A Ford fez hoje a primeira exibição do Ka FreeStyle, mais uma versão aventureira do Ka, que deve chegar no segundo semestre, formando par com a versão Trail.

O Mecânica Online®, juntamente com os demais colegas da imprensa brasileira e argentina, marcou presença para conferir as modificações que a Ford vai implementar no modelo.

Apresentado na América do Sul de forma simultânea com a Índia, o Ka FreeStyle é resultado de um projeto global desenvolvido com a participação de diversos países para atender diferentes mercados.

“O FreeStyle é um veículo de conceito inovador, robusto e avançado. Atraente, versátil e conectado, esse é um novo produto desenvolvido para fazer parte da família Ka com o objetivo de atender um consumidor com interesses muito específicos”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.

Segundo ele, além de características de flexibilidade dentro e fora do asfalto, design robusto e agilidade, o modelo vai oferecer o que a marca tem de mais avançado em conectividade, o sistema SYNC 3, com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

O Ka FreeStyle tem uma arquitetura aprimorada que o coloca dentro de um novo nicho no mercado, o dos utilitários compactos, ou CUVs, com maior versatilidade para atender as novas aspirações dos consumidores da categoria.

O sobrenome FreeStyle – emprestado da série de maior sucesso do EcoSport – não deixa dúvidas da sua inspiração no utilitário esportivo da marca.

Em termos de estilo, o Ka FreeStyle é marcado pelo visual robusto, com altura elevada do solo e vários itens diferenciados que destacam a sua personalidade própria.

A frente de linhas fortes e esculpidas exibe uma grade ampla com acabamento metálico, para-choques encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada, além do farol de neblina com moldura em forma de “C” bastante atraente.

Na traseira, destaque para as novas lanternas, com interpretação contemporânea, alinhada com toda a linha de produtos da Ford.

O rack de teto exclusivo também em acabamento metálico chama bastante atenção.

O modelo conta ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com acabamento na cor Magnetic. A cor metálica marrom Trancoso apresentada no protótipo é outra novidade.

“O Ka FreeStyle compartilha a mesma plataforma do Ka, mas tem uma proposta de estilo e de uso diferenciada, combinando as qualidades em estrada de um hatch premium com a robustez e o espírito aventureiro dos fora de estrada”, afirmou Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul.

O executivo destacou o caráter inovador do FreeStyle, que o credencia como mais um marco na história de transformação do Ka. “É um veículo evoluído e empolgante que vai introduzir também outras importantes novidades nos aspectos de engenharia, tecnologia e acabamento para surpreender o consumidor e levar a linha a um novo patamar dentro da categoria”, completou.

Vídeo do Ka FreeStyle

Por enquanto a Ford não revelou detalhes sobre aspectos mecânicos – tudo indica que será utilizada a motorização com três cilindros já aplicada no EcoSport, fazendo com que esta versão se torne a Top da gama do Ka.

A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano.