De acordo com a empresa de auditoria e consultoria PwC, haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas até 2025.
“Cada vez mais as soluções conectadas e baseadas em processamento de dados permitirão que os processos e serviços sejam realizados com mais rapidez e eficiência, e esse cenário não será diferente no mercado de reposição”, destaca Delfim Calixto, presidente da divisão Automotive Aftermarket da Bosch América Latina.
O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo e, ao mesmo tempo, proporcionarão uma economia significativa de tempo.
“Queremos apoiar os nossos parceiros por meio de conceitos inovadores para manutenção de toda a frota, oferecendo soluções conectadas tanto para diagnósticos e reparação quanto para o dia a dia da oficina”, ressalta Calixto.
“E, no futuro, a realidade aumentada também será outro facilitador para os profissionais, especialmente no reparo de sistemas mais sofisticados”, completa o executivo.
Oficina conectada ao carro-Já pensou receber um aviso no painel do seu carro informando que está na hora de fazer a manutenção preventiva e com um toque de um botão o serviço é agendado na oficina mais próxima ou de sua confiança? Essa é uma das possibilidades da conectividade.
Isso será possível visto que as informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros (carro e oficina) e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.
O software Connected Repair, por exemplo, conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede.
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir o número da placa e/ou chassi no computador.
Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado.
Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a retrabalhos.
Outro diferencial do Bosch Connected Repair é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão.
Essa funcionalidade permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.
Serviço
14ª Automec
Data: de 23 a 27 de abril de 2019
Horário: terça a sexta das 13h às 21h e sábado das 9h às 17h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n
Endereço do estande Bosch: Rua E 130
Informações: www.automecfeira.com.br