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Economia de combustível é reflexo da condução do veículo. Confira dicas para chegar mais longe com seu automóvel

Henrique Pereira (*) – A economia de combustível está diretamente vinculada a forma que dirigimos nossos veículos e ao quanto exigimos deles, subidas constantes, peso do carro, acelerações entre outras condições,  portanto quanto mais acelerarmos maior o consumo de combustível.

Para gerar economia devemos evitar acelerações desnecessárias, ou seja, entre dois pontos no percurso deve-se procurar sair com o veículo lentamente acelerando de forma constante somente o suficiente para movimentar o veiculo em uma velocidade razoável para a via utilizada sem exageros.

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É muito desperdício de energia e por consequência desperdício de combustível arrancar com veiculo, pisando fundo no acelerador,  usando rotações altas do motor e potencia para logo em seguida ser obrigado a frear, ou pela presença de um farol fechado , ou por uma lombada ou mesmo por um veiculo que segue a frente em velocidade menor .

Computadores de bordo e outros dispositivos eletrônicos podem auxiliar o motorista a economizar combustível, pois é possível monitorar a quantidade de quilômetros  que o veiculo percorre com uma determinada quantidade de litros de combustível (Km/l).

Em alguns modelos de veículos existem dispositivos que auxiliam o motorista indicando o melhor momento de se efetuar as trocas de marcha na melhor rotação para a condição que o veiculo esta sendo utilizado  visando unicamente a economia de combustível.

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Em grande parte dos veículos equipados com transmissões automáticas é possível selecionar a forma de se conduzir o veiculo, selecionando o modo desejado de condução (Econômico ou esportivo entre outras designações dependendo do modelo do carro como ecológico, conforto etc.).

No modo econômico as trocas de marchas vão ocorrer nas faixas de rotação e torque do motor que privilegiam a economia de combustível, e por sua vez nos modos esportivos elas serão efetuadas em rotações mais altas privilegiando a esportividade.

Quanto mais rápido você conduzir o veiculo, mais energia será necessária para levar e manter o veiculo na velocidade, portanto exigirá maior quantidade de combustível. A Velocidade é diretamente proporcional ao consumo do veiculo, maior velocidade, maior consumo, tente se manter dentro das velocidades estabelecidas nas ruas e rodovias por onde circula. .

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O Ar condicionado é um item de conforto que consome energia do motor, portanto um item de consumo de combustível. Cabe aqui ao usuário decidir se vale a pena desligar o sistema para obter um melhor rendimento. Um sistema ligado consome mais que um sistema desligado.  Atenta a isto a indústria automotiva vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos sistemas de ar condicionados inteligentes e mais eficientes com o único objetivo de se economizar combustível quando a opção do usuário é a de usar o sistema.  Ao comprar um carro novo questione se o mesmo vem equipado com ar condicionado inteligente (“Eletrônico”)

É importante manter o carro sempre revisado, principalmente com as manutenções previstas no manual (Recomendada pelo fabricante) em dia! Filtros de Ar, de Óleo, e de  Combustível devem ser inspecionados e trocados a cada numero de quilômetros (Leia o Manual)  . O Óleo do motor deve estar dentro da validade, as velas verificadas e trocadas se necessário. Manter o carro revisado é um dos itens de maior relevância quando falamos de consumo de combustível. Procure fazer este tipo de serviço em uma concessionaria ou com um mecânico de sua confiança.

De nada adianta ter todos os cuidados recomendados e andar com os pneus sem a calibração correta (Murchos) ou desgastados. Procure revisar a calibração dos pneus a cada duas abastecidas em um posto de serviços. A correta pressão do ar nos pneus esta descrita no manual do proprietário e em muitos modelos fixada em uma etiqueta na carroceria do carro. Observe as diferentes calibrações para um carro carregado e para um carro vazio.  A correta pressão dos pneus ajuda, e muito,  no consumo de combustível e também no desgaste regular dos pneus.  Pneus velhos desgastados criam maior atrito com o solo ocasionando maior consumo. É importante dentro de um plano de manutenção efetuar o alinhamento e o balanceamento dos pneus com certa frequência, principalmente dado o estado das ruas e estradas brasileiras . Pneus desgastados de forma irregular e veículos desalinhados contribuem para o excessivo e desnecessário consumo de combustível.

Carregar peso em excesso sem necessidade ou racks no teto dos veículos sem necessidade também contribui negativamente no consumo. Procure carregar dentro do seu veiculo só o necessário e só utilizar de racks quando for transportar alguma carga. Racks interferem na aerodinâmica do carro criando maior “arraste” e por consequência exigindo mais combustível.

Com relação à gasolina, o tipo de gasolina influencia na redução de consumo? Os carros são desenvolvidos para uso de gasolina “comum”, portanto utilizar gasolinas “Premium” em um carro que não exige esta especificação, não trará benefícios que compense o valor pago pelo litro. Quanto ao uso de gasolina aditivada, ela é interessante, pois mantem o motor limpo, livre de impurezas (Depósitos), contribuindo para que ele funcione de forma mais adequada e por consequência a longo prazo contribuindo para economia de combustível

Deixar o carro em ponto morto nas decidas influencia mesmo? Além de ser perigoso e não recomendada, esta pratica pouco contribui com a economia de combustível. Veículos equipados com injeção eletrônica desligam o fornecimento de combustível em descidas mais longas.  Basta o usuário não acelerar o carro durante a descida, mantendo o acelerador na posição que garanta a ele a velocidade requerida, podendo ate retirar o pé do acelerador.

Escolher caminhos com menos curvas e semáforos é uma boa opção sempre? Mesmo que pegue mais trânsito? Não, há de ser feito um balanço entre o transito a ser enfrentado e as paradas. Sem duvida caminhos livres de curvas e semáforos vão evitar paradas nesses pontos e consequente economia. Se optar por um caminho com mais transito, o anda e para dos “congestionamentos” vão ter o mesmo efeito das paradas impostas pela sinalização. Vale aqui a dica de se dirigir tranquilo, sem acelerações desnecessárias, lembre que quando você freia você esta desperdiçando a energia que usou para levar o carro àquela velocidade.

Há dicas específicas para economizar específicas para quando está dirigindo na estrada? Da mesma forma que na cidade, evitar acelerações desnecessárias, acelerar somente o necessário para atingir a velocidade permitida. Quando avistar a necessitade de se frear , que faça com antecedência , por exemplo ao se aproximar de um pedágio , tirar o pé do acelerador e deixar que o carro “role” naturalmente perdendo a velocidade aos poucos.

Os vidros fechados ajudam na aerodinâmica do carro e acima de 80 Km/h passam a fazer diferença no “arraste” do carro. Evite usar racks sem carga ou carregar pesos em excesso no carro. Siga todas as dicas acima e terá uma excelente economia .

(*) Henrique Pereira, engenheiro mecânico , consultor automotivo, membro da comissão de motores Otto da SAE, colaborador da Mecanicaonline .

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