A Jaguar Land Rover demonstrará hoje a tecnologia do protótipo autônoma nomeada de Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) pode permitir que um veículo funcione de forma autônoma dentro de uma cidade, obedeça semáforos e trafegue em intersecções rodoviárias e rotatórias.
A Autonomous Urban Drive foi projetada e desenvolvida no Reino Unido. É o passo mais próximo de alcançar a autonomia “nível quatro” nos futuros veículos da Jaguar Land Rover na próxima década.
Os veículos autônomos de nível quatro são capazes de realizar toda a tarefa de condução para ambientes específicos, como vilas e cidades, sem qualquer intervenção do motorista.
Usando a tecnologia do protótipo de Autonomous Urban Drive, os passageiros podem selecionar um local e o veículo de estudo Range Rover Sport decidirá a melhor rota.
Ele pode navegar em um ambiente urbano complexo que está sendo testado no terreno de prova HORIBA MIRA.
A Jaguar Land Rover está desenvolvendo tecnologias de veículos totalmente e semiautônomos para oferecer aos clientes a escolha de uma unidade de carro ou autônoma, mantendo uma experiência de condução agradável e segura.
A visão da empresa é tornar o carro autônomo viável na mais ampla gama de ambientes de condução de vida real, fora de estrada e variações climáticas.
Tony Harper, diretor de pesquisa em engenharia da Jaguar Land Rover, disse: “O cenário automotivo está mudando mais rápido do que nunca. Como uma empresa de tecnologia, nossa inovação é contínua e nossos carros do futuro se tornarão mais capazes, mais limpos, mais conectados, mais desejáveis e inteligentes”.
“A nossa pesquisa Autonomous Urban Drive é o próximo passo da Jaguar Land Rover em nosso desenvolvimento de tecnologias de veículos totalmente e semiautônomos. No entanto, não estamos querendo simplesmente substituir o motorista, ou fazer carros sem a necessidade de motoristas. As tecnologias futuras darão ao motorista mais não menos – eles ajudarão e, em última análise, irão melhorar a experiência de condução “.
A Autonomous Urban Drive está sendo demonstrada como parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento de £ 20 milhões do Autodrive do Reino Unido, que está levando o país para a vanguarda da inovação conectada e autônoma.
A Jaguar Land Rover está trabalhando com o Centro Técnico Europeu da Ford e da Tata Motors testando tecnologias conectadas que permitirão que os carros conversem entre si, bem como com a infraestrutura da estrada, como os semáforos.
Após os testes finais provado hoje, o primeiro conjunto de ensaios nas estradas públicas deve ser feito em Milton Keynes e Coventry até o final deste ano.
Estes ocorrerão inicialmente em estradas fechadas antes de evoluir para ensaios e demonstrações abertas à medida que o projeto chega ao fim no verão de 2018.
Tecnologias de veículos conectados: Intersection Collision Risk Warning (ICRW) avisa o motorista antecipadamente quando não é seguro entrar em uma intersecção em razão de uma alta probabilidade de uma colisão.
O ICRW poderia reduzir o número (e gravidade) das colisões e reduzir o congestionamento.
In Vehicle Signage (IVS) enviaas informações rodoviárias e de trânsito, tais como obras na estrada ou mudança de limite de velocidade, diretamente na exibição do carro, minimizando a dependência de sinais físicos na estrada.
Esta tecnologia conectada visa a reduzir acidentes e congestionamentos.
Emergency Vehicle Warning (EVW) diz aos motoristas quando e de onde um veículo de emergência se aproxima.
Esta tecnologia conectada visa a melhorar a segurança, reduzir o tempo de viagem para o veículo de emergência e reduzir o congestionamento, ajudando os motoristas a ir para o acostamento mais rapidamente e de forma menos estressante.
Níveis de autonomia
Nível 0 – Sem automação: não há automação, o motorista está no controle exclusivo do veículo.
Nível 1 – Assistência do driver:o motorista tem assistência para uma função, por exemplo, controle de cruzeiro.
Nível 2 – Automação parcial:o motorista tem assistência para duas funções, por exemplo, velocidade e direção, como Traffic Jam Assist.
Nível 3 – Automação condicional: o carro realiza funções de condução normais de forma autônoma em um ambiente específico, mas o motorista pode ser necessário para retomar o controle se o ambiente for muito desafiador.
Nível 4 – Automação alta:o automóvel pode operar de forma independente em ambientes específicos, como ambientes urbanos ou autoestradas, sem qualquer intervenção do condutor.
Nível 5 – Automação total: Nenhum controle humano do veículo é necessário. O veículo pode completar uma viagem sem qualquer intervenção humana.