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Scania destaca caminhões híbridos versáteis para aplicações urbanas no IAA 2018

Durante a IAA 2018 (67º Salão Internacional de Veículos Comerciais), a Scania vai exibir simultaneamente os  caminhões híbrido elétrico plug-in (PHEV), baseado na Nova Geração de caminhões, e seu “irmão”, o caminhão elétrico híbrido (HEV), ambos com o novo sistema Scania Zone.

Ambos já estão em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos de determinadas zonas sensíveis na Europa. A feira será realizada em Hannover,  Alemanha, de 20 a 27 de setembro.

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“A Scania continua em seu caminho para a mobilidade ideal com a abordagem “aqui e agora”, oferecendo soluções com as capacidades necessárias para apoiar os clientes do segmento urbano para um caminho mais sustentável, desde o primeiro dia de operação”, comenta Maria Johansson, diretora de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos da Scania.

“Vamos lançar primeiramente a versão HEV (veículo elétrico híbrido), com encomendas a partir de novembro de 2018 e a PHEV (veículo híbrido plug-in) chegará em 2019. Os clientes Scania terão uma solução com um hardware bastante confiável, com carregamento regenerativo, sem a preocupação do veículo não chegar ao seu destino, com emissões zero pelo tubo de escape e sem comprometer sua total economia operacional.”

Os novos caminhões híbridos são equipados com os motores Scania DC09, de  5 cilindros em linha, que poderão utilizar o HVO (óleo vegetal tratado com hidrocarbonetos) ou diesel, trabalhando em paralelo com a máquina elétrica gerando 130kW (177hp) de potência e 1,050Nm.

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A janela de energia da bateria recarregável de lítio está definida para 7,4 kWh, garantindo uma longa duração. Os caminhões poderão ser dirigidos no modo totalmente elétrico, sem qualquer suporte do motor a combustão, graças aos auxiliares elétricos para direção e suprimento de ar de freio.

“Nos dias de hoje, os caminhões urbanos híbridos são considerados o estado da arte em termos de economia total, disponibilidade e sustentabilidade na operação”, conta Johansson. “Combinado com o HVO trará a redução de CO2 de até 92% ao mesmo tempo em que oferece excelente produtividade nas áreas urbanas em constante expansão. Neste cenário, os motoristas enfrentam desafios como segurança, demandas ambientais e congestionamentos”.

Alguns detalhes sobre os caminhões híbridos – Os primeiros veículos HEV foram baseados nos pioneiros caminhões da geração Scania P G R.

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A seguir uma pequena entrevista com Jesper Brauer, gerente de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos Scania. Nela, o executivo comenta mais detalhadamente sobre as soluções e intenções do novo híbrido, baseado na Nova Geração de caminhões da marca.

Porque um Scania híbrido? Qual é o valor para o cliente?

“Notamos que a maioria das novas operações de caminhões em áreas urbanas migrarão gradativamente para a eletrificação total nas próximas décadas, quando a tecnologia de baterias e infraestrutura entrarem definitivamente em vigor. Mas até lá, nossa indústria, diria que está em franca transição, em que soluções como os híbridos e combustíveis alternativos – ou a combinação dos dois, como em nossos caminhões apresentados na feira – oferecerão as melhores opções e valores razoáveis de economia operacional total para os clientes do mundo real.

Os novos veículos híbridos Scania podem operar diariamente, desafiando ambientes urbanos, com o mesmo tempo de atividade e necessidade previsível de manutenção, que os caminhões Scania convencionais. Mas quando adicionamos o elétrico, com emissões zero de escapamento, se transformam em uma ferramenta que dispõe uma solução de transporte sustentável sem precedentes, única. Sua poderosa máquina elétrica e uma faixa operacional útil de 10 km, no modo elétrico, apresentam um mundo de oportunidades. 

Os caminhões de distribuição, assim como os urbanos de construção-civil, terão a chance de realizar tarefas nas cidades no período noturno em áreas sensíveis, que durante o dia são muito congestionadas. Com emissões de zero poluentes e ruídos abaixo de 72 dB(A), o que se tornou de fato um padrão, baseado na PIEK, regulamentação de emissões de ruídos, estabelecida na Holanda.”

Qual é a estratégia da Scania em relação ao carregamento e uso de baterias?

“A tecnologia de baterias de lítio ainda é o melhor caminho testado e disponível. Assim como os nossos primeiros caminhões HEV, os caminhões HEV/PHEV utilizam principalmente a frenagem regenerativa para carregar, capturando a energia cinética. A intenção é dirigir o caminhão no modo Auto Zero de emissões de escape (ZTE), ou seja a parte elétrica é sempre usada para mover o conjunto já nas velocidades baixas, fornecendo a energia disponível da bateria. O modo Auto ZTE resultará num baixo consumo de combustível, pois cortará a combustão interna do motor (ICE) sempre que for favorável durante a operação.

As novas opções de caminhões PHEV (plug-in) poderão iniciar seu trabalho com a bateria totalmente cheia. O recarregamento complementar será realizado durante as paradas do motorista para coletar ou descarregar a carga transportada ou até mesmo no seu descanso. O carregamento de 22 kW de energia levará cerca de 20 minutos com um suprimento regular de carga. Resultado: maior economia de combustível.

Determinamos parâmetros muito conservadores quanto a utilização de baterias para assegurar uma longa duração. Evitando a drenagem e os altos picos, ela durará entre quatro a sete anos em condições normais, e dependendo da operação. O motorista poderá forçar o carregamento da bateria enquanto dirige (para se preparar para o modo ZTE), mas vai aumentar o consumo do combustível.”

Como o motorista poderá dirigir e monitorar o uso da bateria?

“Nestes veículos, o painel vai mostrar em tempo real ao condutor o nível de energia. Quando os freios são acionados, o caminhão será capaz de informar se a potência de frenagem será fornecida pela máquina elétrica e poderá lidar com toda energia regenerada, ou se os freios de escape ou os de serviço deverão gerar suporte. No display do painel, setas azuis mostrarão se a potência gerada poderá ser alimentada de volta para a bateria. Se o motorista frear com mais força do que o sistema regenerativo suportar, as setas ficarão amarelas. Assim como qualquer outro caminhão pesado, um estilo planejado de dirigir com ações antecipadas, compensará sob muitas perspectivas o resultado da operação. O display também apresentará o status de uso da bateria e a faixa de utilização do ZTE esperada.

Esses caminhões têm o Scania Retarder elétrico, com a tradicional alavanca na coluna da direção. Essa tecnologia oferece cinco posições: 1-3 significa frear somente com a máquina elétrica; o 4 frenagem máxima com a máquina elétrica adicionando o freio de escape ICE (motor de combustão interna); por fim, o 5 adiciona o aumento da frenagem do motor.”

Quais são as opções de motores disponíveis para o hibrido?

“Os caminhões poderão ser encomendados com qualquer motorização DC09, com 280, 320 ou 360cv. O modelo apresentado na IAA terá propulsor DC09 320 cavalos.”

Quais outras inovações teremos sobre o caminhão hibrido da Nova Geração?

“Nós incluímos uma nova opção de aumento de potência, por exemplo. Se o motorista baixar uma marcha para aceleração, a máquina elétrica vai aumentar em 50kW ou 250Nm, desde que a bateria esteja suficientemente carregada. Se o condutor acionar o modo Performance, um aumento extra de potência de 20kW ou 150Nm, sempre será adicionado durante a aceleração, mesmo que a função baixar marcha não esteja ativa.

De fato, nossos híbridos aumentarão automaticamente o torque disponível em muitas situações para evitar a necessidade de baixar a marcha, que obviamente aumenta o potencial de economia de combustível. Eles em geral utilizarão estratégias de diferentes mudanças de marcha comparado aos convencionais. A típica troca de marcha de quinta para a sexta, acontece graças ao torque massivo que está rapidamente disponível a partir da máquina elétrica. E, ao frear ou diminuir a velocidade do veículo, reduções de marchas são evitadas para maximizar a regeneração de potência.”

