Com o novo A6, a Audi apresenta a oitava geração de seu bem-sucedido sedã full-size e traz numerosas inovações para o segmento.
Seja em termos de digitalização, conforto ou esportividade, o elegantemente esculpido A6 é o multitalento da classe de carros de luxo.
O sistema MMI sensível ao toque totalmente digital proporciona uma operação intuitiva, com soluções de conectividade e assistência inteligentes.
O interior adota sistematicamente a digitalização e é inovador em seu segmento.
A suspensão combina conforto, suavidade e alta estabilidade com aprimorada esportividade. Todos os motores possuem um sistema híbrido leve como equipamento de série para maior comodidade e eficiência.
Sistema MMI sensível ao toque – personalizável e intuitivo – O sistema MMI sensível ao toque do novo A6 estabelece novos padrões em termos de operação e personalização intuitivas. Com extensas opções de customização inteligente, o carro é adaptado ao motorista: no sistema operacional, os botões favoritos constituem a base ideal para as preferências individuais e oferecem excelente facilidade de uso.
Até sete motoristas podem armazenar suas configurações em perfis de usuários individuais, personalizando até 400 parâmetros.
O controle em idioma transforma o novo A6 em um parceiro de diálogo e companheiro de viagem inteligente: processa perguntas e comandos de duas maneiras, com dados armazenados a bordo e em conjunto com MMI navigation plus.
O MMI com respostas táteis e acústicas oferece uma operação intuitiva: os usuários ouvem e sentem um clique como confirmação assim que seu dedo ativa uma função.
O motorista gerencia o sistema de infotainment na tela superior, enquanto a tela inferior é usada para controle climático, entrada de texto e para funções de conveniência.
MMI navigation plus e Audi connect – mais conveniência na classe executiva – O novo A6 oferece uma ampla gama de soluções de conectividade para uma excelente segurança, conveniência e personalização.
A lista de equipamentos de série inclui MMI navigation, com MMI navigation plus disponível opcionalmente. O módulo de tecnologia de transferência de dados utiliza o novo padrão móvel LTE Advanced.
O MMI navigation plus também oferece uma série de novos recursos de navegação.
Entre eles estão a função de autoaprendizagem, baseada nas rotas percorridas, o que cria sugestões de pesquisa inteligentes.
A orientação do percurso é fornecida online nos servidores mantidos pelo provedor de serviços HERE, que atualizam sobre a situação do trânsito em toda a região.
O Audi connect também oferece serviços de tráfego de carro-para-X, além de informações sobre perigos na via. Esses recursos utilizam a inteligência digital da frota da Audi e conectam o A6 ao seu ambiente.
Sistemas de assistência ao motorista – Conforto, equilíbrio e segurança ainda maiores em viagens – o A6 com seus refinados sistemas de assistência ao motorista estabelece novos padrões na classe de carros de luxo.
Entre eles estão o parking pilot e o garage pilot, que devem ampliar a gama de equipamentos do modelo ao longo do ano: eles manobram de forma autônoma o sedã dentro e fora de uma vaga de estacionamento ou garagem.
O motorista pode sair do carro antes de ativar e monitorar o processo usando o aplicativo myAudi em seu smartphone.
O parking pilot e o garage pilot fazem parte do pacote de assistência ao estacionamento – um de três pacotes. O pacote City inclui recursos como o novo cross assist.
Já o pacote Tour vem com o adaptive cruise assist, que complementa o ACC por meio de uma suave intervenção de direção para manter o veículo na pista, e ainda a efficiency assit, que proporciona um estilo eficiente de condução.
Tecnologia híbrida leve – todos os motores são eletrificados – Todos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida leve da Audi.
Uma partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h.
A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia.
Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.
Carroceria e dimensões – mais espaço para as pernas na classe executiva – A carroceria do novo A6 também contribui para a atmosfera descontraída a bordo.
Um exemplo é a aerodinâmica avançada: com um coeficiente de arrasto de 0,24 (com um motor a ser lançado posteriormente) e graças à sofisticada acústica, o sedã permanece silencioso, mesmo em altas velocidades.
O interior do novo A6 é ainda maior que no modelo anterior. No que diz respeito ao espaço para as pernas na traseira, o carro supera seu antecessor e seus principais concorrentes.
O espaço para a cabeça e para os ombros na dianteira e na traseira também são superiores aos da versão anterior. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute.
A suspensão – ágil como um carro esportivo, fácil de manobrar como um modelo compacto – O novo A6 é visivelmente mais esportivo que seu antecessor, graças especialmente a soluções inovadoras para a suspensão.
A relação da direção progressiva torna-se ainda mais direta à medida que a velocidade do veículo aumenta; um novo conceito de amortecimento também transmite respostas intensas da estrada. O A6 é fácil de manobrar na cidade, ágil em pisos irregulares e equilibrado e confortável nas rodovias.
O sistema de direção dinâmico das rodas é um componente-chave para essa agilidade e dirigibilidade, unindo respostas diretas da direção esportiva a uma estabilidade inabalável.
Trem de força – Como parte do lançamento nos mercados europeus, a Audi oferece o novo A6 com dois motores potentes e suaves – um TFSI e um TDI.
O motor a gasolina é um 3.0 TFSI V6 rende 340 cv de potência e 500 Nm de torque, e capaz de acelerar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Já o 3.0 TDI desenvolve 286 cv e 620 Nm de torque.
O design externo – técnico e elegante – Assim como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um dos embaixadores da nova linguagem de design da Audi.
Com superfícies esticadas, bordas afiadas e linhas atraentes, o sedã transmite seu caráter inconfundível: elegância esportiva, alta tecnologia e sofisticação.
O exterior se destaca com suas proporções equilibradas: capô longo, grande distância entre-eixos e balanços curtos.
A larga e baixa grade Singleframe, os faróis planos e as entradas de ar poderosamente contornadas exaltam a esportividade do modelo.
Na lateral, três linhas destacadas reduzem a altura visual do carro. Os contornos esticados das caixas de rodas são caraterísticos da genética quattro da Audi.
Design de iluminação – a tecnologia viva – O design de iluminação enfatiza a característica tecnológica do A6. A Audi oferece três versões de faróis.
O LED HD Matrix traz cinco linhas horizontais que formam a assinatura da luz diurna, enfatizando a largura da dianteira.
Acima delas estão os módulos de farol baixo que parecem pupilas.
Opcionalmente, a assinatura de iluminação das lanternas é composta por uma única linha horizontal e nove segmentos verticais para cada unidade; a luz de freio preenche as áreas no meio.
O indicador dinâmico de direção também está incluído no equipamento topo de linha.
Ao destravar e travar as portas, uma função pulsante traz à vida a combinação de design e tecnologia que é a marca registrada da Audi.
A montadora oferece dois pacotes de iluminação ambiente para o interior.
O interior – design futurista – O interior do A6 traz revestimentos inteiramente pretos – um aspecto agradável que expressa a tecnologia e as características digitais do sedã.
O elegante painel de instrumentos e a calma e contínua linha horizontal da carroceria criam uma sensação arejada de espaço.
O console central do modelo é direcionado para o motorista, assim como a tela MMI.
O novo A6 será fabricado na planta de Neckarsulm e será lançado no mercado alemão em junho de 2018.