Reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade por meio da diminuição de gases poluentes, a Toyota é a empresa automotiva que fabrica os automóveis que menos emitem dióxido de carbono na atmosfera.
Segundo levantamento feito pela empresa de consultoria JATO, que atua na Europa, a marca foi uma das únicas que conseguiu reduzir os níveis de emissão média em 2017, alcançando uma queda de 2,7% em comparação com 2016 e atingindo 101,2 gramas.
O levantamento considerou 20 montadoras que atuam no continente europeu.
O resultado positivo está relacionado ao investimento e estratégia da fabricante em tecnologia híbrida, que teve início com o lançamento comercial do Prius em 1997.
Atualmente, a Toyota já comercializou mais de 10 milhões de veículos híbridos em todo o mundo.
Além disso, a Lexus, marca de luxo da Toyota, também vem contribuindo com este desempenho positivo, alcançando mais de um milhão de unidades híbridas comercializadas globalmente, grande parte delas na Europa.
Em 2019, o Brasil será o primeiro país a contar com um portfólio Lexus composto somente por veículos 100% híbridos.
Compromisso com o meio ambiente-Parte do compromisso da Toyota em investir em melhorias contínuas, sempre ressaltando a importância de cuidar do nosso planeta, foi a divulgação do Desafio Ambiental Global 2050.
A visão corporativa, anunciada pela matriz Toyota Motor Corporation, em 2015, compreende seis desafios de sustentabilidade.
Dentre eles, reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, gerando diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade.
O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO² até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da Toyota de todo o mundo.
Outras missões são a diminuição no consumo de água, incentivar a reciclagem e estabelecer uma sociedade que esteja em harmonia e preserve a natureza.
Tecnologia híbrida flex-Em março deste ano, a Toyota do Brasil anunciou o início de testes do primeiro protótipo de veículo híbrido do mundo equipado com motor de combustão interna flexfuel.
O trabalho objetiva extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.
Estudos preliminares realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO² gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro.