A Hyundai termina 2016 com a venda de 197.579 automóveis no mercado nacional, resultado que lhe garante a quarta colocação entre as maiores montadoras no País, modificando pela primeira vez em 40 anos a composição das chamadas “Big 4”, grupo que reunia, desde 1976, as mesmas quatro empresas.
No comparativo com o ano passado, a queda nas vendas da Hyundai foi bem menor que aquela verificada no mercado total, de -3,5% frente a -20%, respectivamente. Esse desempenho conferiu à marca sul-coreana crescimento de participação no mercado, passando de 8% em 2015 para 10% em 2016.
A família de veículos compactos HB20, fabricada em Piracicaba (SP), respondeu por 85% do volume comercializado pela Hyundai no Brasil, totalizando 167.647 unidades. No consolidado do ano, o desempenho das vendas do HB20 é superior a 2015, com crescimento de 2,5%. O modelo hatch, com 109.499 unidades, foi o segundo mais vendido no País em 2016.
“O desempenho do HB20 foi determinante para que a Hyundai tivesse uma queda bem menor que a média do mercado e, com isso, conquistasse a quarta posição em vendas no ano. Pela primeira vez desde 1976, temos uma marca diferente entre as quatro grandes do setor automotivo nacional”, comenta William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Pela primeira vez em 40 anos, uma nova marca figura entre as chamadas “Big 4” do mercado nacional;
Participação da Hyundai nas vendas totais subiu de 8% em 2015 para 10% em 2016;
Compacto HB20 foi responsável por 85% do volume comercializado pela montadora sul-coreana no ano, consolidando-se como o segundo modelo mais vendido do país.[/box]
Segundo ele, quatro fatores foram fundamentais para alavancar as vendas do HB20 ao longo de 2016, mesmo frente à crise econômica, levando à quarta colocação em vendas:
1) A renovação da linha HB20, ocorrida ao final de 2015, apenas três anos após seu lançamento, encurtou o ciclo de vida habitual do mercado brasileiro, mantendo o HB20 altamente desejado;
2) A exclusiva garantia de cinco anos fez com que o valor de revenda do HB20 fosse bem preservado, facilitando a proprietários de HB20 seminovos a troca por modelos da nova geração no decorrer de 2016;
3) As ações e os investimentos aplicados na rede de concessionárias desde 2012, com foco direto na melhoria do atendimento aos clientes, posicionaram a Hyundai em 2016 entre as marcas melhor avaliadas do País em Pós-Vendas e Assistência Técnica;
4) Por último, a manutenção da operação da fábrica em Piracicaba em três turnos, sem paradas ou demissões, abasteceu o mercado com volume suficiente para responder rapidamente à demanda, motivada por ações como Séries Especiais do HB20 e ampliação das condições de financiamento para atender todos os perfis de cliente.
“A Hyundai reduziu cerca de 10% a produção do HB20 para equilibrar melhor a relação com a demanda do mercado, mas mantivemos os volumes ainda próximos da nossa capacidade máxima, operando em cerca de 90%. Com isso, não nos acomodamos frente aos desafios da crise econômica e, junto com a rede de concessionários, buscamos todas as oportunidades de negócio”, acrescenta Lee.