Segurança, prazer de dirigir, estética. Quando você dirige um carro, não é só o volante que influencia essa experiência, mas também o módulo da coluna de direção que liga o volante à unidade de controle.
A Valeo, fornecedora francesa de sistemas automotivos, desenvolveu um modelo da coluna de direção com a carcaça e alavancas feitas com os plásticos de engenharia da BASF Ultramid® (PA: poliamida) e Ultradur® (PBT: poli(tereftalato de butileno)).
O modelo é cerca de 20% mais leve do que o anterior e se beneficia de um ótimo acabamento superficial, da boa resistência a raios UV e da excelente resistência mecânica dos materiais da BASF.
O BMW Group usa o módulo da coluna de direção em seus veículos com tração traseira, das séries 3 a 7.
“Nossas colunas de direção têm um design altamente desenvolvido e integrado e, portanto, se adaptam perfeitamente à arquitetura específica do interior do veículo”, diz Jochen Fößel, responsável pela otimização de peças e moldes de injeção de plástico da Valeo.
“Para criar um módulo da coluna de direção estável, funcional e com visual atraente, pudemos selecionar os materiais certos entre a grande variedade de plásticos de engenharia da BASF, além de usufruir dos benefícios do serviço da BASF que cobre todo o design do componente e o desenvolvimento e processamento do material”.
Para as alavancas da seta e do limpador de para-brisas, a Valeo usa a poliamida Ultramid® B3EG10 SI (SI = superfície melhorada, em inglês).
Já para o módulo principal em duas partes, a Valeo usa o PBTs Ultradur® B 4520 e o Ultradur® B 4300 G4. Esse último é processado pela empresa Spritzgussteile Formenbau, Flachslanden, na Alemanha, e utiliza o processo MuCell®.
Poliamida de superfície para alavancas combina mecânica e boa aparência – As alavancas para setas e para-brisa se destacam pelo acabamento superficial de alta qualidade e pela estabilidade do Ultramid® B3EG10 SI da BASF.
A poliamida com elevado teor de fibra de vidro (50%) oferece uma combinação ideal de propriedades mecânicas e visuais.
Por isso, é usada em componentes de superfície que não só precisam ter uma estética agradável, mas também devem ser extremamente estáveis e resistentes aos raios UV.
O material foi originalmente desenvolvido para a indústria moveleira, onde é usado atualmente em diversos designs e cadeiras para escritório.
“Ficamos um pouco surpresos no começo, quando a BASF nos ofereceu um material desenvolvido para móveis”, disse Jochen Fößel.
“Mas assim que vimos o acabamento superficial homogêneo e brilhante, ficamos convencidos. E a excelente resistência mecânica e resistência aos raios UV foram confirmadas nos testes que realizamos”.
A Valeo realizou os testes de resistência dos componentes automotivos de interior segundo a norma DIN EN ISO 1043–1/GS 93016.
Classes de Ultradur® feitos sob medida para a carcaça do módulo da coluna de direção – O centro, composto por duas partes, do módulo da coluna de direção é produzido utilizando diferentes classes de Ultradur®.
A carcaça inferior, feita com Ultradur® B 4300 G4, reforçada com 20% de fibras de vidro, é fabricada pela empresa Buck Spritzgussteile Formenbau usando o processo MuCell®.
Esse processo de expansão física adiciona nitrogênio à massa de polímero durante a modelagem por injeção, levando à formação de uma estrutura celular.
Com isso, o peso do componente é reduzido em aproximadamente 10% e a estabilidade dimensional aumenta, sem qualquer efeito adverso sobre a alta rigidez e excelente resistência química do material.
A carcaça superior da coluna, onde o volante é montado, é feita com o PBT Ultradur® B 4520 reforçado. Destaca-se por sua baixa absorção de água e, portanto, alta estabilidade dimensional.
Além disso, combina um atraente acabamento superficial e excelente estabilidade dimensional em altas temperaturas.
Essa combinação bem balanceada de propriedades é a base para que o volante possa ser montado com segurança no módulo da coluna de direção.