A Fundação Toyota do Brasil celebrou o encerramento do Projeto Ambientação Edição Regional Sorocaba nesta terça-feira, dia 12, no Parque Tecnológico da cidade.
Prefeituras do entorno do Sorocaba (SP) participaram dessa que é a primeira edição do projeto, após a sua expansão. Durante o ano, 40 servidores públicos foram capacitados por meio de uma metodologia exclusiva da montadora para identificar problemas no consumo de água e energia nas unidades em que atuam e propor soluções sustentáveis.
No fim do evento, a Fundação Toyota anunciou a parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®), por meio da metodologia baseada no conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
Nesta parceria, os resultados do projet o Ambientação, realizado há 10 anos pela Fundação Toyota, serão os dados iniciais para a FEE®.
Os benefícios ambientais e econômicos que já eram identificados pelo projeto Ambientação serão potencializados com o metódo. O projeto terá início em 2018 e avaliará iniciativas dos municípios que integram a ação.
Dividido em oito passos, o Ambientação utiliza o Toyota Business Practices (TBP), ferramenta de solução de problemas fabris, criada pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada no cotidiano, como forma de disseminar práticas sustentáveis.
Após uma série de pesquisas, os funcionários da maior escola de Capela do Alto (SP), Escola de Ensino Fundamental “Maria Elza Lazara Lopes”, conseguiram identificar que a cozinha do local consumia em média 45 mil litros de água por mês na lavagem de louças e limpeza de alimentos para 740 pessoas entre alunos e funcionários. Consumos elevados comparando-se à sugestão da ONU (Organização das Nações Unidas) de utilização de 110 litros de água por pessoa ao d ia.
Com aplicação do método, Paula Vida, encarregada do setor de Serviços de Capela do Alto, explica que conseguiu chegar a uma solução: trocar os pratos plásticos, que são mais difíceis de limpar, por louça.
“O material plástico tem uma degradação, vai arranhando, passa por um desgaste natural da peça. Então, para lavar, as funcionárias chegavam a ensaboar os pratos até três vezes para fazer uma higiene adequada nesses pratos”, destaca a servidora.
A troca do material permitiu uma economia de 20% no consumo de água diariamente. Apenas na lavagem dos pratos eram utilizados 320 litros de água por dia.
Hoje, a unidade de ensino passou a consumir 288 litros do recurso hídrico no mesmo período.
Por meio de um estudo, Paula Vida, estima que após a troca de todas as louças, eles terão uma economia de mais de R$ 500 por ano com a mudança.
No total, as prefeituras participantes conquistaram uma redução de R$ 70.000 aos cofres públicos.
Mas a economia não é apenas financeira. Por isso, a Fundação Toyota firmou uma parceria com a FEE® para que a entidade avalie o real impacto ambiental e econômico que tem o projeto Ambientação nas comunidades brasileiras.
“Tenho certeza que a avaliação do ciclo de vida, realizada pela Fundação Espaço ECO® vai contribuir ainda mais com os resultados que temos apresentado a cada ano”, reforça o Presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante.
”Estamos falando de duas organizações com uma grande afinidade de propósitos, pois promovemos o desenvolvimento sustentável, capacitações e mudanças na sociedade. Isso fez com que o diálogo fluísse de maneira rápida e produtiva. Acredito que nosso conhecimento na mensuração de aspectos de sustentabilidade dará uma importante contribuição aos projetos apoiados pelo Ambientação”, afirma Rodolfo Viana, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®.
O projeto Ambientação teve início em Indaiatuba em 2008, já envolveu mais de meio milhão de pessoas em comunidades nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e conquistou importantes prêmios ambientais e de responsabilidade social.
Em Sorocaba, a iniciativa acontece desde 2014 e foi a primeira cidade a abrir as portas para a edição Regional do projeto.
A parceria com a Fundação Espaço ECO® terá início em 2018 e avaliará iniciativas de municípios que integram o Ambientação.