Apenas oito meses após seu lançamento, a Scania alcançou a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível, que vem revolucionando o jeito de oferecer serviços no mercado de caminhões.
O novo plano permite até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte.
Meta para 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas dentre todos os programas de manutenção comercializados pela marca.
A Scania, marca líder na transição para um transporte sustentável, prioriza o desenvolvimento de soluções de serviços mais eficientes.
A fabricante foi a primeira a lançar um “acordo de manutenção”, em 1994, no mercado.
“E, desde outubro de 2017, estamos revolucionando o mercado mais uma vez”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
“As vantagens são insuperáveis. A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso.”
Por essa razão, esse serviço com uso inteligente de dados é algo inédito no mercado nacional.
A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas.
Com quase um ano e meio de operação, a Scania já chega a marca de mais de 9 mil veículos conectados em todo o Brasil.
O novo sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção.
Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.
Outro dos grandes diferenciais da Manutenção com Planos Flexíveis em relação aos programas tradicionais é saber o momento exato da parada preventiva, assim como tudo o que é necessário para a revisão conforme a operação de cada caminhão.
Com essa antecipação, as manutenções passam a acontecer no momento correto.
A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania mundialmente.
A arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia determinadas, e torna o pagamento mais dinâmico conforme a operação.
Os veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado.
A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença.
Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services, também lançado em outubro.
O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão.
“Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Souza.
Cliente planeja economizar R$ 1 milhão por ano – A Cordenonsi Gestão de Cargas, de Xaxim (SC), tem uma relação antiga e de verdadeira parceria com a Scania.
Foi da marca o primeiro cavalo mecânico comprado, um T 112 modelo 1991.
Entre 2017 e 2018, a transportadora de cargas frigorificadas e secas comprou mais 40 Scania.
São cinco modelos R 450, com motor de nova geração, e 35 do R 440, o caminhão mais vendido do Brasil. Atualmente, a frota da empresa conta com 90 pesados da fabricante sueca.
Em 2017, a parceria entre as empresas deu um salto com a chegada dos Serviços Conectados e da Manutenção com Planos Flexíveis.
Soluções que vão ao encontro da essência da Cordenonsi: a manutenção preventiva.
“Os planos flexíveis são uma revolução. A partir de agora só comprarei caminhão com esta modalidade”, diz Felipe Cordenonsi, gerente corporativo de Operações.
Nos Serviços Conectados, o pacote Análise, grátis por 10 anos, traz proventos eficientes.
“Uma das benesses é conhecer o comportamento da frota com relatórios semanais. Analiso consumo, tempo parado com o motor ligado, quanto o veículo rodou e como utilizou a faixa econômica. Assim, ajo de modo proativo com a equipe para que o caminhão seja o mais rentável possível.”
Segundo o gerente, antes dos Serviços Conectados a equipe de gestão de frota precisava esperar que o motorista terminasse todo o ciclo da viagem para apenas na volta calcular a média de consumo e o quanto o frete foi rentável.
“Esse processo lento é passado. Com o relatório semanal ligo para o motorista para a correção já durante a viagem.”
Com a compra dos veículos de 450cv e motor da nova geração Scania, e após os comprovados resultados do Análise, a Cordenonsi adquiriu o pacote Desempenho da conectividade.
Escolheu experimentar em 10 caminhões – cinco R 450 e cinco R 440 – o pacote que tem custo, por ser mais completo.
“O relatório de acompanhamento é individual por veículo e em tempo real. Portanto, consigo ligar na mesma hora, mantendo a segurança do motorista, quando algo saiu da ordem econômica de direção. É um avanço surpreendente, que está gerando mais rentabilidade.”
A Cordenonsi registra benefícios convincentes após cinco meses com a Manutenção Scania com Planos Flexíveis.
São 48 caminhões ativos, sendo os 40 comprados recentemente e outros oito seminovos.
“Quando ouvi o que ela promete, quis adquirir. A transformação na frota foi imediata. De fato, o caminhão só vai para a manutenção quando ele avisa e precisa. Já reduzimos em 50% as paradas. A Scania e a Cavese, concessionária local, nos informam com precisão a data para uma programação antecipada. A previsibilidade reduz custos”.
Segundo o gerente, foi eliminada a perda de tempo e de combustível com deslocamento do caminhão até a concessionária local apenas para consertos.
“Agora, posso aproveitar a viagem para fazer a manutenção em qualquer casa da marca. Isso representa mais disponibilidade e ganho real”, diz.
Felipe Cordenonsi também elogia o modo de pagamento.
“É muito fácil entender a cobrança. É calculado em detalhes o km rodado e a média de consumo. A fatura se molda ao veículo. Se mudar o tipo de operação, o plano se adapta automaticamente. É fantástico.”
Outro serviço Scania adquirido foi o Driver Service “Vamos ter o treinamento para os motoristas que dirigem os novos R 450, e também o Driver Coaching. Ou seja, a Master Driver da Cavese dará a formação e vai acompanha-los periodicamente. Percebemos que o condutor ao longo do tempo vai voltando aos velhos hábitos, por isso a importância da atualização constante.”
Há ainda a atuação de um mecânico da Cavese na própria estrutura da empresa na gestão compartilhada da oficina. A Cordenonsi já colhe os resultados.
“O principal é o ganho de tempo real. Não preciso mais ter desperdícios de diesel levando o caminhão apenas para a manutenção na concessionária local. E, o profissional Scania conhece muito bem o produto, que precisa atender rapidamente nosso cliente”, conta o gerente.
A visão madura do empresário sobre a importância de serviços permite planos ousados para o futuro.
“Estou investindo bastante em serviços para crescer 15% nos próximos cinco anos. Tenho clara a visão do resultado operacional melhor, de mais economia aliada a produtividade”, revela.
“Contratamos praticamente todos os benefícios dos Serviços Scania. Em razão disso, projeto economizar, em toda a minha operação, R$ 1 milhão por ano, no mínimo”, conclui Cordenonsi.