terça-feira, 20 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Honda Civic Type R 2017 estabelece novo recorde de veículos de tração dianteira em Nürburgring

Após ter sua versão de produção revelada durante o Salão de Genebra de 2017, o novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de volta para carros de tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

No dia três de abril de 2017, um modelo de pré-produção completou uma volta no famoso traçado  em 7 minutos e 43,8 segundos.

- Publicidade -

O tempo de volta foi alcançado durante as etapas finais de testes do modelo, em pista seca, em um ambiente que aperfeiçoou o desempenho de pneus e do conjunto motriz.

O novo tempo representa uma melhoria de cerca de sete segundos, se comparado com o modelo anterior.

O novo Civic Type R é parte do programa de desenvolvimento da décima geração do Civic – a maior na história da Honda – e foi projetada para entregar a melhor experiência de condução no segmento de hot hatches, tanto na estrada como em pistas de corrida.

- Publicidade -

Vários fatores contribuíram para o recorde do novo Civic Type R em Nordschleife. Como base, o aprimorado e refinado motor 2.0 VTEC TURBO, que produz 320 cv e 400 Nm de torque.

Novas relações de marcha, mais curtas na transmissão manual de seis velocidades, melhoram a aceleração, enquanto o novo pacote aerodinâmico entrega estabilidade em alta velocidade, com o melhor equilíbrio da categoria entre sustentação e aderência.

A carroceria de alta resistência do novo Civic Type R é 16 kg mais leve que a do modelo anterior, com rigidez torcional 38% superior, que proporciona benefícios significativos na resposta de direção e na estabilidade em curvas.

- Publicidade -

A nova suspensão traseira de multibraços aprimorou a estabilidade em frenagens e reduziu a rolagem total do carro, permitindo frenagens mais próximas das curvas, e o alcance de velocidades altas nestas condições durante a volta.

Ryuichi Kijima, engenheiro chefe de chassi do Honda Civic Type R, explica onde o novo modelo teve as mudanças mais significativas em Nürburgring se comparado com a geração anterior.

“A velocidade em curvas alcançada com o novo Type R é superior, pelo fato do carro ter bitolas e pneus mais largos e um entre-eixos maior, além da nova suspensão traseira por multibraços, que melhora a estabilidade”, explica Kijima-san.

“Por exemplo, os pilotos normalmente entram na curva após a Metzgesfeld em velocidades de cerca de 150 km/h. Mesmo nesta curva de média velocidade, o Type R consegue estar cerca de 10 km/h mais rápido, graças à sua excelente estabilidade. Com o desempenho em curvas aprimorado, nós podemos aumentar a velocidade média na volta, fazendo com que o novo Type R alcance tempos mais rápidos.”

O carro de desenvolvimento usado durante o tempo de volta representa tecnicamente a especificação de produção. Um santoantônio flutuante foi instalado por razões de segurança, mas sua presença não proporciona nenhum tipo de rigidez torcional adicional para a carroceria.

O peso extra da gaiola foi compensada com a remoção temporária do sistema de entretenimento e dos bancos traseiros. O carro está usando pneus radiais homologados para rua com enfoque em pista.

A produção do novo Civic Type R irá começar no início do segundo semestre no Reino Unido, em Swindon – o polo global de fabricação da décima geração do Civic hatchback.

O Civic Type R será exportado para toda Europa, e outros mercados ao redor do mundo, incluindo Japão e Estados Unidos. A chegada na América do Norte marca a primeira vez em que, oficialmente, um Honda Type R é vendido nos EUA.

O vídeo da volta recorde pode ser visto aqui.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008