A mobilidade elétrica deverá balizar o futuro da Volkswagen, que se prepara para uma grande ofensiva na área da mobilidade livre de emissões.
Mas, desde 2014, a marca já oferece aos seus clientes o e-Golf, versão movida exclusivamente a eletricidade de seu modelo mais vendido em todo o mundo.
Em sua segunda geração, o e-Golf está presente este ano no estande da Volkswagen do Salão do Automóvel de São Paulo.
Com grande aceitação no mercado europeu, a nova geração do e-Golf oferece maior autonomia, maior potência, novos detalhes de design e um interior digitalizado.
Começando pelo mais importante: a autonomia do carro com uma carga da bateria, medido segundo o New European Driving Cycle (NEDC), atinge 300 quilômetros, uma evolução de mais de 50% ante a autonomia anterior.
Dessa forma, o e-Golf já representa uma alternativa altamente prática e ecológica para quase todos os usuários urbanos de carros.
Na Alemanha, por exemplo, segundo um estudo do Ministério Alemão de Infraestrutura de Transporte, cerca de 80% de todos os motoristas rodam menos de 50 quilômetros por dia – o e-Golf é uma resposta perfeita para esse perfil de uso.
Mais potência-Um componente essencial do e-Golf é sua nova bateria de íons de lítio, cuja capacidade energética foi aumentada em 11,6 kWh, chegando em 35,8 kWh.
O modelo também ganhou muito em agilidade: o novo motor elétrico tem 100 kW (136 cv) de potência.
Como é característica dos veículos elétricos, o torque máximo – 290 Nm – é disponibilizado desde a partida, isto é, não depende do nível de rotação do motor.
Seu alto nível de agilidade é notável nas arrancadas: o e-Golf acelera até 80 km/h em apenas 6,9 segundos e, após 9,6 segundos, já alcança 100 km/h.
A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 150 km/h.
Apesar da maior potência e maior autonomia, a eficiência energética permaneceu constante, com 12,7 kWh/100 km.
Dicas de direção ecológica-Uma nova função de assistência – Eco driving tips – ajuda o motorista a economizar energia adotando um estilo de condução preditiva.
O sistema utiliza os dados preditivos sobre o caminho do sistema de navegação e os dados sobre a dinâmica longitudinal do veículo do controlador do motor.
O motorista recebe uma mensagem através do display multifuncional (MFD) para aliviar o acelerador assim que o e-Golf entra numa situação em que está andando suficientemente rápido, como logo antes de uma redução na velocidade máxima na estrada ou antes de uma curva fechada.
Além disso, o modelo conta com o sistema de regeneração da energia em frenagens, mandando a energia cinética (que seria desperdiçada) das rodas diretamente para a bateria.
Carga rápida com CCS-O tempo necessário para carregar a bateria do e-Golf depende da fonte de energia elétrica.
Com uma tomada normal de 230 V, com 2,3 kW de energia, são necessárias 17 horas para carregar a bateria em 100% de sua capacidade, enquanto numa estação de carga com 3,6 kW, o tempo é de 10 horas e 50 minutos.
Conectado a uma estação CCS (Combined Charging System), a 40 kW, o carro precisa de apenas 45 minutos para alcançar 80% de carga.
Discover Pro e Active Info Display.
O modelo elétrico do Golf se caracteriza, também, pela ampla gama de equipamentos de série.
Ele é equipado com o sistema de infotainment Discover Pro com tela de 9,2 polegadas, que inclui controle por gestos.
Além disso, o e-Golf traz instrumentos especiais para controle e monitoramento do sistema elétrico.
O e-Golf também é oferecido com o Active Info Display, painel de instrumentos configurável, totalmente digital.
Trabalhando em conjunto com o Discover Pro, o Active Info Display cria um novo mundo de mostradores e controles digitais.
O interior do e-Golf traz também assentos dianteiros especiais, acabamento em couro do volante multifuncional e da manopla da alavanca do câmbio, com costuras azuis e novos insertos decorativos exclusivos.