quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

ZF e NVIDIA anunciam Sistema de Inteligência Artificial para automóveis autônomos, caminhões e aplicações industriais

A ZF, um dos maiores fornecedores automotivos do mundo e líder global em tecnologia de segurança ativa e passiva, anunciou que está trabalhando com a NVIDIA para desenvolver sistemas de inteligência artificial (IA) para a indústria de transportes, incluindo sistemas de direção automatizadas e autônomas para veículos de passageiros, caminhões e aplicações industriais.

- Publicidade -

O ZF ProAI para condução automatizada em rodovias é o primeiro sistema da empresa desenvolvido com a tecnologia da NVIDIA para IA.

Ele capacitará os veículos a entender seu ambiente, utilizando a compreensão profunda para processar dados de sensores e câmeras.

Adicionalmente, as empresas estão desenvolvendo soluções para a condução automatizada altamente avançada, onde os sistemas controlam o veículo com níveis de autonomia mais elevados.

As atuais unidades de controle eletrônico dos automóveis consistem em vários processadores, cada um deles controlando um sistema ou uma função específica.

- Publicidade -

No entanto, sua potência computacional não é suficiente para a condução autônoma.

“Com o NVIDIA, estamos colocando a potência de supercomputação necessária para a inteligência artificial nos automóveis e nos veículos comerciais”, explica o CEO da ZF Dr. Stefan Sommer.

“A ZF capacita os veículos a ver, pensar e agir. A plataforma de IA da NVIDIA nos permite dar um grande salto, em se tratando de capacitar os veículos – sejam eles automóveis, caminhões ou empilhadeiras – a pensar”.

O ZF ProAI usará a plataforma de computação escalável NVIDIA DRIVE PX 2 AI para processar os inputs de múltiplas câmeras, mais a tecnologia LIDAR, radar e sensores ultrassônicos.

A tecnologia será capaz de entender em tempo real o que está acontecendo ao redor de um veículo, localizar-se precisamente em um mapa de HD e planejar um trajeto seguro para avançar.

- Publicidade -

A solução atenderá às normas de grau automotivo para funcionar quando for exposto a temperaturas, umidade e poeira extremas. A produção em série está planejada a partir de 2018.

“O transporte é uma indústria enorme que a IA pode transformar”, afirma Rob Csongor, vice-presidente e gerente geral automotivo na NVIDIA.

“Com a tecnologia de condução autônoma da NVIDIA e a poderosa posição da ZF em matéria de transporte, a auto condução através da IA poderá ser habilitada em qualquer veículo, desde os automóveis de passageiros até os veículos comerciais do mundo todo”, conclui.

A IA oferece enormes possibilidades – A capacidade da supercomputação e a compreensão profunda aceleram significativamente o desenvolvimento dos automóveis autônomos.

A plataforma NVIDIA DRIVE PX 2 AI proporciona a potência de computação necessária para entender exatamente uma visão de 360 graus ao redor de um veículo e planejar a ação adequada.

A ZF oferece o ZF ProAI como um sistema veicular capaz de receber atualizações à distância para acrescentar novos recursos e novas capacidades ao longo da vida útil do veículo.

Ele também foi configurado para aplicações V2X, podendo assim se comunicar com outros veículos e a infraestrutura ao redor. Além disso, a capacidade de aprender e se interconectar do ZF ProAI pode tornar toda uma frota mais segura e eficiente por meio da “Inteligência de Coletiva”.

“Encaramos a plataforma da NVIDIA como aprendizado profundo para a base do nosso futuro software compatível com a IA, bem como para torná-la disponível para terceiros”, explica Torsten Gollewski, Head de Engenharia Avançada na ZF.

“Adicionalmente aos automóveis autônomos, percebemos muitas oportunidades de levar essa tecnologia para os veículos comerciais e outras aplicações industriais. O software capaz de IA e a compreensão profunda prevalecerão em muitos ramos de IA nos próximos anos”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança