sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Há 48 anos, Goodyear desenvolvia pneus exclusivos para missão Apollo 14

No ano em que completa seu centenário no Brasil, a Goodyear recorda que em 31 de janeiro de 1971, uma nova empreitada espacial era iniciada com o objetivo de recomeçar as missões na Lua.

Tratava-se da missão Apollo 14, que completa hoje 47 anos, e estava equipada com pneus Goodyear XLT.

- Publicidade -

Denominado de Apollo 14 MET (Modularized Equipment Transporter), o módulo portátil possuía uma bancada científica, que contava com duas rodas, e coletava todo o material da superfície lunar.

Módulo Apollo 14 MET, que coletava material da lua (crédito: New Scientist)-Totalmente diferentes dos pneus tradicionais, os modelos especiais, concebidos após 10 anos de desenvolvimento, contam com características peculiares.

Veja algumas curiosidades sobre o desenvolvimento e a aplicação do pneu lunar:

- Publicidade -

Goodyear XLT, desenvolvido especialmente para a missão Apollo 14 (crédito: New Scientist)

1. Em vez de ar, os pneus Goodyear XLT eram inflados com nitrogênio, ao contrário de oxigênio, para minimizar o risco de incêndio na aeronave.

2. Para que estivessem na condição ideal para circularem na lua, os pneus eram primeiro inflados na Terra em uma câmara de vácuo.

- Publicidade -

Ao serem removidos, as câmaras de ar no interior do pneu sucumbiam à pressão atmosférica do nosso planeta.

Mas retornavam ao seu estado normal quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.

3. O pneu Goodyear XLT foi desenvolvido para transportar cargas de 60 libras lunares, o que equivalente a 360 libras na Terra.

Com essa carga, esses pneus de baixa pressão imprimiam uma pegada mais larga e mais plana que os ajudava a fluir suavemente sobre a superfície lunar, além de passar por pedras sem risco de perfuração.

4. Os pneus Goodyear XLT tinham 40,64 centímetros de altura e 10,16 centímetros de largura, mas pesavam – considerando o pneu e a câmara de ar – menos de 1,3 quilograma.

5. Para suportar um ambiente tão hostil quanto o da lua, os pneus lunares tinham que aguentar temperaturas que variavam entre -29,4 e mais de 121 graus Celsius.

A missão foi bem sucedida e houve tempo inclusive para Alan Shepard improvisar algumas jogadas de golfe, as primeiras realizadas fora do planeta Terra, usando um taco improvisado – conforme registrado no vídeo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn