quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Kässbohrer automatiza a produção de seu PistenBully com robô de pintura da Dürr

As niveladoras de neve Kässbohrer PistenBully são agora pintadas por um robô da Dürr.

- Publicidade -

Isso reduz pela metade a duração do processo de pintura, já que a aplicação feita por um robô é muito mais rápida do que a aplicação manual.

Para o fabricante líder internacional de veículos especializados em preparação de declives, automatizar o processo significa maior eficiência na produção e menor exposição dos trabalhadores a tintas e solventes.

- Publicidade -

Temperaturas abaixo do ponto de congelamento, cristais de gelo afiados, forte radiação UV: quando usado em pistas e trilhas de esqui cross-country, as superfícies da cabine do PistenBully estão sujeitas às condições mais extremas.

Para fornecer proteção contra as condições ambientais agressivas, são aplicados dois revestimentos de primer e o revestimento de base, o que é feito por um robô de pintura EcoRP L033 da Dürr, que reveste as estruturas de metal por fora e por dentro.

“O robô não precisa de mais do que uma hora para pintar uma cabine. Em comparação com a pintura anterior feita à mão, isso economiza tanto tempo que fomos capazes de aumentar significativamente nossa produção para 600 cabines por ano”, diz Uwe Thierer, Gerente de Planta da Kässbohrer Geländefahrzeug AG em Laupheim.

- Publicidade -

Além da velocidade, a qualidade uniforme e reproduzível do robô garante um alto ganho de eficiência no processo. As camadas de tinta são aplicadas em uma cabine de combinação.

Primeiro, o EcoRP L033 aplica duas camadas de primer como agente de ligação e proteção contra a corrosão, úmido sobre úmido, sem secagem entre as aplicações.

A tecnologia de alteração de cor e dosagem integrada no braço central do robô garante perdas mínimas de tinta ao alterar a cor, assim como curtos tempos de lavagem, com o mínimo de consumo de solvente.

Segue então o estágio intermediário de secagem antes do terceiro estágio de pintura, com o revestimento de base como aplicação de cor.

O escopo de entrega da Dürr inclui também a tecnologia de transportador skid com mesa giratória e função de inclinação.

Isso garante ajuste reproduzível da cabine e o correto posicionamento da cabine no processo de pintura.

O robô pinta totalmente a carroceria e, aplicando duas camadas de primer, cuida da proteção contra corrosão, o que acontece em um tanque no caso da pintura automotiva.

Cinco recipientes de pressão para cor principal, endurecedor e diluente são oferecidos para o fornecimento de tinta.

A automação da pintura aumenta a segurança ocupacional-A saúde é outro importante argumento a favor da automatização do processo de pintura.

Quando isso é feito à mão, os trabalhadores são expostos a vapores de tinta e de solvente.

Quando um robô é utilizado, essa incumbência é retirada dos trabalhadores.

Como parte do processo de automação, a Kässbohrer também mudou para pintura livre de cromato na fabricação do PistenBully.

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 250 funcionários.

Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo.

Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística, mas também outros setores industriais na América do Sul.

Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral.

Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação.

Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento.

O Grupo HOMAQ opera a fábrica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) e escritórios de vendas e assistência técnica, em São Paulo.

A filial da Durr, AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0.

Produtos, sistemas e serviços oferecidos pela Dürr permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores.

A Dürr possui em sua carteira de clientes setores da indústria automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e a indústria de madeira.

Em 2017, o Grupo gerou receitas de vendas de € 3,71 bilhões. Em Outubro 2018, a Dürr adquiriu a industria norte americana de tecnologia ambiental Babcock & Wilcox company, incorporando a marca MEGTEC and Universal brands.

A companhia possui 16.000 funcionarios e esta presente em 108 localidades, situadas em 32 países. O grupo atua mercado por meio de cinco divisões:

·         Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva

·         Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais

·         Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão e sistema de redução de ruídos

·         Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha, e máquinas de enchimento

·         Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança