Um público de 12 mil pessoas participou do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, realizado de 3 a 5 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista.
Pela primeira vez, o evento foi realizado de forma simultânea com a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio, promovidos pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) com organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Explorando o tema da “Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”, a edição deste ano do Congresso SAE BRASIL teve na questão do uso do alumínio pela indústria automotiva um dos seus pontos principais, resultado bem sucedido da parceria com a ABAL.
“A combinação de fazer o evento junto com a ExpoAlumínio foi muito positiva porque atraiu muitos engenheiros hoje bastante focados em materiais, o que também está dentro do DNA da engenharia”, analisa o gerente de qualidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, Richard Christian Schwarzwald, presidente do Congresso SAE BRASIL 2018.
“A parceria acabou energizando nossas discussões em torno dos materiais e o alumínio hoje é muito importante como elemento para a redução de peso dos veículos”, acrescenta Schwarzwald.
Painéis temáticos-O Congresso SAE BRASIL 2018 promoveu nove painéis temáticos no decorrer dos três dias do evento, registrando a participação de 65 palestrantes de diferentes segmentos da engenharia da mobilidade, entre representantes da indústria, da academia e profissionais especializados.
Ao todo, foram 23 horas de conteúdo de alto nível. Destes painéis, três foram os chamados âncoras.
O primeiro foi o Painel Presidentes, que neste ano contou com a participação dos presidentes latino-americanos da Fiat Chrysler, Bosch e Scania, além do presidente eleito da SAE International para 2019.
“O papel do etanol nos powertrains do futuro, dos híbridos à célula a combustível – Desafios e Oportunidades para os engenheiros brasileiros” foi o tema central do Painel Engenheiros-chefe.
Por sua vez, o Painel Internacional trouxe executivos do alto escalão da engenharia da mobilidade mundial para debater o tema “How the automotive industry is appropriating the future now & How the mobility market is evolving for tomorrow – Beyond the Megatrends”
Quanto aos demais painéis temáticos, o da Transformação Digital ofereceu ao público um showcase de novas tecnologias com recursos de realidade aumentada e teve uma mesa redonda sobre a transformação digital na mobilidade.
O Painel Educação de Engenharia debateu a formação dos engenheiros no Brasil e o anseio por inovações no currículo acadêmico.
O Painel Caminhões e Ônibus tratou dos desafios para se encontrar soluções inovadoras no transporte rodoviário de cargas e passageiros.
Já o Painel Ferroviário discutiu os avanços tecnológicos e o sistema de gestão do transporte de cargas e passageiros em linhas férreas.
O Painel Operações Industriais Conectadasdebateu a transformação de indústria atual e a construção da indústria do futuro.
E o Painel Duas Rodas abordou a tendência da eletrificação no segmento das motocicletas.
A Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2018 contou com a participação de 52 empresas do segmento automotivo.
Em seus estandes, os expositores apresentaram uma série de inovações em termos de soluções de engenharia automotiva, aperfeiçoamento de autopeças, sistemas de segurança, recursos eletrônicos, design e tendências para o futuro da indústria, inclusive com projeções rumo à eletrificação e também à direção autônoma.
Algumas dessas empresas chegaram até mesmo a fazer interações com o público no espaço HUB Tecnológico.
Na importante esfera dos tradicionais “papers” SAE, o Congresso SAE BRASIL 2018 finalizou todo um cronograma de preparação dos trabalhos técnicos (papers) por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade.
Durante todo o primeiro semestre os papers passaram pelos trâmites de concepção, formatação, revisão e aprovação, e no Congresso os 116 trabalhos melhor classificados no ranking foram apresentados.
Conforme avaliação do público e do comitê técnico do Congresso SAE BRASIL, o melhor paper nacional foi apresentado por Francisco Leme Galvão, com uma proposta de um projeto de pesquisa para redução do arrasto de fricção em aeronaves.
Já em relação aos papers internacionais, o trabalho melhor qualificado foi o de David Company Molina, que abordou o tema “Tracking 3D Technology for HIC (HEAD IMPACT CRITERION) Calculation and Restraint System Improvement”.
Para o presidente do Congresso SAE BRASIL 2018, o saldo do evento foi bastante positivo.
“Tenho certeza que aqueles que visitaram os estandes, assistiram aos painéis, com a participação de pessoas que realmente contribuíram com muita informação, além das apresentações dos papers, feitas por profissionais de altíssimo nível e com grande visão de futuro, ficaram satisfeitos com o que viram”, resume Richard Christian Schwarzwald.
“Foi bastante positiva a adesão das empresas, dos profissionais, vi muitos jovens engenheiros, muitos técnicos. Revi muitas pessoas que apostam na engenharia do futuro, que estiveram aqui para compartilhar e debater assuntos que discutimos há tempos, mas de uma forma coordenada, focada e objetiva”, completa.
Premiações-O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer foi o vencedor do Prêmio SAE BRASIL 2018, o principal reconhecimento da entidade, concedido anualmente a uma personalidade com relevantes contribuições para a mobilidade do país, envolvimento em projetos nacionais e internacionais, e grande representatividade no meio.
A entrega ocorreu durante o Jantar de Encerramento do Congresso SAE BRASIL 2018.
“Em nossa empresa estamos sempre motivados a construir o futuro da mobilidade, inventando e reinventando caminhões, ônibus, veículos comerciais leves e automóveis. Mostramos ao mundo novas maneiras de transportar pessoas e cargas, de se conectar ao veículo, de utilizar avançadas tecnologias e recursos como instrumentos de trabalho”, afirma Schiemer.
De acordo com o executivo, o reconhecimento de uma entidade como a SAE BRASIL motiva a seguir contribuindo com os avanços da mobilidade e a inspirar os colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil a compartilhar com ele essa missão.
“Vamos disseminar conhecimentos e experiências e trazer para dentro de nossas empresas as melhores lições de como a tecnologia pode melhorar a cadeia ´produtiva, os veículos, o transporte e, principalmente, o nosso futuro”, assinala Philipp Schiemer.
Na ocasião também foram anunciados os destaques da Mostra Tecnológica da edição deste ano do Congresso, que contou com a participação de 52 empresas.
Receberam a premiação as empresas Aptiv, FCA e Valeo.
Destaques do ano-Além do prêmio máximo da entidade, foram entregues homenagens aos profissionais de destaque do ano em 10 categorias, escolhidos pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL.
Em Caminhões e Ônibus, o homenageado foi Renato Mastrobuono, diretor da Consultoria Rmastrobuono; em Educação de Base Tecnológica, Romero Portella Filho, Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC); na categoria Educação de Engenharia, a homenagem foi para o Prof. Dr. Antonio Carlos Canale, do Departamento de Engenharia de Materiais Aeronáutica e Automobilística da USP; em Ferroviário, o homenageado foi Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e em Inovação Tecnológica, o destaque foi Giuliano Silva, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Mercedes-Benz do Brasil.
Já na categoria Manufatura, Sandro Adolfo Trentin, diretor de tecnologia e inovação da Randon Implementos foi escolhido como destaque; Rodrigo Barjas Amado, General Manager Automotive da CBMM na categoria Materiais; Camilo Adas, Senior Manager Development da Mercedes-Benz do Brasil em Projeto do Produto; Lauro Yutaka Takabatake, Engineering Director da Turbochargers and New Products da BorgWarner em Propulsão / Emissões e Alexandre Luiz Pagotto, Gerente de Marketing da Divisão Sistemas de Controle de Chassis da BOSCH em Segurança Veicular.
“É de grande importância dar o devido reconhecimento àqueles que se dedicam ao fomento e ao desenvolvimento da engenharia de mobilidade no Brasil e essa é uma das missões da SAE BRASIL. Os profissionais homenageados, cada um em sua área, fazem a diferença, contribuindo de forma relevante para tornar nossa engenharia cada vez mais forte e fonte de soluções criativas diante de tantos desafios”, destaca o presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia.
Reconhecimento do talento da nova geração de engenheiros do país
Durante o 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, a nova geração de engenheiros brasileiros foi agraciada com a entrega do Prêmio SAE BRASIL Educação de Engenharia e Prêmio Jovem Engenheiro – “Dr. Ozires Silva”.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia, pelo presidente do Congresso SAE BRASIL 2018, Richard Schwarzwald, e pelo diretor geral da SAE BRASIL, Otacílio Gomes Junior.
O Prêmio SAE BRASIL Educação de Engenharia foi o primeiro a ser entregue.
Os vencedores foram os recém-formados engenheiros Diogo Siqueira, Douglas Takahashi, Leonardo Massashi Ito, Lucas dos Anjos e Matheus Giacom, todos do Centro Universitário da FEI.
“É sempre muito bom ser reconhecido por um trabalho desenvolvido. A dedicação que nós todos colocamos em cima desse projeto foi muito grande e ser reconhecido aqui hoje pela SAE BRASIL, uma das maiores organizações de engenharia automotiva, é muito especial e certamente vai nos impulsionar a abrir portas no mercado de trabalho”, declarou Leonardo Massashi Ito, representando o seu grupo vencedor da FEI.
Na sequência, o Prêmio Jovem Engenheiro – “Dr. Ozires Silva” reconheceu o talento de profissionais com até 35 anos de idade, que se formaram há no máximo 10 anos e que tenham demonstrado desempenho excepcional nas áreas de soluções inovadoras (produto e processo), aprimoramento da qualidade, redução de custos e sustentabilidade.
A avaliação desse desempenho e a consequente indicação ao prêmio ficaram a cargo de executivos de algumas das principais empresas do mercado automotivo brasileiro.
Foram homenageados os seguintes talentos da nova geração da engenharia nacional: Gustavo Santos Lopes (Bosch), Ângelo Régis de Oliveira Carvalho (Magneti Marelli Componentes Plásticos), Mauricio Gazzi (Marcopolo S.A.), Gustavo Henrique Ferrari dos Santos (Faurecia Clean Mobility), Gustavo Sousa Amaral (Teksid do Brasil – Divisão Fundação), Leandro Feliciano Ribeiro (Magneti Marelli Iluminação Automotiva), Fabrizio Bucaneve (Volvo do Brasil), Gustavo José Caldas Brandão (MMH Indústria e Comércio de Componentes), Luiz Fernando Vinhas (NSK Brasil), Francis Ribeiro Jorge (Fiat Chrysler Automobiles), Beatriz Cristina Ferrari (Mercedes-Benz do Brasil), Ricardo Aparecido Banhara (General Motors do Brasil), Alisson Luiz de Souza (Teksid do Brasil – Divisão de Alumínio) e Luiz Gustavo Vital (Magneti Marelli Sistemas Automotivos).
Como Destaque do Ano, indicado pela SAE BRASIL, foi homenageado também com o Prêmio Jovem Engenheiro “Dr. Ozires Silva” o jovem engenheiro Gustavo Pertile Perini, da DAF Caminhões Brasil.
“Primeiramente eu queria agradecer a empresa por proporcionar um ambiente muito bom de trabalho. Se eu estou conseguindo desenvolver alguma metodologia e algum projeto de maneira adequada é porque temos um time que me suporta nisso. Cada pedaço dessa placa de reconhecimento carrega o esforço dos meus colegas que fazem parte desse time. Estou honrado de representar a empresa e receber esse prêmio”, afirmou Gustavo Pertile Perini, de 33 anos, formado pela Universidade de Caxias do Sul/RS e atualmente engenheiro mecânico da DAF Caminhões responsável pelo setor de chassis e suspensão.