E sobre o PTO (tomada de força elétrica), qual sua utilidade?

“Para utilizarmos todo o potencial do caminhão numa solução urbana como esta, precisamos ter um conjunto completo de recursos, como a funcionalidade elétrica que assegura que o veículo continuará silencioso e a possibilidade de uma operação como guindaste sem criar qualquer tipo de barulho. Nós também produzimos híbridos com direção elétrica e um compressor de freios elétricos, para trabalhar sem ter que utilizar o ICE, freio de escape em marcha lenta, para fornecimento de ar de freio.”

E quanto aos serviços?

“Quando oferecemos soluções como esta, gradualmente virão com um tipo de serviço que ajudará nosso cliente a tirar total vantagem do produto.”

Como o sistema Scania Zone atua com os caminhões híbridos?

“O Scania Zone é um serviço opcional do Scania Fleet Management, de gestão completa de frotas por meio da conectividade, que combina excelentemente com os caminhões híbridos. Contudo, o Scania Zone pode também ser utilizado com todos os tipos de caminhões da Nova Geração Scania.

O Scania Zone auxilia motoristas nas zonas do acordo ambiental que exigem a utilização de regulamentação de tráfego ou áreas de proteção ambientais locais. O sistema informa o posicionamento em tempo real em que se encontra o veículo para ajudar o motorista a cumprir as normas de emissão de ruídos. Nosso PHEV/HEV pode utilizar funções do Scania Zone tais como limite de velocidade e modo elétrico de automação quando adentrar a zona geográfica sensível à emissões de ruídos. Quando o caminhão deixar essa zona, retorna automaticamente para a operação normal.”

Para quais tipos de operações caminhões como estes serão adequados?

“Naturalmente, eles se adequarão ao sistema modular Scania, pelo qual ofereceremos um amplo número de tipos de cabines e configurações de eixos para ambos caminhões cavalos mecânicos ou chassi rígido. Em combinação com três diferentes níveis de potência, ofereceremos o motor DC09, para uma variedade de aplicações urbanas. As encomendas podem ser feitas personalizadas com base em nossos híbridos, e eles serão capazes de lidar com capacidade máxima de tração (GTWs) com peso até de 26 toneladas, ou mais.

Todos os tipos de caminhões de distribuição vêm primeiro em minha mente, porém, não para aí. Os basculantes urbanos, preferencialmente com cabines Série L, bem como os caminhões para manuseio de lixo e todos os tipos de veículos para manutenção pública em ambientes urbanos, provavelmente, se adequam a esta solução, já que oferecemos também cabines da geração anterior, a P e G.”

A Scania pode garantir o alcance do híbrido em 10 km?

“Nunca é preto no branco quando se fala de alcance ou de autonomia. Sim, 10 km é um número relevante sob condições ideais, mas pode também aumentar. Dependerá muito do estilo de condução do veículo, números de paradas e arranques, situação de tráfego em estradas, temperatura exterior e assim por diante.”

Por último, como é dirigir o novo híbrido?

“Realmente, é uma experiência relaxante, como dirigir qualquer outro caminhão Scania da Nova Geração. Este veículo que estará na IAA tem uma cabine da série L, que obviamente traz capacidades extras na condução em ambientes urbanos congestionados. Mas fora isso, poderia ser qualquer caminhão de distribuição desde que as funções inteligentes e de sustentabilidade sejam integradas. E, é de fácil manuseio, você nem notará o peso extra e o trem de força funciona perfeitamente.

E esse é o ponto, operar caminhões inovadores como o híbrido da Scania não deve ser mais complicado do que um caminhão “normal”. A Scania como fabricante e os nossos clientes em potencial tem uma curva de aprendizado para escalar nas próximas décadas. É por isso que a cada etapa comercial que os clientes esperam chegar, e pagam, e depois ganham dinheiro no transporte, deve ser uma realidade capaz de lidar com desafios viáveis e pertinentes ao dia a dia do setor.”

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