Há 50 anos, o piloto austríaco Dieter Quester venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo a bordo do modelo BMW 2002 TI, equipado com propulsor M121.
Era o início da história de sucesso dos motores BMW Turbo Power.
Após meio século, a fabricante alemã anuncia o novo propulsor P48 para o modelo BMW M4 DTM, que disputará a temporada deste ano do Campeonato Alemão de Carros de Turismo DTM, a partir de maio.
Apesar das cinco décadas que separam os dois motores, ambos guardam semelhanças: quatro cilindros, dois litros de capacidade e turbo compressor.
Porém, pesando pouco mais da metade do M121 (apenas 85 quilos) e com eficiência superior a 50%, o novo P48 traz 600cv de potência (mais que o dobro do M121) e injeção direta de alta pressão.
Além disso, cárter e cabeça do cilindro são feitos em procedimento especial de fundição.
O P48 possui ainda um sofisticado sistema de cárter seco (o óleo necessário para lubrificação do motor é extraído imediatamente, sem perdas por respingos).
Outro destaque é o tanque de óleo, que é diretamente ligado ao motor.
O sistema de refrigeração também permite maior desempenho e eficiência.
Agregados, como o motor de arranque e o alternador, não estão mais diretamente ligados ao propulsor, e são montados no bloco de transmissão atrás do motor.
Materiais termoplásticos reforçados com fibra de carbono, por sua vez, substituíram a antiga construção soldada e fundida em alumínio.
Além disso, a borboleta agora é movida eletronicamente e não mais por uma haste mecânica do acelerador.
Em vez de cabos de ignição sem alojamento específico, os cabos elétricos da P48 estão alojados em um suporte de proteção em carbono.
Com o novo P48, a BMW está pronta para escrever os próximos capítulos de sua história de motores turbo.