A Toyota do Brasil e a Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no País comemoraram, em cerimônia realizada na tarde de ontem, no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a arrecadação de mais de R$ 750 mil, proveniente de uma rifa do modelo híbrido Prius, doado pela marca à organização em setembro do ano passado.
Ao todo, foram mais de 20 mil bilhetes vendidos em cerca de três meses, no valor de R$ 35 cada.
Parte da verba arrecadada será destinada à realização da Cerimônia Oficial de Celebração dos 110 Anos da Imigração Japonesa, em 21 de julho, no Festival do Japão, que acontece entre os dias 20 e 22 do mesmo mês, em São Paulo.
O Festival será palco das celebrações de aniversário de mais de um século da chegada de imigrantes japoneses ao Brasil, e deverá contar com a presença de um representante da família imperial japonesa.
A cerimônia dessa quarta-feira marcou a entrega oficial do veículo ao vencedor da rifa, o aposentado Eduardo Nagatomo, morador do bairro da Casa Verde, em São Paulo.
Participaram da cerimônia Celso Simomura, vice-presidente de relações públicas, governamentais, compras e engenharia da Toyota do Brasil, Ricardo Bastos, diretor de relações públicas e assuntos governamentais da Toyota do Brasil, além de diretores e membros da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa.
“A comunidade Nikkei tem um papel fundamental na história de 60 anos da Toyota do Brasil, e estamos honrados em colaborar com essa celebração por meio da doação do Prius, nosso embaixador da tecnologia hibrida. Em julho, mês escolhido para a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa ao País, contribuiremos ainda com a implementação de conceitos e práticas do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) durante o Festival do Japão, melhorando a organização e otimizando o fluxo de visitantes na área destinada à praça de alimentação no local onde acontecerá o evento”, afirma Celso Simomura.
Parte do valor levantado com a rifa também será utilizada para melhorias nas instalações do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP), onde a comunidade japonesa comemora, no início de julho, o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos.
Híbrido Prius
O sistema híbrido adotado pela Toyota no Prius combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico, e é mundialmente reconhecido por sua excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo consumo de combustível.
O motor elétrico não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador que capta a energia cinética produzida pela frenagem e a transforma em energia elétrica, que fica armazenada na bateria do motor elétrico.
Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.
Em baixas velocidades, somente o motor elétrico é acionado, enquanto o motor a combustão permanece desativado e não há consumo de combustível.
Conforme a velocidade do carro aumenta ou é exigida maior força do veículo, como em uma subida, por exemplo, o motor a combustão é ativado e o sistema inteligente controla o uso dos dois motores simultaneamente.
Quando comparado a um veículo convencional, o híbrido Prius emite cerca de 40% menos CO2, enquanto a economia de combustível do modelo, se confrontado com um carro de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.
Desde o início das vendas do Prius no Brasil, em janeiro de 2013, até 2017, mais de 3.500 unidades do modelo foram comercializadas.
Somente no último ano, o crescimento das vendas do híbrido se aproximou dos 400%.