sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Honda leva dispositivos de robótica e soluções de gerenciamento de energia para a CES 2018

A Honda revelou seu novo conceito de robótica 3E (Empower, Experience, Empathy, que, em tradução livre, corresponde a Capacitar, Vivenciar, Sentir Empatia) na CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo, demonstrando uma gama de tecnologias experimentais projetadas para compreender as necessidades das pessoas e melhorar suas vidas.

- Publicidade -

Por meio de uma série de conceitos de robótica que expressam uma variedade de funções e designs, a marca compartilhou sua visão de uma sociedade na qual a robótica e a inteligência artificial poderão auxiliar as pessoas em diversas situações, como a recuperação em situações de desastres naturais, recreação e aprendizado a partir da interação humana, tornando-se mais colaborativa e empática.

O conceito de robótica 3E faz parte das principais áreas de foco da empresa na CES 2018: robótica, mobilidade e gerenciamento de energia.

- Publicidade -

A Honda pretende avançar nesses campos por meio de uma plataforma de inovação aberta, promovendo a colaboração com parceiros que compartilham da mesma visão da marca.

Ao invés de dispositivos autônomos que funcionam de forma independente, a Honda considera que a robótica deve auxiliar dispositivos múltiplos a funcionarem em conjunto, tal como um sistema, permitindo as pessoas expandirem o potencial de suas vidas.

Na CES 2018, a Honda também apresenta o Mobile Power Pack World, destacando a ampla aplicação de um conjunto de baterias recarregáveis e intercambiáveis e um sistema de conversão que permite o fácil armazenamento de energia renovável excedente.

- Publicidade -

Da alimentação de veículos a aplicações domésticas, o sistema oferece uma solução energética flexível que pode melhorar a vida das pessoas, especialmente em regiões onde a oferta de energia é instável.

“A Honda entende que a robótica não deve gerar conflito com as pessoas, mas sim servir como uma oportunidade para que elas possam expandir o potencial de suas vidas”, disse Yoshiyuki Matsumoto, presidente e CEO da Honda R&D Co., Ltd.

“Entramos em uma era na qual a robótica se tornará consideravelmente visível e essencial em nosso cotidiano, com a capacidade de desbloquear o potencial humano”.

3E – Empower (Capacitar)

“Capacitar” representa o conceito da Honda de que a robótica e as pessoas podem trabalhar juntas alavancando, mutuamente, seus pontos fortes.

A empresa demonstrou essa ideia com o 3E-D18, um conceito de rebocador autônomo off-road que utiliza inteligência artificial para auxiliar as pessoas numa ampla gama de atividades de trabalho.

Projetado pela Honda R&D Americas, o 3E-D18 pode ser equipado com um sistema de motor e transmissão elétrico ou a gasolina e pode acomodar uma infinidade de acessórios, visando ampliar a eficiência e aumentando a segurança para empresas públicas, comerciais e de consumo, como de busca e regaste, combate à incêndios, construção e agricultura.

O conceito 3E-D18 tem o potencial de minimizar a exposição humana a ambientes perigosos e pode desempenhar tarefas domésticas demoradas.

Com base no chassi do ATV da marca, com um histórico de 30 anos chegando a locais de difícil acesso, o 3E-D18 está equipado com tração nas quatro rodas e pneus agressivos, praticamente indestrutíveis e sem ar, permitindo escalar quase qualquer obstáculo.

O conceito 3E-D18 possui GPS e autonomia baseada em sensores, que são capazes de guiar a unidade em quase todos os ambientes.

Seu tamanho pequeno o torna super manobrável e perfeito para uma variedade de ambientes.

A Honda também exibe o 3E-B18, um conceito de mobilidade pessoal versátil, que foi projetado para uso casual em ambientes internos e externos, capacitando as pessoas usufruírem da mobilidade em várias situações.

Seu tamanho compacto e capacidade de girar em torno de um pequeno raio permitem que trafegue em espaços apertados, enquanto seu assento, com ajuste de altura, possui uma função que o mantém nivelado, mesmo em declives ou aclives.

O pedal estreito do 3E-B18 permite uma manobra tão flexível quanto um pedestre, permitindo ser usado em muitos locais.

Para o 3E-B18, a Honda prevê uma plataforma alimentada pelo Mobile Power Pack, que pode ser equipada com sensores de inteligência artificial para operação autônoma e que se conecta com vários dispositivos para criar uma variedade de cenários de uso.

3E – Experience (Vivenciar) – “Vivenciar” revela a ideia de que as pessoas e os dispositivos robóticos crescem juntos pela interação um com o outro, tornando a robótica ainda mais útil para as pessoas e sociedade como um todo.

Esse conceito é demonstrado no 3E-C18, um conceito de compacto elétrico criado para servir como uma plataforma móvel de apoio às atividades de empreendedores, artistas e pessoas que buscam novas maneiras de criar valor para a sociedade.

A plataforma, habilitada com inteligência artificial, pode aprender observando como as pessoas agem e operando autonomamente.

Com um visual de carrinho, ela ainda oferece espaços para transporte de itens e uma cobertura acoplada a uma plataforma compacta, com função de direção.

Além de poder acomodar vários complementos para uso pessoal e comercial, a plataforma base do conceito 3E-C18 também pode ser equipada com um Mobile Power Pack, que liberará o robô de quaisquer restrições relacionadas ao tempo de carregamento.

3E – Empathy (Sentir Empatia)- “Sentir Empatia” revela o conceito de que dispositivos de robótica possuem podem alcançar a empatia mútua com as pessoas, ao mesmo tempo em que oferecem apoio para atividades humanas.

Para concretizar esse conceito, a Honda aplicou a inteligência artificial ao dispositivo 3E-A18, que permite ao robô se comunicar e cooperar com as pessoas.

Desenvolvido para apoiar de forma perfeita as pessoas em suas vidas cotidianas, o 3E-A18 pode servir de guia em locais de aglomeração de pessoas como aeroportos ou shopping centers.

Além de comunicação verbal, realizada por câmeras e sensores integrados, o conceito 3E-A18 é capaz de oferecer informações e cuidados, compreendendo as necessidades individuais das pessoas, analisando seus arredores e suas expressões.

Reconhecendo que muitas pessoas precisam de conforto quando colocadas em situações estressantes, o 3E-A18 é projetado com um revestimento exterior macio convidativo ao toque e ao abraço.

O conceito se comunica com uma variedade de expressões faciais simples e fáceis de compreender, facilitando uma comunicação amigável e confortável entre pessoas e robôs.

Equipado com uma roda de direção omnidirecional, o 3E-A18 pode mover-se em qualquer direção.

Mobile Power Pack World (Pacote Móvel de Energia) – O Mobile Power Pack World demonstra a visão holística da Honda de como uma fonte de energia renovável pode ser utilizada para abastecer produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte, dispositivos digitais e aplicações domésticas.

Como a geração de energia não necessariamente coincide com a demanda por energia, a Honda prevê aproveitar a energia excedente e armazená-la em baterias eficientes e portáteis.

O Honda Mobile Power Pack é uma bateria portátil, recarregável e intercambiável que pode ser utilizada como fonte de energia em diversas situações.

Cada Honda Mobile Power Pack possui uma saída de 1KWh ou mais, e vários pacotes de energia podem ser usados simultaneamente, possibilitando o uso do Power Pack como fonte de energia para motocicletas elétricas e produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte.

A utilização de baterias portáteis e substituíveis elimina os tempos de recarga atualmente associados aos veículos elétricos.

Quando combinado com o carregador e descarregador do Conceito Portátil de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, o dispositivo pode ser utilizado como fonte de energia para atividades recreativas ou durante uma emergência.

O carregador/descarregador não apenas carrega o Mobile Power Pack, mas também o utiliza como fonte de energia para dispositivos elétricos conectados.

Equipado com rodas, o conceito portátil é fácil de transportar, impermeável e à prova de poeira, permitindo que seja utilizado em atividades recreativas ao ar livre.

A Honda também exibe o Conceito Expansível de Carregamento e Fornecimento do Honda Mobile Power Pack, que pode ser usado como uma fonte de energia em residências, acomodando vários dispositivos eletrônicos.

O Mobile Power Pack se comunica com outros dispositivos e pode coletar dados sobre como ele está sendo usado e, em seguida, enviar dados para outros dispositivos enquanto são carregados.

Além de apresentar soluções de energia convenientes, o Conceito Permutador mostra como uma unidade de estação de carregamento pode transferir cargas para várias unidades do Honda Mobile Power Pack ao mesmo tempo e fornecer pacotes de energia móveis de substituição.

A Honda prevê que o conceito seja utilizado em esquinas para fornecer pacotes de substituição de bateria para pessoas que usam produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte.

Além disso, ele pode contribuir para a estabilização do fornecimento de eletricidade ao entregar para a rede energia dos Power Packs durante os momentos de pico de consumo.

Para mostrar como o Mobile Power Pack se conecta à mobilidade pessoal diária, a Honda exibe a PCX Electric, uma scooter totalmente elétrica equipada com o motor elétrico exclusivo de alta performance da Honda e um pacote de energia móvel removível do Honda Mobile Power Pack, além do Conceito 4W-Vehicle, um veículo compacto e ágil baseado na Honda Pioneer 500 side-by-side.

Equipado com entradas para dois Honda Mobile Power Packs em cada lado, este veículo de emissão zero permite mais diversão e menor impacto para o meio ambiente em várias ocasiões, incluindo situações off-road.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança