A Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2017, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
A empresa conquistou cinco categorias no estudo, que avalia o custo de reparo dos veículos de dez segmentos vendidos no Brasil após uma colisão de baixa velocidade.
Representantes do Cesvi estiveram na fábrica da Volkswagen na Anchieta (São Bernardo do Campo), para entregarem os cinco troféus.
O up! obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10, a mesma do cross up!.
A Saveiro foi a campeã em duas categorias: picape compacta de cabine simples e picape compacta de cabine dupla. O SpaceFox venceu no segmento de station wagon compacta.
“Essas premiações são resultado de um trabalho em equipe e reforça o compromisso da Volkswagen de garantir a satisfação dos clientes, oferecendo produtos com qualidade, segurança e tecnologia”, afirma o supervisor de Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil Paulo Morassi.
“Ao conquistar cinco categorias, a Volkswagen reforça o compromisso de ofertar cada vez mais veículos com excelente relação custo-benefício e valores reduzidos de reparo”, afirma o gerente de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil Wagner Carrieri.
Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O up! mantém, dessa forma, o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base janeiro de 2017).
O cross up! também obteve classificação 10, sendo o primeiro entre os hatches compactos off road.
Car Group – Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.
São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.