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GM e Honda criam primeira operação conjunta de fabricação de células de combustível em Michigan

A General Motors Co. (NYSE: GM) e Honda (NYSE: HMC) anunciam hoje o estabelecimento da primeira joint venture da indústria automotiva para produzir um avançado sistema de células de combustível hidrogênio que será usado em futuros produtos de cada empresa.

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Denominada “Manufatura de Sistema de Células de Combustível, LLC” (Fuel Cell System Manufacturing, LLC), a nova empresa irá operar dentro da fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan. A produção em massa dos sistemas de células de combustível está prevista para começar em torno de 2020 e criará 100 novos empregos. As duas empresas dividirão o valor total dos investimentos, que somam US$ 85 milhões.

Honda e GM têm trabalhado em conjunto através de um acordo de colaboração anunciado em julho de 2013. O acordo estabeleceu o desenvolvimento conjunto da próxima geração de sistemas de células de combustível e de tecnologias de armazenamento de hidrogênio.

As empresas integraram as equipes de desenvolvimento e compartilharam suas propriedades intelectuais de células de combustível de hidrogênio, para criarem uma solução comercial mais acessível para os sistemas de células de combustível e de armazenamento de hidrogênio.

“Nos últimos três anos, engenheiros da Honda e da GM têm trabalhado como uma equipe onde cada empresa dividiu o know-how de sua especialização para criar a próxima geração de sistema de células de combustível compacto e de baixo custo”, disse Toshiaki Mikoshiba, chefe operacional da região norte-americana para a Honda Motor Co., Ltd. e presidente da Honda América do Norte, Inc.

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“A base desse excelente trabalho em equipe agora nos levará ao estágio de produção em massa de um sistema de células de combustível que irá ajudar cada empresa a criar no futuro um novo valor para os nossos clientes em veículos movidos a células de combustível”.

A “Fuel Cell Manufacturing System (FCSM)” joint venture será operada por um conselho de administração composto por três executivos de cada empresa, que incluirá um presidente rotativo de cada empresa.

A GM e a Honda são líderes em tecnologia de células de combustível sendo reconhecidas com mais de 2.220 patentes de acordo com o Clean Energy Patent Growth Index. A GM e Honda aparecem no ranking como número 1 e número 3, respectivamente, em número de patentes de células de combustível registradas entre 2002 a 2015.

“A união entre dois líderes em inovação na tecnologia das células de combustível é um importante desenvolvimento no sentido de levar as células de combustível para as aplicações dominantes de propulsão”, disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Global de Produto, Compras e Cadeia de Suprimentos da GM.

“A eventual implantação da tecnologia em veículos de passageiros irá criar opções de transporte mais diferenciadas e ambientalmente amigáveis para os consumidores.”

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A tecnologia de células de combustível endereça muitos dos principais desafios enfrentados pelos automóveis hoje – dependência de petróleo, emissões, eficiência, autonomia e tempo de reabastecimento.

Veículos movidos a células de combustível podem operar com hidrogênio vindo de fontes renováveis, como eólica e biomassa. A única emissão que sai de veículos a células de combustível é vapor de água.

Além de avançar no desempenho do sistema de células de combustível, a GM e a Honda estão trabalhando juntas para reduzir o custo de desenvolvimento e de produção através de economias de escala e de fornecimento comum.

As duas companhias continuam a trabalhar com os governos e com outras partes interessadas para avançarem na infraestrutura de reabastecimento, que é crítica para a viabilidade a longo prazo e aceitação do consumidor de veículos de células de combustível.

Atualmente a GM está demonstrando a capacidade das células de combustível através de uma gama de aplicações em terra, mar e ar. A empresa acumulou milhões de quilômetros no mundo na condução de veículos de células de combustível em condições reais.

“Com o sistema de células de combustível de última geração, a GM e a Honda estão dando um importante passo em direção a custos menores e produção de maiores volumes de sistemas de células de combustível. Metais raros já foram drasticamente reduzidos e uma equipe totalmente multifuncional está desenvolvendo processos de fabricação e desenho avançados”, disse Charlie Freese, diretor-executivo da GM na “Fuel Cell Manufacturing System”. “O resultado é um sistema com menor custo que tem uma fração do tamanho e da massa”.

A Honda começou a entregar seu novo veículo de células de combustível, Clarity, para clientes nos Estados Unidos em dezembro de 2016, em sequência ao lançamento feito na primavera de 2016 no Japão.

O sistema de células de combustível do Clarity recebeu a melhor classificação da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) entre os veículos elétricos sem motor de combustão com autonomia de 589 quilômetros e uma economia média de combustível de 109 quilômetros por litro do equivalente a gasolina.

“A experiência da Honda nos levou à criação do sistema de células de combustível do Clarity de primeira geração, uma experiência valiosa que estamos aproveitando para alavancar o desenvolvimento em conjunto com a GM da próxima geração de sistema de células de combustível”, disse Takashi Sekiguchi, diretor administrativo e COO de Operações de automóvel, Honda Motor Co., Ltd.

“Nossa colaboração é uma oportunidade de usar ainda mais os pontos fortes de cada empresa para popularizar veículos de células de combustível o mais rápido possível”.

A GM e a Honda colaboraram em conjunto com o fornecimento para sistemas de propulsão em 1999, quando a Honda fabricou 50 mil motores V6 para o Chevrolet Saturn VUE e a Honda recebeu motores a diesel da Isuzu, afiliada da GM, para a utilização na Europa.

 

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