Quem nunca teve curiosidade ao observar os carros que puxam e empurram os aviões nos aeroportos. Utilizados no procedimento de pushback, são eles os veículos mais legais em um aeroporto. Uma coisa “pequena” como aquela tem uma força que não imaginamos.
Empurram e puxam tanto aeronaves de pequeno e médio porte quanto os maiores aviões que existem. Isso tudo sem forçar o motor até o limite, possibilitando parar e acelerar novamente, sem impulso.
Em alguns aeroportos, principalmente os que operam aeronaves de até médio porte, são utilizados tratores. No entanto, não se trata de qualquer trator: o ideal é um trator pesado, a fim de que ele tenha aderência o suficiente para empurrar ou puxar a aeronave, sem escorregar ou ocorrer alguma coisa fora do normal.
Além do trator, em alguns lugares fora do Brasil são utilizados caminhões Unimog. Esse caminhão é do tipo off-road, produzido pela Mercedes-Benz. Os primeiros modelos surgiram pouco depois da Segunda Guerra Mundial, e deveriam atender ao setor da agricultura, num papel mais polivalente que um trator tradicional.
Com design inconfundível de carroceria baixa e um perfil que caiba debaixo de uma aeronave, sem risco de danificá-la ou mesmo ao próprio veículo. Sem contar também os modelos que usam engate externo, ou se prendem ao trem de pouso dianteiro, e também os modelos que engatam nos trens de pouso principais.
A fim de que eles tenham tração para empurrar ou rebocar uma aeronave de grande porte, o veículo de pushback tem que ser pesado, podendo ser acrescentado um lastro em seus compartimentos. A tração de um veículo de pushback que vemos frequentemente para aeronaves de médio porte, por exemplo, é de mais ou menos 75.000 lbf, aproxidamente 101 Nm de torque.
Com esses dados, ficou mais fácil entender o desafio que a Air France e Porsche tinham pela frente para estabelecerem um um novo recorde mundial. Uma Porsche Cayenne rebocar com êxito um Airbus A380 da Air France de 285 toneladas.
O carro, dirigido pelo técnico da Porsche GB, Richard Payne, rebocou a aeronave a uma distância de 42 metros no H6, hangar de manutenção da Air France, no aeroporto de Paris – Charles de Gaulle, superando o recorde mundial anterior de 115 toneladas.
A Air France disponibilizou ao projeto o seu hangar de engenharia de última geração e uma das 10 aeronaves Airbus A380 de sua frota. O hangar de 60.000 metros quadrados, especialmente concebido para hospedar a aeronave, é habitualmente o local que concentra toda a atividade de engenharia e manutenção da frota da Air France. O contraste entre as duas máquinas era impressionante.
A Porsche Cayenne (4,8 metros de comprimento) estava ligada ao maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380 (73 metros de comprimento) por meio de um acessório especial na barra de reboque padrão da Cayenne.
O título foi alcançado por uma Cayenne S Diesel, produzindo 385 hp e 850 Nm de torque. O feito foi então repetido utilizando uma Porsche Cayenne Turbo S.
“Conseguimos – estou tão aliviado! Normalmente não chegamos a esse ponto para a testar os limites de nossos carros, mas acho que ficamos bem próximos. Posso dizer que foi um trabalho difícil, mas a Cayenne não falhou e funcionou muito bem. Meus espelhos retrovisores refletiam Airbus, o que foi interessante”, afirmou Richard Payne, técnico da Porsche GB.
“Nossos carros podem ir além do que nossos clientes esperam – eles são projetados para ser resistentes. Mas mesmo assim, o que a Cayenne fez foi notável – nós dirigimos o carro de Londres até aqui – e eu planejo levá-lo para casa novamente, depois de ter rebocado um A380. O crédito deve ir para a equipe em Stuttgart que desenvolveu o carro – eles fizeram um trabalho completo. Também estou muito grato à Air France e aos seus engenheiros pela generosidade ao permitir-me rebocar a bela aeronave”.
Gery Mortreux, vice-presidente executivo da Air France Industries acrescentou: “Como a Porsche, a KLM Engineering & Maintenance da Air France Industries prospera na excelência e empurra fronteiras da engenharia. Foi uma honra acolher o Porsche no nosso hangar no Charles de Gaulle, que é habitualmente o lar dos engenheiros que trabalham na nossa frota de 10 Airbus A380 – um dos aviões mais sofisticados do mundo. Esta conquista é uma nova ilustração da maneira como a AFI KLM E & M é capaz de se adaptar a requisitos específicos, e a paixão que colocamos em cada desafio que assumimos. Foi divertido e emocionante ver as duas máquinas juntas – nossos engenheiros ficaram intrigados e impressionados. Parabéns à Porsche pelo feito notável.
“Eu verifiquei algumas tentativas de registro incríveis durante meu tempo no Guinness World Records, mas assistir uma Porsche Cayenne rebocar um dos maiores aviões no mundo definitivamente classifica como entre os mais espetaculares. Meus parabéns para todos os envolvidos na realização deste feito incrível.” Afirmou Pravin Patel, do Guinness World Records.
Nota – De acordo com as regras aplicadas pelo Guinness World Records, o teste foi supervisionado por engenheiros independentes da UTAC CERAM. Depois que o registro foi ajustado, o desempenho testando e o exame de cada componente principal e sistema eletrônico no veículo foi executado para fornecer a certificação que o carro era à produção padrão.
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