sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Fábrica da Goodyear em Americana completa 45 anos

A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus e prestes a completar 100 anos no Brasil em 2019, comemora no próximo dia 7 de dezembro os 45 anos de operação da fábrica da Goodyear em Americana (SP).

- Publicidade -

Inaugurada em 1973, a planta é uma das mais modernas instalações da Goodyear no mundo e se tornou referência no desenvolvimento econômico e social de Americana e região.

Alguns fatos marcaram a história da fábrica nestes 45 anos, tais como a inauguração em 2001 do Campo de Provas, considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo; o início em 2007 do programa Zero Envio de Resíduos para Aterro; o recebimento em 2011 do prêmio internacional Shingo Prize, que destaca as melhores empresas utilizando o conceito de manufatura de classe mundial; as certificações ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO TS 16949, e o reconhecimento em 2016 e em 2017 como uma das três Melhores Empresas para Trabalhar no ranking do instituto Great Place to Work.

- Publicidade -

Em 2018, a Goodyear foi vencedora na primeira edição do prêmio de fornecedores Supplier Awards do grupo Randon, na categoria Sustentabilidade com Foco no Processo, com a apresentação do projeto da Gestão de Recursos Hídricos da Goodyear, que permite a reutilização de 73% da água captada.

O volume de água proveniente dessa redução é suficiente para suprir a necessidade de 27.200 habitantes, tendo em vista o consumo humano médio de água por dia para cada habitante recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao longo dos últimos anos, a fábrica da Goodyear em Americana passou por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

- Publicidade -

Um exemplo é o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta.

A unidade também é reconhecida por seu processo de gestão participativa, baseado na construção de times de alta performance.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança