Em tempos de SUVs roubando a cena no mercado brasileiro, quem poderia pensar em oferecer esportividade plena numa stationwagon? A Audi. A fabricante alemã acredita que ainda exista consumidor interessado nesse tipo de veículo, que busca esportividade e muita performance na condução para levar toda família.
O RS 4 Avant chega em sua quarta geração após ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.
O modelo vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4.
Tivemos a oportunidade de sentir toda dinâmica que o modelo oferece na pista durante evento de apresentação para imprensa especializada no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, São Paulo.
Os designers da montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO ao projetar o RS 4 Avant.
A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe.
Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.
Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.
“Assim como todos os modelos RS da Audi, que combinam um desempenho excelente a uma versatilidade máxima, o RS 4 Avant é o nosso ícone da linha RS e tem um histórico incomparável”, diz Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Mecânica Online – No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva.
O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).
O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos.
A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant.
Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
O consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.
Design interior com Audi Virtual Cockpit – O interior na cor preta destaca o caráter esportivo do RS 4 Avant e os assentos têm costura em padrão de colmeia.
O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque.
O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel.
O RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2.826mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros.
O apoio central de braço da frente, os suportes laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana.
Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados.
O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes, como a abertura e o fechamento elétrico com sistema hands-free, que responde ao movimento do pé.
Equipamentos de série – Para manter os olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o Head-up Display no RS 4 Avant.
O dispositivo projeta todas as informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo manual, o visor também sugere a mudança de marcha com o paddle shift (câmbio borboleta).
O sistema de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch presente no console central. O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos.
Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas.
O ar condicionado do novo Audi RS 4 Avant regula a temperatura e distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela.
Os passageiros no banco de trás usam uma unidade de controle colocada do console central traseiro para ajustar a temperatura.
O sistema de infotainment possui uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN.
A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto.
O sistema de som Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers. O novo Audi RS 4 Avant estará disponível por R$ 546.990 a partir deste mês.
O RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como oTraffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi.
Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade.
Com tanta tencologia e recursos, de vocação esportiva, que apresenta um cronômetro no head-up display e mostradores de torque e potência no quadro de instrumentos digital, foi no modo Dynamic, que descobrimos todo o potencial do modelo. Temos vídeo mostrando um pouco da nossa condução. As entregas já acontecem nesse mês de março com preços partindo de R$ 546.990. Só como comparativo, o modelo é R$ 122.000 mais caro que um Q7 V6.
Especificações técnicas
AUDI RS 4 AVANT
Motor: 2.9 turbo FSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/2.894 cm³
Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm
Torque máximo: 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
Tração: quattro
Transmissão: tiptronic, 8 velocidades
Peso: 1.715 kg
Comprimento: 4.781 mm
Largura: 1.866 mm
Altura: 1.404 mm
Distância entre-eixos: 2.826 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 505 l
Aceleração 0-100 km/h: 4,1s
Velocidade máxima: 280 km/h.