta o design independente desse SUV compacto.

O perfil lateral também é bem diferenciado. Um marcante exemplo da independência de cada uma das novas séries de SUVs é a linha de caráter dupla.

Sua borda inferior não corre parelha em volta do carro, mas se eleva sobre a roda traseira, resultando numa lateral totalmente nova. Outro item que caracteriza o perfil lateral são as rodas de 19 polegadas com design espiral, individualizado na área do cubo por coloridas presilhas em forma de estrela.

- Publicidade -

A traseira do SUV conversível é dominada pela tampa do porta-malas extremamente larga, com lanternas traseiras de LED integradas. O porta-malas tem acesso muito fácil e volume de aproximadamente 300 litros.

Sem botões no futuro  – A Volkswagen já implantou um conceito operacional praticamente sem botões a bordo do T-Cross Breeze.

Com exceção da haste de controle, interruptores de abertura das janelas e dos botões para abrir e fechar a capota, todos os controles do T-Cross Breeze são executados por meio de superfícies sensíveis ao toque ou por soluções “by wire” totalmente novas.

O controle por gestos também é parte integral da interface operacional. A nova interface homem-máquina (HMI), com seus displays acoplados, se destaca do painel num estilo semelhante ao do BUDD-e. Esta é a cabine do futuro.

A HMI interativa permite uma ideia de como irá parecer a nova geração de veículos da Volkswagen. Ela consiste de duas telas fisicamente separadas que se fundem oticamente numa única grande superfície: o Active Info Display, como um instrumento livremente programável, à frente do motorista, e a Head Unit (unidade principal), que serve de tela para o sistema de infotainment no console central.

As duas telas formam uma única entidade funcional.

Digitalização e suas novas possibilidades – A digitalização dos instrumentos está abrindo um novo espectro de possibilidades gráficas e interativas. A Volkswagen mostra como o Active Info Display, que já é usado no Passat pode evoluir a bordo do T-Cross Breeze.

A linguagem de design e a cor do interior criam uma ligação com o expressivo exterior do carro. O painel e as áreas externas do console central são pintadas na cor “Summer Green Soft”, com efeito especial. Em contraste estão as áreas escuras na cabine.

O acabamento também é em “Deep Teal”, como no exterior. Ambas as cores também estão presentes no volante. Elementos como os apoios de braços e maçanetas das portas, a parte posterior do console central flutuante e os encostos dos bancos tem um leve tom “Cerâmica”.

A Volkswagen também está inovando no setor automotivo com os materiais utilizados: como nos calçados esportivos de alta tecnologia, partes dos bancos são conformadas e coloridas (em Deep Teal) e “tricotadas” em 3D, criando as coberturas das superfícies internas dos apoios laterais numa única peça composta de vários materiais, tais como fibras híbridas especiais de poliamida que são extremamente resistentes à deformação, duráveis e resistentes à abrasão. Esse método pode ser usado para criar qualquer forma.

No T-Cross Breeze, por exemplo, ele também foi usado para fazer os bolsões traseiros dos bancos da frente.

Prazer ao dirigir – e sustentável – O T-Cross Breeze é equipado com motor 1.0 TSI, para oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e de recuperação de energia.

O motor 1.0 TSI tem potência de 110 cv (81 kW) desenvolve torque máximo de 17,8 kgfm (175 Nm) a partir de apenas 1.500 rpm. A tração é dianteira, com câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem.

O SUV conversível, pesando apenas 1.250 kg, precisa de apenas 10,3 segundos para atingir 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 188 km/h. Da mesma forma, os números de autonomia são igualmente impressionantes: 20 km/l.

Seleção do perfil de condução – O T-Cross Breeze traz um seletor de perfil da condução que “antevê” o terreno à frente. Essa função de assistência está intimamente ligada ao sistema de navegação, à câmera dianteira e vários outros sistemas do carro que permitem o registro de parâmetros como a topografia do caminho, por exemplo.

Quando a função Auto do seletor de condução está acionada, os sistemas reagem automaticamente e podem mudar as características de funcionamento do motor, amortecedores ou da direção, dependendo da situação.

O modelo também tem, por meio do Active Info Display – como um item adicional para off road –, uma configuração gráfica que é ligada diretamente ao seletor de perfil de condução.

Utilizando a ampla gama de sensores a bordo e avaliando dados geográficos, o carro consegue reconhecer quando não tem mais asfalto sob as rodas e está andando fora de estrada, quando o seletor de perfil de condução é usado no modo Auto.

Quando isso acontece, a HMI ativa um novo modo off road e as mensagens “terreno identificado” e “modo off-road ativado” são mostradas na tela do motorista.

Simultaneamente, todos os displays interativos mostram ao motorista onde o carro pode rodar com segurança.

Um mapa topográfico dos arredores do carro aparece no centro da tela e um diagrama estilizado do chassi (pneus e amortecedores) também é exibido. Áreas que devem ser evitadas são destacadas separadamente.

Sistema de som premium – O T-Cross Breeze é equipado com um sistema de som da BeatsAudio, que inclui um subwoofer integrado ao console central, entre o motorista e o passageiro da frente.

O amplificador de 300 W e 8 canais do sistema de som possui um processador de som digital (DSP). Alto-falantes de alta qualidade distribuídos ao redor do interior geram um som cristalino, enquanto uma perfuração especial salienta visualmente o sistema BeatsAudio.

O sistema de som é compatível com App-Connect, significando que os sistemas CarPlay (Apple), Android Auto (Google) ou MirrorLink podem ser usados.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn