sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ford apresenta o Fiesta ST de nova geração com motor EcoBoost 1.5 de 200 cv

A Ford exibiu hoje pela primeira vez na Europa o Fiesta ST de nova geração, que estreia no mês que vem no Salão de Genebra. O hatch esportivo com novo motor EcoBoost 1.5 de três cilindros tem 200 cv e uma aceleração estimada de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos – veja o vídeo.

O Fiesta ST de terceira geração será o primeiro modelo da Ford Performance com motor de três cilindros e também o primeiro Fiesta ST com modos de direção selecionáveis: Normal, Sport e Track (pista), otimizando os controles do motor, direção e estabilidade para cada condição de rodagem.

- Publicidade -

Os modos de direção variam também o som do escapamento, que conta com válvula de controle ativo e a tecnologia “Electronic Sound Enhancement”. sistema amplifica o som naturalmente esportivo do novo motor EcoBoost, que também é o primeiro três cilindros da indústria com sistema de desativação de cilindros para reduzir ainda mais as emissões.

Com lançamento programado para o início de 2018 nas versões de três e cinco portas, o novo Fiesta ST terá também uma grande variedade de acabamentos e personalização, incluindo uma grade exclusiva, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos Recaro, sistema multimídia SYNC 3 e som de alta qualidade B&O Play.

“O novo Fiesta ST oferece uma combinação sem precedentes de desempenho e economia de combustível para entregar uma experiência de condução ainda mais versátil, divertida, envolvente e gratificante”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.

- Publicidade -

Novo motor EcoBoost 1.5 – Como os demais motores da família, o novo EcoBoost 1.5 combina turbocompressor, injeção de combustível em alta pressão e duplo comando independente e variável de válvulas para aumentar o desempenho e a economia de combustível.

A arquitetura de três cilindros oferece naturalmente um alto torque em baixas rotações. Um novo turbocompressor, com turbina de design otimizado, aumenta o desempenho com pressão mais rápida e redução do atraso (lag).

A nova tecnologia de desativação de cilindros da Ford – introduzida pela primeira vez em um motor de três cilindros no motor EcoBoost 1.0 – vai melhorar ainda mais a economia de combustível do Fiesta ST, sem afetar o desempenho.

- Publicidade -

Ela interrompe automaticamente a entrada de combustível e a operação das válvulas de um dos cilindros do motor quando a capacidade máxima não é necessária.

Ela pode desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos.

Novos modos de direção – Os modos de direção selecionáveis ​​dão grande versatilidade ao novo Fiesta ST.

No modo Normal, o mapeamento do motor, o controle de tração, o controle eletrônico de estabilidade, o som do escapamento e a direção elétrica são configurados para uma resposta natural e conectada.

No modo Sport, o mapeamento do motor e a resposta do acelerador são aprimorados e a direção é ajustada para um controle mais rápido. A válvula de controle de ruído ativa é aberta para um som de escape mais esportivo.

No modo Track, todas as características dinâmicas do veículo são ajustadas para uma aceleração mais rápida, o controle de tração é desativado e o controle de estabilidade permite um deslizamento maior para circuitos travados.

O chassi tunado pela Ford Performance contará também com uma tecnologia aperfeiçoada de controle de torque vetorial, que reduz o subesterço aplicando o freio à roda dianteira interna em curvas.

O controle de estabilidade permitirá ao motorista escolher três modos de atuação: intervenção completa; modo de deslizamento amplo com intervenção limitada; e desativação total.

A Ford Performance serve como laboratório global de inovação para o desenvolvimento de tecnologias de aerodinâmica, redução de peso, eletrônica, desempenho e economia de combustível que depois podem ser aplicadas no portfólio de produtos da Ford.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn