O Brasil é um dos dez países do mundo que mais acessam a internet. Um dos reflexos desse hábito é o constante crescimento das vendas on-line dos mais variados itens, de roupas a eletrodomésticos, de eletrônicos a serviços, e é claro que os veículos não ficariam de fora dessa lista.
Um recente estudo divulgado pelo site de buscas Apontador mostrou que a intenção de compra do brasileiro quando o assunto é automóvel cresceu quase 40% entre fevereiro e março deste ano. Os dados foram retirados do próprio site, conforme as buscas feitas pelos internautas.
Como escolher seu carro pela internet
Para quem prefere adquirir um veículo usado, existem algumas dicas essenciais a serem seguidas antes de fechar a compra do carro, seja por meio de plataformas de busca, seja com negociações que se iniciam pela web e são finalizadas direto com o vendedor.
Quando encontrar algo que corresponda ao seu interesse, sempre busque referências, checando as redes sociais do vendedor, fóruns da internet e verificando a reputação dele em outros sites de compra/venda. Caso consiga, também cheque a procedência do carro. É importante reunir o máximo de informações prévias antes de dar o próximo passo.
Sempre peça fotos e informações do veículo. Caso o vendedor ou a loja não contem com muitas imagens do veículo, desconfie. Essa é uma negociação que envolve valores altos, então os vendedores realmente idôneos sabem que precisam transmitir confiança ao comprador, fornecendo a ele o maior número possível de dados.
Preços muito abaixo da tabela ou descontos e benefícios excessivamente atrativos podem indicar que o veículo possui origem duvidosa, portanto muito cuidado!
Se a sua preferência é por veículos novos, já existem montadoras que permitem um processo de compra quase que totalmente online, com apenas a retirada presencial. A francesa Citröen disponibiliza alguns modelos – como o C3 e o Novo Aircross – com a possibilidade da adição de opcionais, personalização de cor e pacote de serviços.
Seja qual for sua opção, sempre tenha especial atenção às contas, avaliando como a nova compra terá impacto no seu orçamento mensal.