quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Novo Lexus UX faz sua estreia mundial em Genebra

Após os recentes lançamentos do cupê esportivo LC, do sedã LS e do SUV de luxo RX com três fileiras de bancos, a Lexus está rompendo fronteiras com o UX, o primeiro crossover compacto de luxo do mundo.

Estreando no Salão de Genebra 2018, o UX apresenta design inovador e ousado, motores novos e eficientes e itens de luxo surpreendentes.

“O primeiro Lexus UX é projetado para o explorador urbano que busca uma versão nova, contemporânea e dinâmica dos carros de luxo”, disse Chika Kako, Vice-Presidente Executivo da Lexus International e engenheiro responsável pelo UX.

“Projetamos o carro pensando nos compradores na casa dos 30 anos, buscando não somente algo inovador e excitante, mas também relevante para seu estilo de vida.”

O UX é o primeiro Lexus a utilizar a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact) da marca.

A estrutura super-rígida e o centro de gravidade baixo ajudam o UX a entregar agilidade de condução e conforto exemplares, juntamente com uma personalidade distinta.

O Lexus UX 2019 estará disponível em mercados internacionais em duas versões: o UX 200 traz um novo motor de 2.0L, com quatro cilindros, acoplado à inédita caixa CVT de Troca de Marchas Direta, enquanto o UX 250h combina o mesmo propulsor a gasolina de 2.0L com um novo sistema de acionamento híbrido de 4ageração.

A nova tecnologia, que se relaciona com a navegação, permite que o UX 250h otimize a operação híbrida de maneira proativa, aprendendo com as rotas e hábitos do condutor e se adaptando a eles.

DESIGN OUSADO, VERSATILIDADE URBANA – O UX é uma declaração audaciosa dentro de um segmento caracterizado por SUVs convencionais.

O design marcante, notável pelos para-choques dianteiro e traseiro arrojados, envolve a cabine com um cockpitpensado idealmente para o condutor e um espaço relaxante para os passageiros.

Para simplificar a vida do explorador urbano, as proporções do veículo permitem dirigibilidade fácil, com o melhor diâmetro de giro do segmento, de 10,3m.

Uma distância entre eixos de 2,63m contribui para uma viagem suave e estável na espaçosa cabine, enquanto o comprimento de 4,49m faz com que o Lexus UX se encaixe de maneira conveniente em vagas de estacionamento para veículos compactos.

O formato básico do veículo flui das linhas da grade dianteira e envolve a cabine.

Superfícies exteriores esculpidas transmitem a ideia de força e segurança.

A grade dianteira característica da Lexus no estilo “Spindle” possui um novo padrão em formato de blocos com elementos individuais que mudam de forma gradualmente conforme irradiam do centro do emblema da Lexus.

A grade possui uma aparência tridimensional que muda de acordo com o ângulo do qual é observada.

Lanternas diurnas dispostas em formato de seta acima dos faróis enfatizam a iluminação em formato de L – marca registrada da Lexus – e dão destaque para o design dianteiro arrojado.

Na parte traseira, um tratamento com estilo elegantemente simples contrasta intensamente com os para-choques robustos, que destacam as qualidades dinâmicas e fortes do UX.

Uma nova marca registrada da Lexus, as luzes traseiras projetam uma luz noturna distinta formada por uma sequência de 120 LEDs e afunilam-se em direção ao centro, medindo apenas 3 mm de espessura em seu ponto mais estreito.

Entre os novos modelos de roda de alumínio de 17 e 18 polegadas criados especificamente para o UX, as de 17 polegadas de cinco raios apresentam um design aerodinâmico inovador.

As simulações de computador e o teste de túnel de vento produziram um perfil para os raios da roda que aumenta o fluxo de ar para arrefecer os freios a disco, sem comprometer o coeficiente de arrasto (Cd) do veículo.

DESIGN INTERIOR: UM NOVO PATAMAR DE LUXO LEXUS – A aparência e sensação do interior do UX é puro Lexus.

Desde seu início a marca utilizou as tradições japonesas seculares de artesanato e hospitalidade para incutir em seus veículos um senso único de luxo contemporâneo e o UX não é exceção.

Inspirado por um conceito tradicional japonês que suaviza a divisão entre exterior e interior de uma casa, os designers criaram um sentimento de continuidade para o UX.

Do assento do condutor, a parte superior do painel de instrumentos parece prolongar-se além do para-brisa, dando ao motorista um excelente campo de visão e uma noção clara das dimensões do veículo.

Visto de fora, o capô parece se conectar diretamente ao painel de instrumentos através do para-brisa.

Entrar e sair do UX fica mais fácil com a colocação ideal do ponto do quadril e moldagem única da almofada do assento.

A abordagem com foco no ser humano continua atrás do volante. O design baixo e discreto do painel de instrumentos e as molduras elegantes da coluna A são moldadas para melhorar a visibilidade.

O UX dá ao condutor a visão dominante da estrada, mas com uma posição de condução mais similar à de umhatch esportivo.

Um conceito de “controle total” disponibiliza a operação de todas as principais funções do veículo ao redor do motorista.

Além disso, a forma do encosto permite ao condutor operar os controles enquanto mantém uma postura confortável e natural.

Existe muita tecnologia no Lexus UX, e novamente, o conceito de design centrado no ser humano torna tudo facilmente acessível.

Um exemplo é a integração de botões de áudio em um descanso para as mãos no console central.

Mesmo com um foco tão forte no motorista, a cabine do UX cria uma atmosfera relaxante para os passageiros.

Chika Kako, engenheiro responsável pelo UX, aproveitou sua experiência no desenvolvimento de materiais e no tempo gasto na Europa para ajudar a definir a aparência e a qualidade do interior, em particular, aplicando uma abordagem de “menos é mais”.

Novos acabamentos luxuosos – O UX estreia dois acabamentos internos impressionantes que também se conectam à tradição japonesa.

Um elemento é um estofamento de couro opcional inspirado por sashiko, uma técnica de acolchoado japonesa tradicional que também é usada na confecção de uniformes de artes marciais de judô e kendo.

Um padrão de perfuração derivado de curvas matemáticas e gradações em alinhamento perfeito dá aos assentos uma aparência especialmente contemporânea.

O painel de instrumentos do UX e o acabamento da cabine oferecem uma escolha de dois padrões e quatro cores diferentes.

Pela primeira vez em um Lexus, o UX oferece um novo acabamento inspirado no grão do papel japonês, conhecido como washi, tradicional em casas japonesas.

Criado usando um processo de moldagem por lama e um acabamento de superfície cuidadosamente escolhido, evoca uma sensação de calor e acolhimento.

O acabamento em couro do UX é o mesmo utilizado nos modelos Lexus LC e no sedã LS.

TECNOLOGIA CRIATIVA – A ousadia não termina no exterior do UX. Os designers da Lexus criaram uma atmosfera de cabine com profunda qualidade, que será especialmente evidente para aqueles que compram um veículo de marcapremium pela primeira vez.

Como exemplo, cada uma das saídas de ar do UX usa um novo controle de um único botão para a direção e volume do fluxo de ar enquanto as aberturas em si são iluminadas usando um novo sistema sem fio.

Ao combinar as duas funções em um único controle, as aberturas podem ser ampliadas, melhorando sua eficácia.

A fonte de luz LED de cada controle é alimentada sem fio usando ressonância eletromagnética entre duas bobinas vibrando na mesma frequência.

Usando o mesmo princípio de design que a combinação de lâmpadas traseiras do Lexus LC, os LEDs da ventilação usam ótica de espelhos para criar um efeito da profundidade de iluminação flutuante, mesmo que o elemento do refletor tenha apenas 3 mm de espessura.

DESEMPENHO REVIGORANTE – Compacto e de atitude dinâmica, o Lexus UX 2019 é projetado para oferecer sensação de “desempenho elegante”.

Ele é rápido e atraente, porém de comportamento sutil.

Fundamental no que se refere à capacidade de resposta e conforto do veículo, a plataforma GA-C fornece ao UX o centro de gravidade mais baixo de sua categoria.

O trabalho de engenharia consistiu em oferecer alta resistência em torno das aberturas das portas traseiras e do porta-malas do modelo.

A suspensão dianteira MacPherson e o sistema de suspensão traseira independente tipo double wishbonesão especialmente ajustados para uma combinação de agilidade urbana e conforto, mesmo em ruas de superfície desgastada.

Detalhes cuidadosamente refinados, como a qualidade do óleo do amortecedor, selos de óleo e controle de fricção nos amortecedores, têm um impacto significativo na qualidade da condução.

Um sistema de direção assistida elétrica com uma nova coluna compacta e altamente rígida ajudam na dirigibilidade, com resposta rápida aos comandos do condutor e excelente sensação de dirigir.

UX 200: MOTOR ULTRAEFICIENTE E CÂMBIO CVT- O desempenho arrojado e a alta eficiência de combustível também são chamarizes do novo motor 2.0L de quatro cilindros e 170 cv do UX 200.

Tecnologias avançadas, incluindo combustão de alta velocidade, injetores de combustível diretos, uma bomba de óleo com capacidade variável contínua, sistema de resfriamento variável e timing de válvulas inteligentes VVT-iE no lado de admissão conferem ao motor uma eficiência térmica máxima de cerca de 40% – um número excepcional para um motor de um veículo de passeio.

O primeiro câmbio CVT de Troca de Marchas Direta da Lexus estreia no UX 200 com o intuito de desempenhar um papel fundamental na condução do crossover.

A nova transmissão combina o desempenho suave, com eficiência de combustível de uma transmissão convencional continuamente variável a uma sensação de condução mais direta.

Um CVT convencional usa duas polias, conectadas por uma correia, que podem mudar seu raio perfeitamente e, assim, alterar a relação de transmissão efetiva, sem qualquer efeito de “degrau”.

O novo câmbio CVT Lexus usa uma caixa de marcha adicional para arranque a partir de uma parada, dando ao UX uma sensação de aceleração mais rápida e linear.

Como as engrenagens reduzem a necessidade de o mecanismo de polias e correia d o CVT ser usado em baixas rotações, a propagação da relação do CVT pode ser dedicada ao maior alcance, maximizando a eficiência.

UX 250H: SISTEMA HÍBRIDO LEXUS DE NOVA GERAÇÃO – A Lexus apresentou o primeiro veículo híbrido de luxo do mundo há 15 anos e a marca continua a ser líder neste segmento.

O UX 250h 2019 ressalta essa posição com um propulsor híbrido de nova geração que oferece desempenho envolvente e eficiência de combustível exemplar.

O novo motor a gasolina é notável por sua alta eficiência térmica, gerando potência combinada dos propulsores a combustão e elétrico de 178 cv.

A otimização do nível de assistência do motor elétrico produz uma sensação de aceleração linear sem que o motor funcione a altas rotações.

Sua velocidade é sincronizada com a velocidade do veículo para criar uma sensação de aceleração imediata e contínua.

O sistema híbrido possui uma unidade de controle de potência nova, compacta e leve, projetada para minimizar as perdas de energia através de calor e fricção.

A localização da bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) e do sistema de resfriamento compacto embaixo do banco traseiro ajuda a maximizar o espaço da cabine e da área de carga, além da sua localização apoiar o baixo centro de gravidade do veículo.

E-Four AWD- O sistema E-Four fornece capacidade de tração integral ao UX 250h utilizando um motor elétrico adicional no eixo traseiro.

A distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente ao acelerar, fazer curvas ou dirigir em superfícies escorregadias.

Quando uma perda de atrito é detectada na roda traseira, a energia direcionada para a traseira é aumentada para cerca de 80%, a velocidades de até 70 km/h, contribuindo para manter a estabilidade.

Direção Eficiente Preditiva – Alguns motoristas de automóveis híbridos usam técnicas para maximizar a autonomia do automóvel, em uma ação chamada em inglês de “hypermiling”.

O Lexus UX 250h apresenta novas tecnologias que levam ohypermiling para novos níveis.

O UX 250h estreia a Direção Eficiente Preditiva, um sistema inovador da Lexus que analisa os hábitos de condução e as condições esperadas de trânsito da via para otimizar o carregamento e a descarga da bateria híbrida.

Quanto mais o UX 250h é conduzido, mais dados são coletados para ajudar a otimizar o consumo de combustível (o sistema pode ser desligado a qualquer momento).

A tecnologia “Predictive Deceleration Support” utiliza conhecimentos coletados sobre o comportamento do motorista para prever quando e onde o veículo provavelmente irá desacelerar ou parar.

Por exemplo, quando o UX se aproxima de um local onde o condutor desacelerou ou parou no passado e o condutor solta o pedal do acelerador, o “Predictive Deceleration Support” aumenta a frenagem regenerativa, permitindo uma recuperação e recarga de energia mais eficientes da bateria híbrida.

O sistema pode fornecer suporte de desaceleração até uma distância de cerca de 300 metros à frente do veículo.

O controle “Predictive State of Charge (SOC)” para a bateria híbrida é uma tecnologia inédita que funciona em estradas com declive e em tráfego congestionado.

Operando quando o UX está seguindo a orientação do sistema de navegação, ele irá prever o percurso dos próximos 10 km à frente.

SEGURANÇA – O UX oferecerá o Lexus Safety System +. Ele inclui um sistema de pré-colisão (PCS) que pode reconhecer pedestres à noite.

Além disso, a capacidade do radar PCS foi ampliada para permitir a detecção de ciclistas durante o dia.

O pacote disponível para o UX também inclui o Lexus Co DRIVE (com Lane Tracing Assist e Adaptive Cruise Control), sistema automático High Beam/Adaptive High-beam System e Road Sign Assist.

UX F SPORT – O design e a atitude arrojados do Lexus UX pedem pelo tratamento F SPORT da marca, que está disponível tanto para o UX 200 quanto para o UX 250h.

O ajuste exclusivo da suspensão F SPORT inclui molas específicas e barras estabilizadoras, além de amortecedores traseiros mais rígidos para aumentar a agilidade e o desempenho.

A opção F SPORT pode ser combinada com uma versão adaptada ao UX do sistema Adaptive Variable Suspension (AVS) de alta precisão, que estreou no cupê LC.

O sistema aumenta a força de amortecimento para minimizar a inclinação em curvas ou mudanças de pista e reduz a força de amortecimento em linha reta para preservar a qualidade da condução.

Quando o AVS está instalado, ele está vinculado ao modo Sport S + no sistema de seleção de con dução do veículo.

Características exteriores exclusivas que enfatizam uma forma baixa e ampla dão às versões F SPORT uma aparência esportiva.

Grandes luzes de neblina com molduras cromadas em forma de L e a grade dianteira exclusiva da versão F SPORT amplificam o impacto visual.

Um design exclusivo do para-choque traseiro, as rodas de liga leve de 18 polegadas e os detalhes pretos nas molduras dianteira e traseira completam a transformação exterior F SPORT.

As características interiores exclusivas do F SPORT incluem assentos esportivos dianteiros feitos com uma técnica de espuma integrada com alto suporte.

Um painel de instrumento com um anel externo móvel é um recurso assinatura F SPORT inspirado no super esportivo Lexus LFA.

O pacote para o UX também adiciona um volante F SPORT de couro, tela colorida TFT de 8 polegadas, além de pedais de alumínio esportivos e apoio para os pés.

DISPONIBILIDADE – O UX 200 e o UX 250h terão sua produção iniciada no último trimestre deste ano, com vendas confirmadas para alguns mercados a partir de dezembro.

Os preços serão anunciados em uma data mais próxima ao início de vendas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn