quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fabricante de veículos elétricos opta pelas caixas automáticas Allison Série 4500

Com o compromisso de atender as regulamentações de redução de emissões e ruídos vigentes na Europa, a EMOSS Mobile Systems desenvolveu um caminhão elétrico equipado com uma transmissão Allison que tem autonomia superior a 480 quilômetros.

O caminhão elétrico da EMOSS – Veículo Elétrico com Autonomia Extendida (E.V.E.R. em inglês) – utiliza uma bateria de 120 kilowatt-hora (kWh) e um gerador de eletricidade movido a gás liquefeito de petróleo para recarregar sua bateria e atingir sua máxima autonomia.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ele também está equipado com uma transmissão totalmente automática Allison 4500™, que o habilita a transportar um peso bruto combinado de até 50 toneladas métricas.

“Para nós, a transmissão Allison mostrou ser a combinação correta para nos proporcionar o melhor desempenho “, disse Martijn Noordam, diretor de tecnologia da EMOSS.

“Os clientes que dirigiram nossos caminhões equipados com uma transmissão Allison ficaram 100% satisfeitos. Eles nunca imaginaram que um ciclo de trabalho com um grau de 30% de anda e para fosse realista, mas o caminhão executou a tarefa perfeitamente”.

- Publicidade -

Calibrada para usar seis marchas à frente com o caminhão totalmente carregado, as transmissões Allison são ideais para o transporte de cargas pesadas e para trafegar por topografias desafiantes, em países como a Suíça e a Áustria, onde são frequentes os percursos por montanhas e encostas íngremes.

“A Allison continua comprometida com a evolução e otimização dos trens de transmissão e todas as formas de propulsão de veículos comerciais”, disse Randy Kirk, vice-presidente sênior de engenharia de produtos da Allison.

“As automáticas Allison oferecem solução comprovada, imediata e bem integrada, permitindo a eletrificação em uma ampla gama de aplicações comerciais”.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As transmissões automáticas Allison são essenciais ao trem de força.

Elas multiplicam o torque para reduzir as demandas de energia sobre o motor elétrico e a bateria.

Também possibilitam que o motor opere dentro da faixa ideal de eficiência para proporcionar um ciclo maior de condução, reduzindo o consumo de energia, ampliando o alcance do veículo e propiciando o uso de componentes mais baratos, mais leves e menores.

A EMOSS informa que o caminhão E.V.E.R equipado com uma Allison, produzido a partir de um chassi DAF, será exibido em novembro na eCarTec de Munique, na Alemanha, e planeja o início das avaliações com clientes-piloto até o final do ano.

Além do modelo E.V.E.R., a EMOSS também vem desenvolvendo caminhões elétricos equipados com transmissões Allison para serem usados em aplicações como construção, entregas e coleta de lixo.

Essas atividades incluem caminhões basculantes, caminhões de médio porte, veículos compactadores de lixo e configurações adicionais de semirreboque.

Com mais de uma década de experiência em mobilidade elétrica e grande conhecimento no desenvolvimento e integração de trem de força, a EMOSS também é parceira constante dos fabricantes de ônibus e caminhões.

Sob sua própria marca, a EMOSS produz caminhões elétricos, ônibus e vans, além de sistemas auxiliares de bateria.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil