quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

SSAB participa da Vitória Stone Fair 2017

Siderúrgica sueca marca presença na 42º Feira Internacional do Mármore e Granito – Marmomacc Latin America – expondo as diversas aplicações do aço de alta resistência Hardox, usado em equipamentos móveis para a extração de blocos de granito

A SSAB, empresa produtora de aço de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, participa como expositora da Vitória Stone Fair 2017, que acontece de 06 a 09 de junho, no Espírito Santo.

O produto apresentado pela SSAB será o aço Hardox, resistente ao desgaste.

A siderúrgica está entrando neste mercado com o objetivo inicial de tornar o produto conhecido no setor. A chapa de aço de alta resistência Hardox é indicada para aplicações onde exista desgaste extremo, encontrado no mercado de rochas ornamentais do Espírito Santo.

“Queremos desenvolver, junto às empresas envolvidas na extração e processamento de rochas, soluções inovadoras e práticas duráveis para este mercado. A SSAB por já possuir uma vasta experiência neste segmento na Europa pode ajudar os fabricantes a desenvolverem equipamentos de alto desempenho, aproveitando todas as características dos aços utilizados”, diz Diego Rigoletto, Gerente Regional de Vendas da SSAB.

As aplicações mais comuns do Hardox no setor são: garfos para carregadeiras para a movimentação de blocos, caçambas graniteiras para a movimentação de blocos e desmonte de rochas e lâminas para pás-carregadeiras.

Com diversas grades de durezas (350 a 700 Brinell), uma ampla faixa de espessuras e dimensões e com características próprias e únicas, as chapas de aço Hardox, fabricadas pela SSAB, oferecem ao mercado brasileiro opções para reduzir o desgaste de produtos ou equipamentos, assim como reduzir o tempo de fabricação, aumentar a vida útil e aumentar a produtividade das operações.

 

Setor em crescimento

O Brasil conquistou seu espaço no cenário mundial produzindo 9,5 milhões de toneladas de pedras em 10 anos com investimentos feitos em tecnologia de extração e beneficiamento. O país tem a maior diversidade em pedras do mundo e mais de 1,5 mil pedreiras ativas. São mais de 10 mil empresas atuantes no setor, sendo 400 empresas com atuação internacional, com parques modernos e que possuem uma participação importante na balança comercial brasileira.

 

O Espírito Santo conta com o maior parque de beneficiamento de rochas e é o principal exportador de chapas e blocos do Brasil, sendo responsável por mais de 95% das vendas de manufaturados para o exterior.

 

A Vitória Stone Fair é um evento-referência para o setor de rochas ornamentais no Brasil e nas Américas. Em 2016, foram mais de 25 mil visitantes durante os quatro dias de evento, reunindo 420 expositores, sendo 120 de países como Turquia, Itália, Portugal, China, Índia, Egito, Coréia e outros.  Com uma variedade de materiais expostos, que vão desde mármores, ardósias, quartzitos até os chamativos granitos super exóticos e as pedras translúcidas, a feira demonstrou a exuberância e a força do Brasil no segmento de rochas ornamentais.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn