terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ford zera o envio de resíduos a aterros sanitários em todas as fábricas de veículos no brasil

A Ford atingiu mais uma importante meta ambiental em abril, zerando o envio de resíduos para aterros sanitários em todas as suas fábricas de veículos no Brasil.

Além do aumento progressivo da coleta seletiva, com a separação e destinação correta de cada tipo de resíduo nas unidades fabris, várias outras ações contribuíram para esse resultado, como a reciclagem, coprocessamento, compostagem e incineração de diferentes materiais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Zerar o envio de resíduos para aterro é uma conquista que faz parte do compromisso da Ford de investir em práticas sustentáveis e reduzir a sua pegada ambiental. É resultado de um intenso trabalho desenvolvido em todas as fábricas e que envolveu a participação de todas as áreas da empresa”, diz Edmir Mesz, supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.

“Com essa etapa consolidada, vamos continuar buscando reduzir a quantidade total de resíduos proveniente dos processos produtivos.”

O Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, se juntou este mês às unidades da empresa em Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, que já haviam atingido o status de instalações com zero resíduo para aterro sanitário no ano passado.

- Publicidade -

Esse processo se intensificou na fábrica da Bahia em 2011, quando foi iniciada a compostagem externa de lixo orgânico.

O volume de resíduos que a planta enviava para aterro correspondia então a 11,26 kg por veículo produzido, o qual foi sendo reduzido ano a ano.

A unidade ampliou a busca de oportunidades de reciclagem, que passou a incluir, em 2013, materiais como tecido, espuma, papel toalha, papéis gerados na linha de produção, reatores de iluminação e correias industriais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A análise qualitativa e quantitativa dos resíduos industriais contribuiu para o avanço desse trabalho e, em 2015, entre outras ações, foi implementado o primeiro estágio de coprocessamento de copos plásticos.

No ano passado foram adotados novos coletores de lixo comum e industrial, junto com a revisão da rota de coleta do lixo e catalogação dos resíduos descartados, aumentando a lista de materiais que poderiam ser reciclados.

Teve início também a reciclagem de mantas de polietileno e toalhas de papel.

Finalmente, houve um ajuste no processo do restaurante para reduzir o lixo comum, como embalagens plásticas, por exemplo.

Todas as etapas foram acompanhadas de uma intensa campanha de comunicação para conscientização dos empregados e mudança cultural para melhorar a separação e garantir a destinação correta dos materiais.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil