sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

A corrida para lançar caminhões autônomos

Stephan Romeder (*)

- Publicidade -

Os EUA e a Europa estão competindo para saber quem será o primeiro a lançar caminhões autônomos nas rodovias, sem motoristas.

Há uma grande expectativa para que isso aconteça porque estes caminhões são significativamente mais baratos, podem ser muito mais seguros e ajudar aos caminhoneiros a concluir suas rotas mais rapidamente.

Apesar desta competição acirrada, anúncios recentes colocam os EUA na liderança.

Um número menor de regulamentações, amplos espaços abertos e inovações domésticas para todas as construções necessárias proporcionam aos Estados Unidos uma clara vantagem.

- Publicidade -

Caminhões autônomos já estão nas rodovias-Houve anúncios na Europa sobre caminhões conectados e protótipos de caminhões autônomos, mas até o momento não houve aplicações comerciais.

Em dezembro de 2017, a Scania forneceu seu caminhão número 100.000 com conectividade ativada, o que permite que seus escritórios realizem diagnósticos remotos e orientem os motoristas a conduzir com mais segurança e com maior eficiência de combustível.

Em maio do mesmo ano, a Daimler anunciou o primeiro caminhão autoguiado oficialmente reconhecido no mundo, que deve estar em uso comercial dentro de uma década.

Em contraste, os caminhões sem motorista dos EUA já chegaram às estradas e fazendo entregas.

Nos últimos seis meses, caminhões autônomos construídos pela Embark transportam frigoríficos Frigidaire a 650 milhas de um depósito em El Paso, Texas, para um centro de distribuição em Palm Springs, Califórnia.

- Publicidade -

Um caminhão autônomo da Uber fez uma viagem de 180 quilômetros no Colorado para entregar 50 mil latas de cerveja.

A Waymo também anunciou que começaria a testar seus caminhões autônomos para entregar carga aos data centers de sua empresa-irmã, o Google, em Atlanta, na Geórgia.

As razões da liderança dos EUA nesta área-Uma razão pela qual os EUA têm uma vantagem inicial é que as rodovias abertas em grandes áreas são mais convenientes para testar protótipos.

Por sua vez, na Europa, a configuração para situações de testes em tempo real é difícil e requer uma série de isenções temporárias de vários governos.

A Volvo chegou a fazer demonstração em uma mina na Europa, em parte para evitar toda a burocracia.

A multinacional alemã fabricante de automóveis Daimler chegou a anunciar seus caminhões autônomos no estado de Nevada, nos EUA.

O primeiro acionamento autônomo de caminhões da Volvo foi testado nos EUA por meio de uma parceria com a Otto, empresa norte-americana de caminhões autônomos que opera no país.

Lucros maiores, menos regras-Há também o fato esmagador de tentar obter um retorno positivo sobre o investimento com os caminhões autônomos.

O custo para equipar cada caminhão destes pode chegar a US$ 25 mil e é necessário economizar muito em combustível, mão-de-obra e manutenção para justificar o investimento.

Grandes empresas de transporte por caminhão e fornecedores de logística em todos os EUA, como a Federal Express e a UPS, têm fortes incentivos para investir em tecnologias por causa das enormes oportunidades para a economia de custos.

Quando se trata de dores de cabeça regulamentares, estas são menores nos EUA, onde a Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Auto Estradas já definiu diretrizes para o setor e está em processo de criar regras para as rodovias do país.

A Otto acredita que o governo dos EUA exigirá essa tecnologia no futuro e demandará dos fabricantes de caminhões que a integrem em seus veículos.

A União Européia tem regras e regulamentos diferentes em cada país e, além disso, pode haver vários países na rota de um caminhão que não fazem parte da UE.

Mais desafios: segurança, topologia, comunicação…

Outro desafio no caminho é segurança quando os caminhões cruzam jurisdições legais e os criminosos querem colocar as mãos na carga ou usar os caminhões para transportar contrabando através das fronteiras.

As ruas estreitas e tortuosas da Europa podem ser difíceis de serem percorridas por caminhões, e até mesmo para carros de passageiros.

Imagine os desafios para os caminhões que não têm a opção de comunicação não verbal, incluindo piscar, buzinar e sinalização manual.

As startups baseadas nos EUA também podem fornecer inteligência artificial, redes neurais e supercomputadores que fornecem o poder de processamento para que os caminhões possam dirigir por conta própria.

Certas tecnologias precisam ser colocadas em prática para que elas possam “conversar” umas com as outras, o que é particularmente importante, dado que a maioria das empresas que trabalham com caminhões tem várias marcas e modelos diferentes de veículos.

Além disso, a comunicação é fundamental para os caminhões conectados que evoluíram para se tornarem “pelotões”, onde os veículos na parte de trás da formação são capazes de seguir automaticamente e de perto um carro líder.

O mesmo vale para a criptografia para proteger os dados contra adulterações.

A comunicação com os dados de negócios-Na tentativa de atender a todas às demandas de gerenciamento de dados, os gestores de frota começaram a adotar plataformas de integração mais avançadas e abrangentes que permitem o compartilhamento de informações entre motoristas, veículos e toda a rede logística.

Uma plataforma de integração também pode facilitar o gerenciamento de frota, permitindo que os dados sejam manuseados de maneira segura entre o sistema de gestão de frota e o ERP, além de fornecer escalabilidade elástica para administrar grandes volumes de dados.

O mercado de caminhões autônomo apresenta uma enorme oportunidade.

A entidade que irá liderar a inovação poderia ser determinada por algo tão simples quanto espaços abertos e procedimentos regulatórios simples, mas o consenso é que caminhões autônomos atingirão as rodovias em ambos os lados do Atlântico, embora possam aparecer em alguns lugares mais cedo do que em outros.

(*) Vice-presidente Global Business Development da Magic Software Enterprises.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais