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Tiguan Allspace inicia a maior ofensiva de SUVs da história da Volkswagen no Brasil

A Volkswagen do Brasil inicia a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua história.

O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020.

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É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, o que possibilitou ao modelo Volkswagen trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.

Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace começa a chegar às concessionárias no fim de maio em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Pela primeira vez na história, o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

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Outra grande novidade é o retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação.

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de 7 marchas.

O Tiguan Allspace será fabricado na planta de Puebla, no México, e estará disponível nas configurações com cinco e sete lugares – trata-se do primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa capacidade.

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E mais: o Tiguan Allspace contará com o melhor plano de manutenção de seu segmento no mercado brasileiro.

O benefício chamado “Revisão de Série” estará presente em todas as versões do modelo onde as três primeiras revisões (10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24 meses e 30.000 km/ 36 meses) serão gratuitas, um grande diferencial na categoria.

Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na concessionária.

Para se ter ideia do que representa esse benefício, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.

O Tiguan Allspace terá três anos de garantia total e será oferecida em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

Design – postura inédita com novos benefícios – Em proporções, só ficou o nome da primeira geração.

Isso porque o Tiguan Allspace é mais comprido, mais largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos.

Ou seja: é uma atitude completamente diferente, com mais espaço interno para passageiros e bagagens, sem abrir mão da excelente dirigibilidade proporcionada por um Volkswagen. Benefícios da Estratégia Modular MQB.

O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, isto é: 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração.

A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm).

Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.

Essa nova postura do Tiguan Allspace reforça a evolução no DNA de design da Volkswagen, com linhas modernas e uma aparência refinada, em todas as perspectivas.

Na frente, por exemplo, o modelo mescla elementos de requinte, como os dois frisos cromados que cruzam a grade do radiador, com soluções que realçam a robustez, como a grande tomada de ar em preto na parte inferior e os elementos (também em preto) posicionados entre o conjunto ótico e os faróis de neblina.

O mais interessante é que cada versão tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis com lentes específicas para cada configuração.

Na lateral, destaque para a linha única e definidora que acentua o design da janela, que se ergue atrás da coluna “C”.

No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace contará com três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a versão de acabamento.

Todas com visual inédito e desenvolvidas tendo como premissas esportividade e requinte.

Na parte traseira a lógica nas linhas é ainda mais evidente.

As lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape.

Os retrorrefletores ficam posicionados de maneira estratégica, na mesma linha das lanternas e do escapamento.

Toda a iluminação da parte de trás é em LEDs (diodos emissores de luz), em todas as versões.

O interior do Tiguan Allspace reflete em cada detalhe as qualidades desse SUV. Funcional, com vários porta-objetos e itens de comodidade.

Inovador, com painel de intrumentos digital e sistema de infotainment estrategicamente inclinado para o motorista.

Requintado no acabamento, no encaixe perfeito das peças e na qualidade dos revestimentos e materiais utilizados.

Familiar, com ampla modularidade dos bancos, capaz de atender às famílias de vários tamanhos.

Versatilidade em todo tipo de terreno. Mais do que ser bonito, o design de um veículo precisa ser funcional.

E os números provam que o Tiguan Allspace consegue mesclar as duas coisas.

O Tiguan Allspace 250 TSI, por exemplo, conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída.

O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°.

Na prática isso quer dizer mais facilidade para entrar ou sair de uma rampa, depressão ou de um declive acentuado, por exemplo.

Situações típicas de fora de estrada que também são encontradas nas cidades com frequência.

Até 1.870 litros de espaço de carga. Simples assim: o Tiguan Allspace pode levar objetos que outros SUV de sua categoria não podem.

Além de uma cabine significativamente maior do que a da geração anterior, o Tiguan Allspace impressiona pela modularidade dos bancos.

Independentemente da versão ou quantidade de assentos, todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente.

A segunda fileira de bancos conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 180 mm – o que, além de facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, possibilita a regulagem ideal de espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira de bancos.

Os benefícios de contar com uma distância entre-eixos maior não param por aí.

A capacidade do porta-malas também aumentou no Tiguan Allspace.

Agora são 710 litros no modelo com cinco lugares (240 litros adicionais, o que representa ganho de 51% no volume do bagageiro em relação à geração anterior).

O Tiguan Allspace com cinco lugares – oferecido exclusivamente na versão 250 TSI – com os bancos traseiros rebatidos tem capacidade de carga de impressionantes 1.870 litros (considerando até o teto).

As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso.

Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.

Resumindo: é possível transportar grandes objetos dentro da cabine.

Isso porque já a partir da versão Comfortline 250 TSI o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido à frente, criando uma área de até 2,75 metros (a versão com cinco lugares oferece 2.752 mm e, as de sete lugares, 2.742 mm).

Essas medidas consideram o espaço entre a tampa do porta-malas e o início do painel e tornam possível, por exemplo, transportar dentro do veículo móveis de médio porte ou até mesmo uma prancha de longboard.

Referência em downsizing, agora flexível – O Tiguan Allspace é equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4l TSI Total Flex.

Pertencente à família EA211, esse motor é feito na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).

Tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.

Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm.

Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge já a apenas 1.400 rpm e se mantém até 3.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI utilizam a transmissão DQ250, com seis marchas, imersa em óleo, reconhecida pela sua eficiência e durabilidade.

Ambas as versões têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h (independentemente do combustível utilizado).

Números excelentes para modelos que têm pequena diferença de peso: 1.562 kg (250 TSI com cinco lugares) e 1.598 kg (Comfortline 250 TSI com sete lugares).

E para continuar a ser referência de downsizing em seu segmento, mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, o motor 1.4 TSI Total Flex traz uma série de novidades em relação ao propulsor 1.4 TSI a gasolina, utilizado na geração anterior do Tiguan.

A central eletrônica do motor (ECU) traz novos software e hardware.

Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele.

Outras novidades são a guia de válvula que agora tem dupla vedação e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operar com o combustível de origem vegetal.

A sonda lambda passa a ser linear, proporcionando melhor controle na combustão.

Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 TSI Total Flex utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar.

Com isso, a galeria de injeção de combustível foi modificada e está ainda mais robusta.

Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar com qualquer mistura de etanol ou gasolina.

O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia. Resultado: excelente durabilidade.

Motor de Golf GTI – O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz sob o capô o mesmo motor do Golf GTI: 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque.

Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

O motor traz duplo sistema de injeção (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão).

Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

A ampla faixa de aproveitamento desse motor é seu destaque.

Os motores TSI proporcionam baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm.

Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm. Em outras palavras, o que era bom ficou ainda melhor.

Em comparação ao Tiguan de primeira geração, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz 20 cv adicionais (ganho de 10% de potência) e 70 Nm de torque extra (acréscimo de 25%).

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI é equipado com a transmissão DSG de sete marchas (DQ500), também imersa em óleo, que oferece a robustez e a esportividade necessárias para trabalhar em harmonia com o motor 2.0 TSI em conjunto com a tração 4MOTION.

Esse conjunto mecânico colabora para que o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI entregue desempenho de carro esporte – o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h.

Números impressionantes para um utilitário com 1.785 kg.

Conectividade em todas as versões -Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro.

Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

Configurações com propostas distintas -O Tiguan Allspace será oferecido no Brasil em três configurações bem distintas, variando o tipo de tração, motor, equipamentos e quantidade de assentos.

O modelo segue a nova estratégia da Volkswagen de denominação de seus veículos TSI: as siglas ‘250 TSI’ (referente a 250 Nm de torque, gerados pelo motor 1.4 TSI Total Flex) e 350 TSI (referente a 350 Nm de torque, gerados pelo motor 2.0 TSI).

Essa nomenclatura é aplicada na tampa traseira do Tiguan Allspace, reforçando os excelentes números de torque.

O torque é o grande responsável pela sensação de performance, deslocamento, quando o corpo “cola” no banco nas retomadas de velocidade.

Isso garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens seguras e superar subidas íngremes com facilidade.

É aquela sensação de que o carro tem força!

O torque pode ser medido em Newton metro (Nm) ou quilogramas força metro (kgfm).

Ambas as unidades equivalem à medida da força (1 N) na extremidade de uma alavanca com um metro de comprimento

250 TSI. A versão 250 TSI está disponível com a motorização 1.4 TSI Total Flex com 150 cv e transmissão DSG de 6 marchas.

Nesta versão, o Tiguan Allspace tem cinco lugares e tração 4×2 (dianteira).

Com uma leitura mais robusta, o Tiguan Allspace 250 TSI é reconhecido exteriormente por trazer rack de teto e moldura das janelas em preto e rodas de 17” estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17.

Internamente, o modelo conta com aplicações decorativas em prata titânio, revestimento dos bancos em tecido embossado preto e volante multifuncional revestido de couro.

A lista de itens de série, conforto e comodidade é ampla: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media,sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo, em desaceleração, atinge velocidade igual ou menor a 7 km/h, economizando combustível.

Ao deixar o pedal de freio livre, o sistema aciona o motor automaticamente.

No quesito segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta o teto solar panorâmico – este, por sinal, opcional livre para todas as versões.

Comfortline 250 TSI. Versão intermediária, o Tiguan Allspace Comfortline 250 cv traz o mesmo conjunto mecânico 1.4 TSI Total Flex com 150 cv, tração 4×2 e transmissão DSG
de seis marchas de série, mas passa a contar com vários outros equipamentos de tecnologia.

Com uma proposta ainda mais sofisticada, essa configuração traz vários elementos cromados, como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento.

Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também em LED.

Rodas de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18) complementam o conjunto externo.

A cabine do Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI esbanja requinte, sem abrir mão da funcionalidade.

Com sete assentos de série, o modelo traz aplicações decorativas acinzentadas e revestimento dos bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis).

Retrovisores externos e banco do motorista contam, ainda, com ajustes elétricos e três memórias de posição.

O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação.

Destaque para as mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos embutido atrás dos bancos dianteiros e a câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

R-Line 350 TSI: Esportividade e exclusividade tamanho família – A segunda geração do Tiguan marca o retorno da grife R-Line 350 ao segmento.

A Volkswagen R, divisão de preparação esportiva da marca, desenvolve versões e pacotes esportivos, atendendo à crescente demanda do público por carros aprimorados pela própria Volkswagen.

Os desejos desses consumidores específicos variam bastante, indo de uma aparência externa mais esportiva a um interior exclusivo.

Muitos também desejam um automóvel cuja motorização e demais componentes mecânicos ofereçam desempenho ainda mais esportivo.

Nesse contexto, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega ao mercado brasileiro para romper os paradigmas de desempenho, design e tecnologia de seu segmento.

Equipado com motor 2.0 TSI com 220 cv, transmissão DSG de 7 marchas e tração 4MOTION, o modelo exala esportividade, tanto em dirigibilidade como em aparência.

Exterior inconfundível. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz para-choque dianteiro exclusivo, com um grande elemento central em preto brilhante, e entradas de ar ainda maiores.

Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina.

E mais: faróis em LED com DLA (assitente dinâmico de farol) criam uma assinatura noturna exclusiva para a versão topo de linha.

Toda a parte inferior do veículo é emoldurada por um friso cromado, que segue pela lateral e invade a traseira.

Nas laterais, os destaques ficam por conta das molduras pretas das caixas de roda, das barras de teto na cor prata e das rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19).

A esportividade segue na parte traseira, com para-choque de estilo diferenciado.

Na parte inferior, destaque para o elemento em preto brilhante, que realça o contorno cromado das saídas de escape.

