O novo BMW M5 2018 acaba de bater dois recordes mundiais de drifiting do Guinness World Records.
O instrutor de direção da BMW, Johan Schwartz, realizou a manobra por 374 quilômetros (232,5 milhas) no BMW Performance Center, em Greer Carolina do Sul (Estados Unidos), estabelecendo um novo recorde na categoria “Maior distância de drift em oito horas” — a distância recorde anterior, que era do mesmo piloto, era de 230 quilômetros (143 milhas).
Além desse recorde, outra marca foi superada no mesmo dia: “O mais longo drift de dois veículos (com pista molhada)”, quando a dupla de veículos completou 79 quilômetros (49,25 milhas) em uma hora.
Para atingir esses resultados, a BMW se uniu à fabricante automotiva local Detroit Speed para desenvolver um sistema customizado de combustível com corte a seco capaz de reabastecer o BMW M5 durante o drift da mesma forma que aviões de caça conseguem reabastecer no meio do voo.
Foi esse sistema de abastecimento que permitiu ao piloto realizar o drift continuamente por oito horas.
“Nós sabíamos que, se quiséssemos o recorde mundial, teríamos de encontrar uma maneira de manter o M5 sem parar para reabastecer”, disse Schwartz.
“No final, o sistema de reabastecimento funcionou perfeitamente e o M5 funcionou como esperado. Foi uma grande vitória”, conclui.
Embora o sistema de abastecimento tenha sido construído com os componentes tecnologicamente mais avançados do mercado, era necessário um toque humano para fazer e manter a conexão de reabastecimento.
No Consumer Electronics Show (CES) desta semana, haverá demonstrações de drift com o BMW M5 a cada hora, enquanto o M5 que faturou o recorde mundial será exibido aos visitantes da feira de tecnologia.