O livro Indústria da Reparação de Veículos: História e evolução pelo tempo!, iniciativa do Sindirepa Nacional (Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil), é a primeira publicação do Brasil dedicada à trajetória do setor, com registros desde 1920 até os dias de hoje.
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, conta que participar da execução do projeto e acompanhar as entrevistas de várias personalidades do setor foi extremamente gratificante e como não podia deixar de mencionar a preciosa colaboração do Geraldo Santo Mauro, seu antecessor na presidência do Sindirepa-SP de 1983 a 2004, a quem definiu como um desbravador corajoso que deixou um legado muito grande e que teve a satisfação de poder registrar na publicação.
Fiola lembrou de fatos marcantes da atuação de Santo Mauro que impulsionaram o setor, como conseguir modificar a lei 6.729 que alterou o relacionamento das montadoras com as oficinas, assim como teve participação efetiva na criação dos Sindirepas estaduais, fortalecendo a representatividade do setor.
O presidente do Sindirepa Nacional também falou da dificuldade do setor quando a indústria automobilística ainda não estava instalada no Brasil e as peças eram importadas e, muitas vezes, feitas artesanalmente.
Ele comenta também a época do pós-guerra quando houve dificuldade com combustível, levando reparadores a adaptarem veículos a gasogênio.
“Muitas empresas que hoje são de outros setores começaram como oficinas”, revela.
Fiola também menciona a parceria com o Senai para promover a capacitação profissional e a atuação de Luiz Sérgio Alvarenga para o desenvolvimento do setor e efetiva colaboração, realizando pesquisa e apuração de dados para a elaboração do livro.
Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, cita a importância das normas ABNT para serviços de reparação e fala de sua trajetória de 30 anos no setor e das pessoas que abriram portas e serviram de exemplo, como Geraldo Santo Mauro, que ele considera como grande líder do segmento, entre outros inúmeros nomes que atuaram fortemente pelo desenvolvimento da indústria da reparação e que já não estão mais entre nós.
“O livro resgata a memória do setor e destaca atuação das pessoas que nos antecederam e fizeram o seu papel”, comenta.
Alvarenga fala que “em um setor muito pulverizado como a reparação de veículos, buscou nas fábricas de autopeças o modelo para seguir, mais estruturado e com normas”.
Durante o lançamento realizado, no dia 10 de abril, na sede da FIESP, em São Paulo, que contou com a presença do presidente da FIESP, Paulo Skaf; presidente do Sincopeças-SP, Francisco De La Tôrre; presidente do Sicap, Alcides José Acerbi Neto; presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio; Fabio Rocha, diretor do Senai Ipiranga, além de representantes de entidades do setor de reposição fabricantes de autopeças, tintas, equipamentos e empresas que patrocinaram e apoiaram a viabilização da única publicação do setor de reparação de veículos.
Também estiveram presentes ao evento personalidades do setor de reposição que ajudaram a contar a história, com relatos importantes que estão no livro, como Alvaro Pereira e Luiz Carlos Vieira e o filho do saudoso Geraldo Santo Mauro.
Ao longo de seus discursos, Fiola e Alvarenga fizeram questão de mencionar nomes importantes do setor que tiveram participações valiosas, dignas de respeito e admiração e que foram inspiradoras para eles.
O livro Indústria da Reparação de Veículos: História e evolução pelo tempo!, editora Baraúna, tem o patrocínio da Automec, Bosch, Bradesco Seguros, Caoa-Hyundai, Dayco, Ford, GM, HDI Seguros, Mahle, MTE-Thomson, Nakata, Napro, Porto Seguro, Schaeffler, Tecfil, Volkswagen e Wega e apoio da Arteb, Delphi, Denso, Philips, Tecnomotor e ZF.
Livro “Indústria da Reparação de Veículos: História e evolução pelo tempo!, revela detalhes sobre a história do setor da reparação de veículos.