sábado, 20 abril , 2024
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Revisão dos componentes da ignição garante bom funcionamento do sistema auxiliar de partida

O inverno começou oficialmente no dia 21 e o frio já se faz presente nas cidades brasileiras, especialmente pelas manhãs.

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Essas baixas temperaturas exigem alguns cuidados adicionais com os motores flex para evitar falhas na partida, sobretudo se a escolha ao abastecer for etanol.

Segundo a NGK, marca especialista em ignição, as dificuldades podem ser evitadas se o motorista manter as revisões em dia, especialmente das peças de ignição.

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“Os componentes de ignição desgastados podem levar ao desempenho ruim do motor em dias frios, principalmente após um longo período desligado. A vela sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Portanto, recomendamos uma inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro, além da checagem dos cabos e bobinas”, comenta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

De acordo com o especialista, outros componentes que precisam de atenção nesta época do ano são os sistemas auxiliares de partida a frio. No tradicional tanquinho, por exemplo, o ideal é que os proprietários substituam a gasolina do reservatório a cada 90 dias em um posto de confiança.

“Isso garante, além da qualidade, que o combustível esteja sempre novo, o que facilita as partidas a frio”, destaca Mori.

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Nos modelos de veículos que não trazem o tanquinho, outra tecnologia bastante comum é o sistema que aquece o etanol quando a temperatura do motor está muito baixa no momento da partida. “Essa é uma solução que necessita de grande potência do sistema elétrico do veículo para operar e que também pede cuidados redobrados com a ignição. Forçar seu uso com a vela desgastada traz problemas à bateria e provoca falhas”, finaliza Hiromori Mori.

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