“No ano que comemoramos 20 anos de fabricação da Renault no Brasil temos vários motivos para comemorar. Atingimos o nosso recorde de participação no mercado brasileiro, com 8,7%, graças principalmente ao sucesso de Captur e Kwid. Lançamos o K-Commerce, a mais completa plataforma on-line para a compra de veículo. Inauguramos a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), a quarta fábrica do Complexo Ayrton Senna. Somos a oitava melhor empresa para trabalhar no país, segundo a Você S/A, a melhor posição alcançada, que ano a ano avança no ranking”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, líder do segmento de entrada com 67.316 unidades emplacadas em 2018, o que representa 3,2% de participação de mercado, e o Master, líder absoluto pelo quinto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 7.104 unidades emplacadas, o que representa 1,9% de market share no ano passado.
K-Commerce-O K-Commerce é mais completa plataforma on-line que agrega todas as etapas de aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes que desejam adquirir o Kwid, o SUV dos compactos.
Desde o seu lançamento, em janeiro, mais de 13 mil Kwid já foram vendidos por meio do K-Commerce.
Com uma área construída de 14 mil metros quadrados, a CIA tem capacidade produtiva anual de 250 mil blocos e 250 mil cabeçotes do motor 1.6 SCe.
Líder de elétricos no Brasil-A Renault, líder de em vendas de 100% carros elétricos no Brasil, com mais de 50% de participação de mercado, começou a vender em novembro o Zoe ao consumidor final – até então, o veículo era comercializado no país somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão.
O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, está à venda no Brasil na versão Intense por R$ 149.990.
Investindo cada vez mais no segmento de elétricos, a Renault assinou protocolo de intenções com a Itaipu Binacional para a criação de um centro de treinamento para manutenção de veículos elétricos.
A Renault foi a única empresa automotiva com um estande próprio no espaço New Mobility no Salão do Automóvel de São Paulo.
Marcas históricas em 20 anos de Brasil -Desde o início de sua produção no país, em 4 de dezembro de 1998, a Renault já fabricou mais de 3 milhões de veículos.
Outra marca no ano passado foi atingida com o Sandero, que chegou a um milhão de unidades produzidas no Complexo Ayrton Senna.
Em 2018, a Renault também comemorou a produção histórica de 4 milhões de motores – 30% desse total exportados.
Prêmios-Ao longo de 2018, a Renault conquistou uma série de prêmios institucionais e de produto:
- Kwid foi eleito o “Carro até R$ 38.000” no prêmio Melhor Compra da revista Quatro Rodas;
- Sandero R.S. 2.0 Racing Spirit foi eleito o “Esportivo até 350 cv” no prêmio Melhor Compra da revista Quatro Rodas;
- Sandero 1.0 2017 foi eleito o “Hatch até R$ 30.000” no prêmio Melhor Compra da revista Quatro Rodas;
- Logan Authentique 2017 foi eleito o “Sedã até R$ 35.000” no prêmio Melhor Compra da revista Quatro Rodas;
- Kwid recebeu o “Selo Seleção Motor1.com, na categoria carro até R$ 145 mil”, do site Motor 1;
- Master foi eleito o utilitário com o “Maior Valor de Revenda” e também venceu na categoria “Furgão de Carga” para o Master;
- Kwid foi eleito na categoria “Entrada” como o “Maior Valor de Revenda – Autos”;
- A plataforma on-line K-Commerce venceu como “Marca Digital” no prêmio Carro do Ano 2019 da revista Autoesporte e também na “Grand Prix” e categoria “Varejo” no prêmio Top de marketing da ADVB-PR;
- Sandero R.S. 2.0 venceu como o melhor carro de passeio acima de 2.0 no prêmio Carsughi L’Auto Preferita;
- Kwid venceu em quatro categorias no Ranking Folha-Mauá 2017: aceleração com etanol, consumo urbano com gasolina e consumo rodoviário com etanol e gasolina;
- Renault foi eleita a oitava melhor empresa para se trabalhar no “Guia Você S/A – As 150 melhores empresas para trabalhar”;
- Luiz Fernando Pedrucci foi eleito o “Presidente de Empresa do ano” no prêmio Personalidades Topview 2018;
- Projeto Casa da Costura, programa de desenvolvimento de renda da Associação Borda Viva apoiado pelo Instituto Renault, venceu o XII Prêmio AEA de Meio Ambiente e recebeu o reconhecimento como um dos empreendimentos mais sustentáveis e sociais segundo a The Green Organization Foundation, de Londres;
- O Renaullt Experience foi o vencedor do 11º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Economia.
Mapa Social da Borda do Campo-Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault completou o seu oitavo aniversário com a conclusão de um importante trabalho: o mapa social da região do bairro Borda do Campo, nos arredores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.
O Trânsito e Eu -Em 2019, o programa “O Trânsito e Eu”, do eixo Inclusão, inaugurou uma nova minicidade, promovendo educação para segurança no trânsito para crianças, em Arapongas, no Paraná.
Salão do Automóvel-O Instituto Renault esteve presente no salão do automóvel com três projetos: Renault Experience, Associação Borda Viva e o programa “O Trânsito e Eu”.