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Chassi inteligente, conectado e ativo é a nova tecnologia da ZF para evitar acidentes

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O chassi é um dos sistemas mais complexos do carro – e um dos mais importantes em termos de segurança e conforto na hora de dirigir. Com as funções de condução assistida e autônoma, essa importância é cada vez maior.

A ZF está perfeitamente preparada para essa realidade. O controle integrado do chassi (ICC) interconecta os sistemas do chassi e age como parte de um conjunto completo para alcançar o máximo de dinâmica longitudinal, transversal e vertical.

Além de representarem um ganho expressivo de segurança, essas tecnologias preparam o caminho para uma maior aceitação das funções de condução autônoma em que a ZF contribui ativamente para concretizar o “Vision Zero”, sua visão de zerar acidentes e emissões no trânsito.

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É do chassi que depende a manobrabilidade e toda a sensação ao volante: a direção, os terminais de direção, os mancais, o amortecimento, a suspensão, os estabilizadores e freios definem o caráter de um veículo.

Sem contar que um bom chassi melhora as características de “Noise, Vibration, Harshness”, o chamado NVH, que eliminam ruídos e vibrações que incomodam os ocupantes. Nesse campo, a ZF se sobressai com todas as suas competências.

“Além dos acionamentos sem emissões, a mobilidade do futuro se destacará pelo maior conforto e segurança quando dirigimos”, afirma Dr. Holger Klein, head da Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos de Passeio da ZF Friedrichshafen AG.

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“É por isso que com os nossos novos sistemas ativos pensamos no futuro e preparamos o automóvel para as funções de condução autônoma, pois quando nós mesmos não estamos ao volante, é fácil culpar o piloto automático em cada buraco e qualquer irregularidade no asfalto”, ressalta.

sMOTION: a novidade que faz o carro parecer um “tapete voador” – O novo sistema de amortecimento ativo sMOTION se baseia na comprovada tecnologia de controle contínuo de amortecimento (CDC – do inglês “Continuous Damping Control”) da ZF.

No sMOTION, uma unidade de motor e bomba complementa o amortecedor da suspensão de cada uma das rodas.

Esses atuadores bidirecionais possibilitam ao sistema gerar forças com elevadas velocidades contrárias ao movimento da haste do pistão.

O resultado mostra que, enquanto amortecimentos convencionais ou semiativos reagem a vibrações, o sMOTION é capaz de responder com mais kiloNewtons de força (escaláveis) a influências da estrada, como buracos e irregularidades no pavimento.

Tudo isso pode eliminar praticamente por completo todos os movimentos de rolagem, solavanco e balanço da carroceria.

A estabilidade adquirida assegura níveis bem maiores de segurança e um nítido aumento do conforto ao dirigir. “O sMOTION faz com que os ocupantes se sintam como se estivessem em um tapete voador”, diz Dr. Klein.

A condução autônoma permite que o motorista deixe de ter o controle do veículo para poder se dedicar a outras atividades.

Se o carro se transformar, por exemplo, em um escritório móvel, as exigências com relação ao conforto se tornam mais importantes.

Em combinação com os sensores da ZF, como a unidade de controle eletrônico, a tecnologia LIDAR e os radares, o sMOTION viabilizará futuras funções de condução autônoma.

Sistema eletromecânico de estabilização traz segurança nas curvas – O sistema ativo de estabilização (ERC, do inglês “Electromechanical Roll Control”) impede que os movimentos indesejados dos chassis em curvas e irregularidades na pista sejam transmitidos à carroceria.

Em 300 milésimos de segundo, o motor elétrico de 48 V e torque de até 1.400 Nm instalado no eixo é  capaz de compensar as inclinações do veículo.

A estabilização garante maior segurança nas curvas e mais conforto em trechos com pavimento irregular de um lado. O conceito de peças idênticas faz com que o ERC seja adequado a todas as categorias de veículos.

Mais conforto com o eLEVEL  – Na tecnologia de nivelamento “Electro Hydraulic Leveling” (eLEVEL) da ZF, quatro atuadores ajustam os suportes das molas do veículo e regulam gradativamente a altura da carroceria.

São inúmeras as vantagens e opções de aplicação que oferecem mais conforto ao entrar e sair do carro, como mais eficiência ao superar obstáculos e aclives, compensação da altura do veículo carregado, distância otimizada até o solo na hora de carregar as baterias de automóveis elétricos sem contato e melhora da aerodinâmica, o que reduz as emissões de CO2.

Conexão inteligente com o controle integrado do chassi – Com o controle integrado do chassi (ICC – do inglês “Integral Chassis Control”), a ZF interliga sistemas avançados, como a direção elétrica (EPS) do eixo dianteiro, o ajuste ativo da direção do eixo traseiro Active Kinematics Control (AKC), o amortecimento ativo e o sistema de frenagem do veículo.

A integração perfeita de cada um dos atuadores possibilita novas funcionalidades, como o programa de assistência à frenagem de emergência (Emergency Steering), a compensação de movimentos indesejados do reboque (Trailer Stabilization), bem como a redução do raio de giro e das oscilações verticais.

Tudo isso pode aumentar a segurança geral do veículo. O ICC também desloca os limites da dinâmica de direção para a faixa externa, fazendo com que o automóvel possa se manter perfeitamente na pista, mesmo em superfícies escorregadias, e desviar com eficiência em situações críticas.

Definidas pelo princípio “plug-and-play”, as interfaces com os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS – do inglês “Advanced Driver Assistance Systems”) e seus respectivos atuadores fazem com que o ICC possa ser aplicado de forma escalável, favorecendo decisivamente a condução altamente automatizada.

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