Duas cores, um processo: a Audi está expandindo seus métodos de pintura com a adição de pintura sem excesso de pulverização.
Essa tecnologia permite que superfícies específicas de uma carroceria sejam pintadas em cores diferentes – tudo em um único processo de pulverização.
É um método econômico e ecologicamente correto.
Em uma oficina de pintura piloto na fábrica de Ingolstadt, a Audi está testando um método que é único na indústria, com tetos de carros na cor preta para contrastar com a carroceria.
O uso de revestimentos pesados, que demoram a ser aplicados, não é mais necessário quando se pinta sem excesso de pulverização.
Para aplicar uma cor contrastante, os funcionários anteriormente tinham de usar equipamentos de proteção em parte relevante da carroceria e depois pintá-la separadamente com um segundo processo.
Com a pintura sem excesso de pulverização, um instrumento de alta precisão controlado por robô agora mede a solda a laser entre o teto e a estrutura lateral antes que cada carro seja pintado.
Um aplicador especial aplica a tinta preta diretamente na carroceria em tiras individuais com precisão milimétrica.
O aplicador coloca as tiras de tinta nas bordas sem qualquer “névoa” – ou seja, sem excesso de spray.
Esse método economiza tempo e dinheiro, e o meio ambiente também se beneficia.
Além de não ser mais necessário o uso de material para recobrir a carroceria, menos tinta é necessária no processo de pintura.
A Audi planeja utilizar o método inovador na produção em série de veículos já no próximo ano.
Dessa forma, a fabricante oferecerá aos seus clientes ainda mais possibilidades de personalização.