Notícias sobre a segurança no trânsito apresentadas de forma útil e transformadora.
Esta foi uma das contribuições a que se propôs o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), ao iniciar suas atividades no final dos anos 80.
Hoje, a segurança no trânsito está em pauta de diversas formas e conta com um maior número de fontes e dados confiáveis. Mas nem sempre foi assim.
Na época em que o PVST foi criado, os acidentes eram retratados como tragédias inevitáveis.
O tema não ultrapassava as editorias policiais e as páginas de algumas revistas especializadas.
“Em um tempo em que não se dava importância à produção ou estudos e estatísticas, era quase impossível levantar dados para reportagens interessantes e capazes de mudar ou formar opiniões sobre o trânsito brasileiro”, conta J. Pedro Corrêa, consultor do PVST e fundador do programa.
Determinado a contribuir com a redução do número e com a severidade dos acidentes no Brasil, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito atuou para envolver a sociedade, o governo e a imprensa nessa causa, com ações que mostravam que acidentes de trânsito não eram tragédias inevitáveis.
Para isso, foram organizados fóruns, seminários e simpósios e campanhas sensibilizar sobre a importância de um trabalho de educação de trânsito.