quinta-feira, 31 outubro , 2024
28 C
Recife

Novo nível de liberdade: Audi R8 Spyder V10 plus

O Audi R8 Spyder V10 plus da Audi Sport é o modelo conversível de produção de série mais rápido da marca.

Seu inconfundível motor central V10 de 610 cv oferece um desempenho intenso e alimenta a tração quattro integral permanente.

- Publicidade -

O modo desempenho, os assentos do R8 e muitos componentes feitos de polímero reforçado com fibra de carbono são itens de série e distinguem este carro esportivo de alto desempenho, com o seu exclusivo acabamento em pintura verdemicrommata, conferindo-lhe um visual ainda mais inovador.

“O Audi R8 Spyder V10 plus completa a linha do modelo R8”, disse Stephan Winkelmann, Diretor-Gerente da Audi Sport.

“O Spyder agora também está disponível como uma versão topo de linha de 610 cv, além do coupé. Ele aproveita os nossos muitos anos de experiência em automobilismo e combina uma dinâmica de tirar o fôlego com a emoção de um carro esporte conversível”, completa.

- Publicidade -

Motor de produção de série mais potente da Audi: o V10 central de 610 cv – Com um giro incrivelmente alto de até 8.700 rpm, capacidade de resposta instantânea e um impressionante e volumoso som, o motor central V10 do novo R8 Spyder Plus é um objeto de desejo.

Com 610 cv e torque máximo de 560 Nm a 6.500 rotações por minuto, é o motor de produção de série mais potente da marca.

Em comparação com o do Audi R8 Spyder V10, o motor aspirado de 5.2 FSI, com uma alta taxa de compressão (12,7:1) da versão plus, ele possui uma potência 70 cv maior.

- Publicidade -

Como resultado, o modelo topo de linha chega a 100 km/h em 3,3 segundos – 0,3 segundos mais rápido – e atinge uma velocidade máxima de 328 km/h, em um aumento de 10 km/h. Cada cv só tem que movimentar 2.78 quilos.

Estabilidade e dinâmica: a transmissão quattro – Na parte de trás do V10 está um câmbio S tronic de sete marchas de ação ultrarrápida.

A transmissão esportiva de dupla embreagem e relação curta enviam a potência para o sistema de transmissão quattro no eixo dianteiro por meio de um eixo cardã.

Seu componente principal é uma embreagem multidisco ativada eletro-hidraulicamente e resfriada a água para desempenho máximo.

Dependendo da situação de condução, a distribuição do torque do acionamento pela embreagem é completamente variável e, em casos extremos, envia até 100% a um dos eixos.

Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro proporciona uma tração confiável e dinâmica máxima.

O gerenciamento da embreagem está integrado ao sistema dinâmico de seleção de condução da Audi, que oferece ao motorista uma escolha entre os modos conforto, automático, dinâmico e individual.

O modo desempenho de série inclui os programas de piso seco, molhado e com neve.

Eles adaptam as características do sistema de transmissão e da suspensão ao coeficiente de atrito da estrada.

O carro de corrida como modelo: a suspensão – Todas as quatro rodas do Audi R8 Spyder V10 plus são acionadas por meio de uma suspensão de duplos braços de alumínio – esta solução demonstra a proximidade do modelo ao automobilismo.

A configuração é firme e a direção hidráulica eletromecânica oferece a combinação específica ideal de precisão, comando e comportamento confiável em alta velocidade de um carro esportivo.

A direção dinâmica com relação variável está disponível como equipamento opcional.

Ela aumenta a capacidade de resposta do carro em todas as velocidades, proporcionando características de curvas de alto desempenho e um comportamento de direção rápida.

Ela compensa por meio de pequenos impulsos no limite das curvas para melhorar ainda mais a estabilidade.

A Audi monta um mix de pneus nas rodas de alumínio forjadas de 19 polegadas de série – 245/35 na frente, 295/35 na traseira.

Os grandes discos de freio – diâmetro de 380 milímetros na frente e 356 milímetros na traseira – são fabricados de um compósito de cerâmica e fibra de carbono extremamente durável, resistente à temperatura e leve.

Faróis laser, componentes de carbono e capota de tecido: o design –

O elemento mais distintivo da frente do R8 Spyder V10 plus é a ampla e plana grade de largura constante com sua malha cintilante, estrutura cromada e o emblema Audi Sport.

Abaixo dela está um spoiler de carbono de baixo nível, que dirige o ar ao redor das grandes rodas.

Os faróis Audi LED a laser proporcionam uma ampla visão noturna.

Estes possuem distintivos divisores azuis iluminados, anodizados, bem como setas direcionais dinâmicas.

As lâminas laterais, a tampa do compartimento da capota conversível e os spoilers traseiros fixos são construídos em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP).

Estes, bem como a clássica capota em tecido, são as características distintivas do modelo conversível.

Duas aletas que correm até a traseira reforçam a capota.

Uma unidade eletro-hidráulica leva 20 segundos para abrir ou fechar a capota de 44 quilos, mesmo quando dirigindo a velocidades de até 50 km/h.

Os microfones no cinto de segurança de série melhoram a qualidade da voz.

Com dois alto-falantes nos encostos de cabeça em cada assento, o sistema de som Bang & Olufsen oferece uma excelente experiência de áudio – mesmo quando a capota está abaixada.

Na parte traseira, os grandes e brilhantes tubos de escapamento trapezoidais pretos flanqueiam a abertura do largo difusor, outro componente feito de CFRP.

Sua sucção mantém literalmente o Audi R8 Spyder V10 Plus firmemente no chão – com cerca de 100 Kg de carga aerodinâmica sendo colocada no eixo traseiro em altas velocidades.

Carroceria leve: o Audi Space Frame – O Audi Space Frame multimaterial forma a forte espinha dorsal do R8 Spyder V10 plus.

Ele combina componentes de alumínio com de polímero estruturalmente integrado com fibra de carbono.

Este é um fator decisivo para o baixo peso desse carro esportivo conversível de alto desempenho.

Vazio e sem motorista, pesa apenas 1.695 kg; o peso sem combustível é de apenas 1.587 kg  – outros 25 kg a menos do que o Audi R8 Spyder V10.

O peso mais baixo é alcançado com os assentos do R8, bem como com o sistema de freio carbono-cerâmico e as rodas forjadas de liga leve.

Visual agressivo: o pacote exclusivo de design em verde micrommata da Audi – O pacote opcional de design em verde micrommata dá a melhor vantagem a esse carro esportivo conversível de alto desempenho.

Seu corpo é pintado em um verde distintivo. A grade inteiramente em cinza antracite e as capas pretas do tubo de escapamento criam um contraste nítido.

A exclusividade da Audi inclui o interior inteiramente em preto em couro Napa fino, que é perfurado nos elementos de controle.

A costura de contraste verde acentua os bancos, os braços centrais, as portas e os tapetes com uma cor luminosa que combina com a parte externa.

Além disso, o programa exclusivo da Audi oferece várias opções adicionais para personalizar o carro.

A gama de produtos inclui cores livremente selecionáveis e acabamentos em tinta de efeito fosco, inúmeras incrustações decorativas e opções de estofamento.

As lâminas laterais e as guarnições dos batentes das portas podem ser personalizadas com insígnias.

Além disso, estão disponíveis peças em carbono ou titânio preto para muitas áreas externas e internas.

Foco no motorista: o painel e os controles – Os assentos ergonômicos do R8 são de série no modelo conversível.

Eles são leves, altamente contornados, de montagem baixa e levam a gravação R8 em relevo.

São estofados em couro Nappa fino com pigmentação especial que os impede de aquecer sob raios do sol.

Os pontos decorativos são feitos de carbono; os pedais e o apoio para os pés são de aço inoxidável brilhante.

O elemento definidor é o “monoposto”, um grande arco que contorna o painel, que parece flutuar sem peso.

Sua parte inferior contém botões e controles para o ar condicionado, no formato de turbinas.

Como em um carro de corrida, os motoristas podem operar todas as funções importantes sem ter que tirar as mãos do volante.

O volante de alto desempenho de couro, item de série do R8, possui botões multifunções integrados, bem como dois grandes satélites de controle.

O motorista usa estes para dar partida e desligar o motor, e controlar o Audi drive select.

Mais dois botões, incluindo uma roda rotativa, são usados para controlar o modo de desempenho e as abas do escapamento.

O Audi virtual cockpit de 12,3 polegadas apresenta todas as informações usando gráficos 3D – caso o motorista queira, possui uma versão especial de desempenho que coloca o foco no conta-giros.

Ele também serve como indicador de mudança de marchas – quando o S tronic de sete velocidades está sendo operado no modo manual, sua escala tem um fundo colorido em rotações mais altas do motor.

Ao lado estão indicadores que mostram a potência, o torque, as forças G, os tempos decorridos e as temperaturas dos pneus, do motor e do óleo da transmissão.

Já estão sendo aceitas encomendas para o Audi R8 Spyder V10 plus e os primeiros carros serão entregues em setembro na Europa. Portanto, no Brasil, a sua comercialização está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

 

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn