quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Kia apresenta visão para mobilidade do futuro na CES 2018

A Kia Motors mostra sua visão de mobilidade futura na CES – Consumer Electronics Show 2018, que acontece em Las Vegas (EUA).

Sob seu novo lema “Sem limites para todos”, a Kia aposta em um futuro no qual as oportunidades de mobilidade e transporte serão ilimitadas.

Para ampliar os horizontes com seus serviços de mobilidade, a Kia também está expondo uma série de novas tecnologias como parte da nova estratégia ‘ACE’ para tornar seus carros mais Autônomos, Conectados e Ecoelétricos.

“‘Sem limites para todos’ é a visão de futuro da Kia, na qual todos têm a oportunidade de aproveitar o valor infinito que a mobilidade irá trazer. Este é o manifesto da Kia, de acordo com seu papel como fornecedora de mobilidade em massa no futuro. Hoje, os consumidores estão tomados pela ideia de que um carro é ‘apenas um veículo’, mas a Kia está empenhada em oferecer uma solução mais ampla para a mobilidade. ‘Sem limites para todos’ representa o futuro em que um veículo pode ser muito mais do que a simples soma de suas partes”, disse o Woong-chul Yang, vice-presidente e chefe do Centro de P&D da Kia.

A estratégia ‘ACE’ da Kia é baseada em três elementos principais, apresentando a visão da marca para o transporte pessoal futuro:
· Autônomo – A Kia planeja comercializar tecnologia de condução autônoma de Nível 4, com testes de veículos autônomos de “Cidade Inteligente” a partir de 2021.
· Conectado – Até 2025, a Kia adotará tecnologias de automóveis conectados em todos os segmentos de veículos. Além disso, pretende tornar cada modelo um carro conectado até 2030.
· Eco / Elétrico – A Kia apresentará 16 novos veículos com avançado powertrain até 2025, incluindo uma variedade de novos híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos, bem como um veículo elétrico de célula de combustível totalmente nova em 2020.

Além da condução autônoma – Na CES 2018, a Kia está apresentando uma série de exposições interativas que combinam tecnologias existentes e futuras.

O objetivo é demonstrar como os veículos podem ser otimizados com novas formas de avançadas conectividades à medida que se tornam mais autônomos.

As exposições da Kia na CES 2018 sugerem um futuro “além da condução autônoma”.

Os visitantes podem interagir com as tecnologias de controle autônomo da Kia através de um simulador VR, ao mesmo tempo que experimentam um simulador que demonstra como os carros podem se conectar com outros veículos e com o ambiente urbano.

A empresa planeja operar uma frota de testes em larga escala para tecnologia autônoma em estradas públicas a partir de 2019, preparando o caminho para a produção comercial.

A Kia pretende comercializar veículos autônomos de Nível 4 em “cidades inteligentes” a partir de 2021.

“Os carros conectados da Kia oferecerão um novo tipo de experiência de mobilidade. A realidade virtual, os carros autodirigidos e a conectividade completa já foram considerados tecnologias de futuro distante. À medida que rapidamente se tornam realidade, a Kia está trabalhando para adaptá-las aos seus clientes. Nossa estratégia para mobilidade futura é demonstrada por uma variedade de exibições interativas, mostrando o que nossos clientes podem aguardar”, disse o vice-presidente Yang.

16 novos veículos eletrificados até 2025 – A Kia continuará a expandir sua gama de carros pró meio ambiente nos próximos anos e planeja oferecer um total de 16 veículos eletrificados até 2025, incluindo um veículo de célula de combustível elétrica (FCEV) em 2020.

“Até 2025, oferecemos um total de 16 veículos com avançado powertrain, com cinco novos híbridos e híbridos plug-in, cinco novos de baterias EV e um novo FCEV de mercado de massa. Devido ao lançamento em 2020, este FCEV liderará os esforços da Kia para alcançar um futuro para a mobilidade de emissão zero”, disse o vice-presidente Yang.

Como parte desta estratégia, a Kia exibe o Niro EV Conceito na CES 2018.

Combinando o design elegante de um SUV compacto moderno com um powertrain elétrico de alta eficiência, o veículo representa o próximo passo da marca rumo à eletrificação.

Criado pelo estúdio de design da Kia na Coreia, o Niro EV Conceito é um SUV compacto totalmente elétrico.

Seu corpo aerodinamicamente eficiente permite que o ar passe ao redor e embaixo do veículo com facilidade.

A grelha tradicional, que não é mais necessária para o resfriamento do motor, é substituída por um painel de exibição interativo, combinado com a tecnologia de lâmpada ultrafina na frente.

O conceito se inspira no atual Kia Niro, com uma silhueta compacta, corpo elevado e uma ampla coluna C.

O aspecto traseiro possui bordas limpas e afiadas, permitindo que o ar flua mais facilmente na parte de trás do carro.

Com um powertrain elétrico silencioso e a expectativa de que o carro possa ser conduzido com frequência em cidades e estradas urbanas, o Niro EV Conceito possui novas tecnologias para aumentar a segurança dos pedestres.

O novo Sistema Ativo de Aviso de Pedestre (APWS) possui uma combinação de câmeras de visão frontal, tecnologia de reconhecimento de objetos e alto-falantes frontais.

Se o sistema detecta a passagem de pedestres ou ciclistas na frente do carro, os alto-falantes tocam um alerta direcionado especificamente a essa pessoa, avisando-os da presença do carro.

O APWS é acompanhado pelo novo sistema de iluminação interativa do Niro EV Conceito, que oferece aos usuários e pedestres uma comunicação visual altamente intuitiva com o veículo.

No interior, a cabine foi projetada com uma aparência minimalista e digital, criando uma maior interação do usuário com novas tecnologias e recursos.

Com um design envolvente para motorista e passageiros, o layout horizontal do painel apresenta superfícies largas e lisas.

O efeito é uma sensação de espaço e tranquilidade na cabine, reforçada pelos tons suaves de prata, cinza e bronze que cobrem todas as superfícies.

O Niro EV Conceito é alimentado por uma nova geração de powertrain de veículos elétricos, usando novas tecnologias de produção destinadas a futuros EVs da Kia.

A energia é fornecida por uma bateria de polímero de lítio de alta capacidade de 64 kWh, emparelhada com um poderoso motor elétrico de 150 kW.

O Niro EV Conceito possui autonomia de 388 km, com zero emissões de escape.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn