A associação de uma fonte limpa de energia com as transmissões totalmente automáticas Allison provou ser a combinação perfeita para o Transnugon.
Os caminhões Scania movidos a gás natural liquefeito (GNL) da empresa de transporte, equipados com uma Allison automática, economizam perto de 7% mais de combustível do que os veículos da frotaque usam transmissões manuais ou manuais automatizadas (AMTs).
“Podemos confirmar que a caixa de marchas Allison oferece uma economia de combustível muito significativa nas rotas de baixa velocidade com paradas freqüentes, que são típicas do transporte urbano e interurbano”, afirma Pablo Bordils, diretor da Transnugon.
“Se adicionarmos a economia de 7% à redução de 10% no consumo de combustível obtida com a transformação dos motores para o uso de GNL, estamos falando de uma diminuição total de 17% em relação aos veículos a diesel com uma automatizada (AMT) em rotas curtas”.
Dois anos e meio atrás, em coincidência com o aumento do preço dos combustíveis, a empresa de transportes espanhola, que tem alcance internacional, começou a testar vários veículos movidos a GNL.
Essa iniciativa fez com que a Transnugon cortasse os custos de combustível em cerca de 17% nos veículos convertidos de diesel para GNL.
Cerca de 7% dessa economia foi obtida pela substituição das AMTs pelas automáticas Allison.
“Na época, sentimos que, além da relação custo-benefício, a mudança para o GNL foi um diferencial que veio a proporcionar uma oportunidade de crescimento, sem aumentar os custos para nossos clientes”, disse Bordils.
Atualmente, 25% da nossa frota de 225 veículos, incluindo cavalos-mecânicos com carreta e caminhões rígidos com idade média inferior a dois anos, é movida por GNL.
Em função desse crescimento, a empresa construiu sua própria estação de abastecimento de GNL nas suas instalações de Valência.
Os motores movidos a gás natural apresentam melhor desempenho quando são conectados a uma transmissão da Allison.
O conversor de torque Allison multiplica a força do motor para melhorar significativamente as partidas em rampas e as acelerações.
Quando comparadas às transmissões manuais e automatizadas, a Continuous Power Technology™ permite acelerações efetivas, e maiores produtividade e eficiência — o que maximiza os benefícios dos motores a gás natural.
Maior durabilidade é outra vantagem das transmissões automáticas.
“As caixas de marchas manuais requerem uma habilidade que nem sempre os motoristas possuem, o que significa que elas precisam ser robustas e confiáveis”, explica Bordils.
“E sou testemunha de que as transmissões Allison são eficazes e resistentes”.
Da frota de veículos movidos a GNL equipados com uma transmissão Allison, dois caminhões Scania estão em operação em Valência, e sete Iveco Stralis (com 18 e 26 toneladas e com dois ou três eixos) estão em Madri.
“Sem qualquer dúvida, a Allison oferece total confiabilidade e desempenho”, afirma Bordils.
“Nós agimos corretamente quando escolhemos as transmissões da marca para nossos veículos”.