A Honda lança a linha 2020 do HR-V, seu SUV de bastante sucesso no mercado nacional com mais equipamentos e itens de conforto e comodidade. A marca aproveita o momento e retorna ao mercado a versão Touring, com turbo na motorização e também no preço.
O modelo parte de R$ 94.400,00 com a versão LX. A EX é oferecida por R$ 101.700. Já o HR-V EXL chega nos R$ 111.900 e por último, a novidade da linha 2020, a versão Touring por R$ 139.900. Será que a novidade vale tudo isso?
Além da nova motorização na família de utilitários, o HR-V topo de linha traz como novidades teto solar panorâmico e o Honda Lane Watch (que ajuda o condutor em situações de mudança de faixa por meio de uma câmera instalada no retrovisor direito que amplia o campo de visão). Será que esses equipamentos valem a diferença de R$ 28.000 entre as versões?
De série, o HR-V Touring conta ainda com partida por botão, conjunto óptico dianteiro full LED, nova grade frontal com acabamento black piano, sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático e antena em formato barbatana. A traseira exibe um logotipo “Turbo” e a saída de escapamento tem duas saídas em inox.
O ar condicionado no Touring possui controle digital, mas só tem uma zona de distribuição, diferente do Volkswagen Tiguan, que possui três. Considerando ser a versão top de linha, sentimos falta do detector de fadiga, start-stop e monitoramento de pressão dos pneus.
É muito preço para pouco carro. A Honda tenta oferecer ao mercado um modelo atualizado, mas que peca na falta de itens de tecnologias que outros concorrentes oferecem. Sentimos falta, por exemplo, do piloto automático inteligente (ACC) e outros recursos que poderiam justificar toda essa diferença. A motorização roda unicamente com gasolina.
Para que você tenha ideia que o preço do Honda HR-V Touring realmente foi turbinado pelo motor, é possível comprar pagando menos modelos como o Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI, Toyota Prius, Jeep Renegade Trailhawk 4×4 diesel, Jeep Compass Longitude 2.0 flex AT6 e até mesmo o colega de casa, Civic Touring 1.5 turbo CVT. Por R$ 170.000 é possível comprar modelo híbrido da Lexus!
A versão Touring marca a estreia da motorização turbo com injeção direta no HR-V. O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão traz calibragem específica, utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Este propulsor é acoplado a transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring.
Para se adequar ao novo nível de desempenho, fruto do motor 1.5 Turbo, o HR-V Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo.
O HR-V traz, de série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
As versões EX, EXL e Touring trazem ainda ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais, e aletas para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL e Touring, oferece bancos revestidos em couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 7″ com navegador integrado, bem como espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.
Comercialização – O HR-V é oferecido em quatro versões, LX, EX e EXL, todas equipadas com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv e a renovada versão Touring, com o novo motor 1.5 Turbo, com 173 cv.
Em todas as variantes, o HR-V adota transmissão CVT – com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX, EXL e Touring.
O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.
Preços:
HR-V LX: R$ 94.400,00
HR-V EX: R$ 101.700,00
HR-V EXL: R$ 111.900,00
HR-V Touring: R$ 139.900,00.