quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Abrafiltros debate o futuro dos veículos elétricos e da mobilidade no Brasil e no mundo

A indústria vai mudar mais nos próximos 5 anos do que mudou nos últimos 50 anos. Foi assim que Plinio Cabral Jr., Diretor de Engenharia Elétrica e Thermal da GM South America, iniciou a palestra “Mobilidade e as tendências dos veículos elétricos no Brasil e no mundo”, no dia 27 de setembro, na Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP.

A frase é de Mary T. Barra, CEO da General Motors Company, e os veículos elétricos são um dos fatores que impactarão o futuro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Os veículos elétricos estão vindo para ficar, estimulados pelas leis de emissões, agora, bastante rigorosas”, afirmou Cabral.

Atualmente, a China e os Estados Unidos são os países mais desenvolvidos quando se trata de veículos elétricos.

Durante a palestra, Cabral afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica no Brasil.

- Publicidade -

“Em curto prazo, no qual as previsões indicam uma frota de pouco mais de 14 mil veículos, o risco de desabastecimento é praticamente zero”, comentou.

Mas o País ainda precisa evoluir muito. Nos Estados Unidos são 48 mil pontos de recarga.

O Brasil conta apenas com 155 pontos de recarga. Há também a questão de conectores para recarga.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“São três tipos e o Brasil optou pelo mesmo que é utilizado na comunidade europeia”, disse o executivo, explicando que o ideal era ter apenas um conector universal para todos os países, já que não há como usar adaptadores devido à periculosidade.

A General Motors quer ser líder em processo de eletrificação e já divulgou que as vendas do elétrico Bolt deverão iniciar em 2019 no Brasil, tendo como base a visão da GM Global, que compreende três pontos – zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento.

O novo Bolt será equipado com motorização Powertrain, que desenvolve 203 cv (150kW), rotação máxima de 8.810 rpm e 148 km/h de velocidade máxima em 6,5 segundos (0-96 km/h) e contará com refrigeração líquida.

A bateria de íons de lítio de 60 kwh com 429 kg e 288 células, que faz parte do chassi, gerará autonomia média de 383 km, segundo Cabral.

As rodas dianteiras terão frenagem regenerativa, os pneus autovedantes e o veículo contará com 8 anos de garantia.

Há também vários itens para segurança ativa, entre eles, câmera 360º, aviso de mudança de faixa e de tráfego traseiro cruzado e alerta de colisão frontal.

Para completar a bateria do zero, num carregador público ou residencial de 240 volts, serão necessárias, pouco mais de 9 horas, comentou o executivo.

Em carregadores de alta velocidade – já disponíveis nos Estados Unidos – esse tempo é reduzido para três horas, sendo que com 1 hora de carga, a bateria chega a 80% de autonomia.

“Assim, é possível carregar o carro enquanto se almoça num restaurante com a família, em locais que venham a dispor desse dispositivo”, explica.

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “a eletrificação de veículos é não somente realidade, mas uma oportunidade de novos negócios, a partir da chegada de novos entrantes que passarão a interagir com as necessidades de mercado. Sempre nos adequamos e moldamos ao futuro que se apresenta e com a área de filtros, não será diferente. Todavia, é preciso estar preparado”.

A palestra fez parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018, que são encontros mensais para discussão de temas relacionados ao segmento de filtros e também ao contexto sócio econômico do Brasil e do mundo.

Em 25 de outubro, a Abrafiltros realizará a palestra “A importância da transformação digital nos ambientes de aprendizagem” e terá como palestrante o reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. Dr. José Carlos de Souza Jr.

Para inscrever-se, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br e trazer no dia do evento 1kg de alimento não perecível.

A arrecadação faz parte da campanha de doação de alimentos do dia das crianças.

Todo alimento arrecadado será doado para a aldeia indígena Krukutu.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil