A Hyundai Motor Brasil celebra nesta quarta-feira (20) os cinco anos do início da produção do HB20, modelo desenvolvido especialmente para o mercado nacional.
Fabricado em Piracicaba (SP), o hatch se consolidou como o segundo veículo mais vendido do Brasil desde setembro de 2015 e já superou a marca de 800 mil unidades fabricadas.
Contando no início com uma capacidade de produção anual de 150 mil unidades, em dois turnos, o HB20 ganhou o terceiro turno um ano depois, em setembro de 2013, passando para uma capacidade de produção anual de 180 mil unidades.
A produção do HB20 em três turnos segue sem interrupções desde aquele momento.
Durante esses cinco anos, a ocupação da fábrica permaneceu sempre em torno dos 90% da capacidade, sem paradas ou redução do quadro de funcionários, o que permitiu celebrar a marca de 500 mil unidades produzidas já em agosto de 2015.
“O HB20 revolucionou o segmento de carros compactos no País ao oferecer níveis de qualidade, design e conforto muito acima do praticado cinco anos atrás, além da exclusiva garantia de cinco anos. A ótima recepção do consumidor brasileiro e o sucesso de vendas vieram instantaneamente e contribuíram para manter a produção bem próxima da capacidade total, levando a marca Hyundai a se posicionar entre as líderes nacionais”, diz Cassio Pagliarini, diretor de Marketing da Hyundai Motor Brasil.
Em números consolidados pela Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, foram produzidos 26.003 veiculos HB20 de setembro a dezembro de 2012, apenas na versão hatchback.
No primeiro ano completo de produção, de janeiro a dezembro de 2013, esse volume saltou para 166.269 unidades, já com as três versões disponíveis: HB20 (hatchback), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro).
Em 2014, a produção atingiu seu ápice, com 173.843 unidades fabricadas.
Nos anos seguintes, os volumes corresponderam a 165.934 unidades em 2015 (com a adição da versão HB20 R spec) e 147.228 unidades em 2016, quando o HB20 começou a ser exportado para o Paraguai e o Uruguai.
A partir de 2017, o HB20 passou a repartir a capacidade de produção com o SUV compacto Hyundai Creta, também fabricado em Piracicaba.
Os volumes disponíveis para o HB20 foram, então, reduzidos em cerca de 20%, porção média destinada ao SUV Creta.
Com a combinação dos dois veículos, a Hyundai segue bem posicionada no acumulado do ano, tendo o HB20 como o segundo carro mais vendido do País e o Creta entre os três primeiros SUV compactos nacionais.