sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Veículos Jaguar Land Rover terão processo mais moderno de alumínio reciclado

A Jaguar Land Rover está aumentando o uso de alumínio reciclado nas carrocerias de seus veículos novos, de maneira a cortar desperdício e reduzir emissões de carbono.

- Publicidade -

O projeto de £2 milhões, ou aproximadamente R$ 8 milhões, é intitulado REALITY e, por meio dele, a empresa achou um caminho para fechar o ciclo de reciclagem de alumínio: dos carros descartados ao retorno à fábrica em veículos zero quilômetro de alta performance da Jaguar e da Land Rover.

REALITY é um projeto que se soma ao anterior projeto REALCAR, o que irá permitir que dezenas de toneladas de alumínio geradas no processo de manufatura sejam recicladas e usadas novamente no processo.

Assim, este processo fecha um ciclo de um modelo de desenvolvimento econômico e de benefícios ambientais.

O projeto REALCAR começou com uma parceria entre a Jaguar Land Rover, a Innovate UK, a Novelis, a Norton Aluminium, a Stadco, a Universidade Brunel de Londres, a Zyomax e a Innoval Technology.

- Publicidade -

O trabalho com os fornecedores permitiu que a Jaguar Land Rover ganhe mais de 75 mil toneladas de alumínio que seria descartado, mas que agora será reutilizado na produção.

Ao implementar o ciclo total de reciclagem do alumínio, uma tecnologia química inovadora é instituída, além de uma nova infraestrutura e investimento de mais de £13 milhões (quase R$ 53 milhões).

Trata-se de uma nova cultura que cuida dos materiais descartados como uma commodity de alto valor.

A qualidade continua sendo ponto fundamental e o projeto avalia o alumínio e os níveis de química e microestruturas para aumentar tolerância à reciclagem.

O projeto é parcialmente custeado pelo órgão Innovate UK e envolve mais de 10 oficinas de imprensa de chapas de alumínio (tanto da Jaguar Land Rover como de seus fornecedores) com alumínio sendo remodelado pela Novelis.

- Publicidade -

Simon Edmonds, diretor de Manufatura e Materiais da Innovate UK, disse: “Innovate UK tem o prazer de apoiar o programa REALCAR, e agora este novo e empolgante estágio do projeto, o REALITY, que é um excelente exemplo de colaboração entre todos os participantes da cadeia, desde fornecedores até o fabricante. Esses projetos tornam o processo todo mais produtivo, e são um modelo em termos de entrega profissional de desevolvimento e pesquisa”.

Um dos benefícios mais significativos em termos de sustentabilidade é que o uso desse alumínio reciclado precisa de 95% menos energia do que a sua produção primária.

Mais informações de como o projeto REALITY é uma evolução do programa REALCAR em https://youtu.be/2493lsmnCHM

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança