O Fujitsu Laboratories – centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu – e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fujitsu anunciam a criação de uma tecnologia que utiliza processamento de imagem e aprendizado de máquina para analisar as imagens de câmeras de vigilância de tráfego.
A novidade possui alta precisão e realiza análises em tempo real para reconhecer congestionamentos, acidentes e violações de trânsito.
A análise feita pela inovação da Fujitsu é possível devido à combinação de duas tecnologias.
A primeira verifica as imagens das câmeras de vigilância instaladas em rodovias e ruas, agrupando automaticamente características que podem reconhecer erros, como mudanças na iluminação e fatores ambientais.
Dessa forma, é possível realizar a aprendizagem eficiente da máquina e aumentar a precisão do reconhecimento. Já a segunda tecnologia analisa objetos em movimento, como veículos e pessoas.
Além disso, ela identifica de forma eficiente incidentes complexos como acidentes e assim minimiza simultaneamente as demandas computacionais.
Em testes de campo realizados em colaboração com o Instituto de Pesquisa de Automóveis de Suzhou da Universidade de Tsingha (TSARI), foi possível verificar, com uma precisão entre 90 a 95%, 11 tipos de incidentes como acidentes e violações de trânsito.
Mesmo quando utilizada com câmeras que não possuem recursos avançados de correção de imagem, a novidade da Fujitsu pode fornecer um sistema de monitoramento altamente preciso e com baixo custo.
Nesse sentindo, é possível avaliar automaticamente as condições do trânsito, aplicar controles de fluxo de tráfego e realizar uma análise para reduzir o congestionamento.
Sendo assim, é possível executar uma ação rápida em resposta a acidentes e violações de trânsito.
A Fujitsu está trabalhando para aumentar a precisão e o reconhecimento das ocorrências e planeja continuar os testes de campo em conjunto com a TSARI.
Adicionalmente, pretende implementar o serviço na China em abril de 2017, ao associar a novidade à solução inteligenteSpatiowl, serviço em cloud da Fujitsu que utiliza informações de localização.
Dessa forma, será possível reconhecer incidentes que ocorrerem em uma ampla área em tempo real. Com isso, o próximo passo da Fujitsu será ampliar a oferta da tecnologia para outras regiões, incluindo o Japão.