O aerofólio também traz acabamento em preto brilhante. O logotipo “R-Line” aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros.

Interior único. A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto.

Colunas, teto, tapecaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade.

O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo alusivo à versão complementam o conjunto.

Soleiras das portas e pedais de acelerador e de freio são de aço inoxidável escovado.

Outro detalhe importante é a iluminação nas laterais de porta, criando um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e acolhedor.

Inovação e tecnologia sem precedentes – O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega para se tornar referência em seu segmento em inovação.

O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

Active Info Display – No quadro de instrumentos totalmente digital todos os instrumentos são implementados virtualmente via software.

Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas.

Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade.

Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Easy open – Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo.

Com a chave no bolso em um raio de até 1,5 metro de distância do veículo, basta movimentar um dos pés sob o para-choque traseiro que um sensor – localizado embaixo do veículo – reconhecerá a intenção e abrirá automaticamente a tampa do bagageiro.

Para fechar a tampa há duas opções: imediatamente, por meio de um botão, ou programado por afastamento.

Neste caso, há um segundo botão (ao lado do primeiro), com uma luz indicativa.

Ao apertá-lo é iniciado um aviso sonoro e o fechamento da tampa só ocorrerá quando a pessoa que estiver com a chave do veículo se afastar a uma distância igual ou maior do que 1,5 m.

Um sensor monitora o raio de fechamento da tampa e, caso detecte qualquer coisa nessa área, interromperá o fechamento da porta, priorizando a segurança.

ACC (Controlador adaptativo de distância e velocidade).

Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

Quando acionado, o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais.

O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do veículo e conduzi-lo da forma que desejar.

Após acionado pelo motorista, o ACC do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI também pode arrancar novamente de forma automática.

A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking.

O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do veículo que monitora constantemente a distância dos veículos adiante.

O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco.

Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação.

Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto.

O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro.

O sistema funciona abaixo de 30 km/h.

Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto.

O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros).

Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos.

Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do

Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.

Explicação: Quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System).

O Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h.

A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro.

A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s.

Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial). Uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro.

O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso.

Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

Park Assist 3.0. O Tiguan Allspace traz a evolução do sistema de assistência ao estacionamento: Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via – é capaz inclusive de tirar o carro da vaga (estacionamentos paralelos).

O Park Assist 3.0 pode ser usado também para estacionar o carro de frente em vagas perpendiculares.

O sistema pode até frear o carro, caso o motorista não o faça, como forma de evitar colisões.

Seleção de perfil de condução – O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI conta com o módulo de seleção do perfil de condução que, por meio de uma chave seletora localizada no console central, permite ao motorista trocar os sistemas de assistência à condução em questão de segundos com uma simples operação manual para se adaptar à situação mais precisa de rodagem.

Esse sistema permite escolher quatro modos de condução: “normal’, “neve”, “off road” e “off road individual”.

Basta colocar a chave na posição desejada e apertar o meio da chave seletora localizada no console central.

À direita estão os perfis urbanos e, à esquerda, os off road.

Quando o motorista pressiona o controle em um desses modos, um menu aparece na tela sensível ao toque do sistema de infotainment, indicando o modo selecionado.

No modo “Normal” é possível escolher entre quatro perfis: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

No modo “Neve” (que também pode ser aplicado em situações de chuva ou terrenos de terra batida, por exemplo) são ajustados a resposta da direção, gerenciamento da transmissão, respostas do ACC e assistência dos faróis.

Esses mesmos itens são adaptados para o fora de estrada quando se opta pelo modo “Off Road”, que regula também os assistentes de subida, descida e de auxílio ao estacionamento.

A opção “Off Road individual” permite ao condutor ajustar os assistentes de condução da forma que preferir.

Manual cognitivo – A Volkswagen continua seguindo o caminho da conectividade e digitalização.

Depois do Virtus, é a vez do Tiguan Allspace oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o veículo poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida.

O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

 

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